Trabalhar nos Estados Unidos e viver o sonho americano é o desejo de muita gente. Porém, existem poucas possibilidades de trabalho para brasileiros que não têm cidadania ou green card. Não dá para simplesmente chegar lá e começar a entregar currículos, pois é preciso ter um visto adequado que te permita trabalhar legalmente e que garanta todos os seus direitos.

A boa notícia é que existem alguns programas de intercâmbio muito legais que oferecem oportunidades incríveis para quem quer ter essa experiência. Quer saber como? Veja a lista a seguir:

Como trabalhar nos Estados Unidos legalmente

Trabalhar na Disney

trabalhar na disney

Não poderia começar essa lista de uma forma diferente, pois eu já trabalhei na Disney e foi uma experiência incrível — além de ser uma das maiores empresas do mundo! Para quem busca um trabalho temporário e quer ter a oportunidade de colocar a Disney no currículo, pode aplicar para o programa de intercâmbio que chamamos de “ICP”.

É um programa apenas para estudantes universitários, que acontece uma vez por ano (nas férias de fim e começo de ano) e tem duração de 2 a 3 meses. Você pode trabalhar nos parques ou resorts em Orlando, nas lojas, restaurantes, atrações, etc. Para mais detalhes sobre os pré-requisitos, processo seletivo e opções de trabalho, leia o post com todas as informações para quem quer trabalhar na Disney.

Depois de ter feito o ICP, ainda existem duas possibilidades de voltar a trabalhar na Disney em Orlando. Há um segundo programa, chamado Park Greeter (PG), exclusivo para quem já fez o primeiro, no qual você vai trabalhar no verão americano por três meses (junho a agosto) representando o Brasil e ajudando os guests e grupos de excursão da América Latina.

Por fim, há a possibilidade de trabalhar lá por um ano, como Guest Relations. Esse último programa de intercâmbio tem diversos pré-requisitos e apenas quem já fez o ICP e o PG pode aplicar.

  • Investimento e benefícios: É preciso pagar uma taxa de aproximadamente 350 dólares, que vai cobrir sua primeira semana de moradia e alguns eventos que acontecem ao longo do programa, além de arcar com todas as despesas com passagens aéreas, visto, seguro, entre outras.
  • O benefício é o salário, que atualmente é de U$12 por hora trabalhada, além de entrada gratuita e ilimitada nos parques, descontos em lojas e restaurantes dentro e fora da Disney, etc.

Work and Travel

Outra possibilidade para universitários que querem trabalhar legalmente nos Estados Unidos, mas também em uma curta temporada, são os programas de Work and Travel. Com o auxílio de uma agência de intercâmbio você encontra uma vaga de trabalho por até 4 meses em qualquer canto dos EUA.

As vagas mais comuns são para trabalhar em restaurantes, hotéis e estações de ski, mas existem vários outros tipos de contratantes.

Também é preciso estar matriculado em um curso universitário por exigência do visto, e o programa acontece na época das férias, entre novembro e março (mas sua data de ida e volta é conversada diretamente com o contratante).

  • Investimento e benefícios: Este programa é um pouco mais caro porque, além de todas as despesas com passagens, visto, seguro, etc, você ainda precisa pagar uma taxa para que a agência te ajude a encontrar a vaga e providencie toda a documentação. Essa taxa pode custar até cerca de 2 mil dólares, dependendo da agência.
  • O benefício básico é o salário, que pode variar entre U$6 e U$12 por hora. Outros benefícios variam muito dependendo da empresa para a qual você vai trabalhar. Algumas oferecem acomodação gratuita ou com desconto, alimentação, descontos em seus produtos e serviços, etc.

Camp Counselor

trabalhar nos estados unidos camp counselor

Mais uma possibilidade de trabalho temporário nos Estados Unidos, mas com duas diferenças: NÃO é preciso ser um estudante universitário para fazer o Camp Counselor e esse programa acontece no meio do ano, entre maio e agosto. Ou seja, pode ser uma vantagem para quem não faz faculdade ou já se formou, e para quem não quer ou por qualquer motivo não pode viajar no fim/começo do ano.

O Camp Counselor é um programa de intercâmbio específico para quem quer trabalhar como monitor de acampamento nos Estados Unidos. As responsabilidades são cuidar das crianças durante dia e noite, além de ajudar nas atividades e, em alguns casos, ensinar alguma coisa (como música, pintura, esportes…).

Também tem um post sobre o Camp Counselor aqui no blog, contando um pouco da experiência de quem já fez esse intercâmbio.

  • Investimento e benefícios: o investimento para o Camp Counselor é de aproximadamente U$800 de taxas pagas para a agência, além das despesas de passagens, visto, etc.
  • Os benefícios são uma ajuda de custo paga no fim do programa, de aproximadamente U$1.800, além de acomodação e alimentação gratuitas, dentro do acampamento.

Au Pair

Por fim, uma opção para quem quer trabalhar nos EUA por um período maior. O Au Pair é um programa de intercâmbio que tem entre 1 e 2 anos de duração, no qual você vai trabalhar como babá para uma família americana.

Você vai viver na casa da família e cuidar das “crianças”, que podem ter de 0 a 17 anos. As responsabilidades do dia a dia são definidas de acordo com a necessidade de cada família, mas geralmente estão relacionadas a brincar, dar comida, dar banho, levar na escola, etc.

A grande vantagem desse intercâmbio é que ele é o mais barato da lista e ainda te dá a possibilidade de viver nos Estados Unidos legalmente por um período longo. Além disso, enquanto os outros programas exigem inglês avançado, o Au Pair exige apenas inglês intermediário.

  • Investimento e benefícios: as agências cobram cerca de U$600 por esse programa. Além disso, você precisa pagar as despesas com o visto.
  • Entre os benefícios estão a passagem de ida (e a de volta, se você completar 12 meses de programa); U$195 de salário semanal; bolsa de estudos de U$500, acomodação e alimentação gratuitas na casa da família; seguro saúde.

Estas são algumas maneiras de se trabalhar nos Estados Unidos legalmente, com opções para todos os bolsos e gostos. Lembrando que, por mais divertidos que alguns deles podem parecer, são todos trabalhos e podem ser bem difíceis e pesados, tá? Mas são experiências muito enriquecedoras tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Na minha opinião, se você tiver a oportunidade e puder investir, vale muito a pena! Para saber um pouco mais sobre a rotina de trabalho nos EUA, leia sobre minha experiência trabalhando na Disney.


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

Escreva um comentário