O inverno no Chile é a época de alta temporada no país, e não é para menos. Milhares de brasileiros viajam em busca de ver a neve em Santiago e da possibilidade de esquiar sem precisar ir para muito longe. Isso sem falar em todos os outros atrativos que a capital oferece, claro! Para quem quer curtir a neve, existem dois locais muito famosos pertinho de Santiago: Valle Nevado e Farellones, uma estação de esqui e um parque que têm propostas bem diferentes.

Nós visitamos Santiago no verão, então não fizemos esse passeio. Mas convidamos o Rodrigo, que trabalha e já fez o passeio com a Destino Chile — empresa parceira do blog, com a qual fomos para o Cajón del Maipo e sempre indicamos para vocês — para contar para a gente como o passeio funciona. Veja só:

Como é o passeio em Valle Nevado e Farellones

Assim como no passeio para o Cajón del Maipo, neste passeio o guia da Destino Chile busca todos no hotel de manhã e deixa todos de volta no fim do dia. Eles passam pelos bairros Centro, Providencia e Las Condes, nessa ordem, entre 6h15 e 7h da manhã.

Eles recomendam não tomar café da manhã ou tomar um café bem leve, já que, além da altitude, o caminho tem mais de 60 curvas e isso pode causar algum enjoo.

Pelo mesmo motivo, é recomendado fazer o trajeto com um motorista experiente, que conheça a estrada e que esteja acostumado com a altitude, para evitar qualquer problema. As vans da Destino Chile são novinhas e muito bem cuidadas, com capacidade para 16 a 20 passageiros. Além disso, como a empresa é focada em brasileiros, praticamente todos os motoristas falam português.

Aluguel de roupas de neve e café da manhã

A Destino Chile, costumava levar seus passageiros a uma loja exclusiva para alugar roupas de neve, mas pela falta de estrutura dos locais, hoje eles não fazem mais isso. O recomendado é já levar sua roupa ou alugar no destino (Farellones ou Valle Nevado).

A primeira parada do passeio agora é uma cafeteria, mas ainda não é indicado tomar um café muito pesado, pois há um bom caminho até o destino final. O indicado é comprar alguma coisinha para comer ao longo do dia, caso você não tenha levado nenhum lanche.

O guia vai durante todo o caminho dando informações interessante sobre o país, a neve, os animais e outras curiosidades sobre o inverno chileno.

destino-chile

Farellones

A próxima parada é em Farellones — que é um parque, e não uma estação de esqui. É possível esquiar, mas os atrativos principais são as “brincadeiras” na neve. Tem o tubing (que é uma bóia para descer na neve), o “skibunda”, bikes específicas para a neve, tirolesa, teleférico e outras atrações.

A entrada em Farellones custa cerca de 20 mil pesos e você tem acesso a todas as atrações do parque, exceto as aulas de esqui. Se quiser fazer aula, paga-se uma taxa extra e também é necessário alugar os equipamentos para esquiar. O parque atende iniciantes e pessoas de nível intermediário, mas não é muito indicado para quem já sabe esquiar em um nível avançado.

A chegada em Farellones acontece por volta de 10h30 e o retorno para Santiago é aproximadamente 16h. Saindo do parque a van para novamente na loja de aluguel de roupas para devolver o que cada um pegou e depois segue para Santiago, deixando todos os passageiros em seus respectivos hotéis — desde que esteja nos bairros já citados.

Valle Nevado

valle-nevado
(Foto: divulgação Valle Nevado)

Chegando em Farellones, o motorista da van dá a opção: quem quiser ficar no parque desce ali e quem quiser ir para o Valle Nevado fica na van para seguir até o último destino.

Quem opta por ir até o Valle Nevado segue por mais uns 40 minutos, que é o tempo da viagem saindo de Farellones. “Nesse passeio, não é possível esquiar e a ida até lá é apenas para visitar a estação de esqui, já que a parada varia entre 1h e 1h30. A vista é linda, pois o Valle Nevado está no topo de uma montanha.”

Depois de passar um tempinho na estação de ski, curtindo a beleza do lugar, o grupo que foi até o Valle Nevado volta com o guia para Farellones e tem a oportunidade de conhecer o parque e aproveitar suas atrações por algumas horas.

Ski day no Valle Nevado

Caso seu objetivo seja ir ao Valle Nevado para esquiar, e não apenas admirar a vista, você pode optar pelo “Ski Day”, passeio que também é oferecido pela Destino Chile. Nesse passeio a van segue direto da loja de aluguel de roupas para o Valle Nevado e é possível passar o dia inteiro por lá, já que o retorno para Santiago acontece apenas às 18h30. Isso significa que você terá pelo menos 8 horas para curtir a estação de esqui e toda sua estrutura.

O Valle Nevado também oferece aulas de Ski para adultos e crianças a partir dos 4 anos. As aulas podem ser em grupos ou particulares, com diversas opções de horários, duração e preços.

O Valle Nevado possui uma infraestrutura que atende desde os iniciantes até os esquiadores de nível avançado. Também é possível praticar snowboard.

Com certeza há muito o que aproveitar no inverno no Chile! Valle Nevado e Farellones são excelentes locais para ver a neve em Santiago, e não é atoa que estão entre as atrações mais populares da região. E lembre-se da importância de realizar seus passeios com uma agência especializada e com profissionais experientes. Nós indicamos a Destino Chile pois já fizemos um passeio com eles para o Cajón del Maipo e a experiência não poderia ter sido melhor!

Se gostou dessas dicas, que tal compartilhar esse post nas redes sociais e marcar suas companhias de viagem, para que elas também conheçam um pouco mais do Valle Nevado e de Farellones?

  • Este NÃO é um post patrocinado, mas possui links afiliados (nós ganhamos uma pequena comissão para manter o nosso trabalho e você não paga nada a mais por isso!)

Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

3 Comentários

  1. Neve no Chile é uma experiência inesquecível ! Valle Nevado é uma das minhas melhores memórias de viagem, que saudade desse lugar e do inverno! <3 Só não fui em Farellones ainda, acredita?

    • Débora Resende Responder

      Acredito! hahaha eu sou louca para conhecer tanto o Valle Nevado quanto Farellones!

  2. Angela C S Anna Responder

    considero farellones umda das melhores opções pra curtir a neve ! fica relativamente fácil e barato e ainda conhece Santiago q é linda

Escreva um comentário