Minas Gerais é um dos maiores estados do Brasil! Famoso pela culinária, pelas cidades históricas e pelo ecoturismo, o estado tem muito a oferecer a quem planeja conhecê-lo. Muita gente sonha em conhecer o melhor do turismo em Minas Gerais, mas pode ser difícil escolher quais cidades colocar no roteiro, já que existe uma infinidade de boas opções.

Cada cidade possui suas próprias características, e há destinos para quem curte cidade grande, cidade pequena, cidade histórica, cachoeira, natureza… O que não falta é comida gostosa, pessoas receptivas, história e cultura por aqui. Se você quer conhecer um pouquinho de tudo o que Minas tem de melhor, sugiro que conheça as cidades a seguir:

Turismo em Minas Gerais: 7 cidades imperdíveis no estado

1. Belo Horizonte

turismo em minas gerais

Que tal começar sua viagem por Minas Gerais na capital, Belo Horizonte? Caminhe pela orla da lagoa da Pampulha, visite os cartões postais e as obras arquitetônicas da cidade, experimente as comidas mineiras no Mercado Central… BH é uma cidade linda e com bastante coisa legal para fazer. Apesar disso, é possível conhecer suas principais atrações em dois dias, como eu contei no post sobre o que fazer em Belo Horizonte.

Comer muito é obrigatório e curtir pelo menos um barzinho na cidade também, afinal, não é atoa que BH é conhecida como a “capital dos botecos” — são cerca de 28 bares por km².

Um ponto super positivo de Belo Horizonte é que a cidade está perto de vários outros destinos famosos pelo turismo em Minas Gerais. Você pode programar bate-voltas para conhecer outros locais, como o Inhotim e Macacos, por exemplo, ou mesmo reservar alguns dias da viagem para curtir cada cidade com mais calma.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM BELO HORIZONTE

2. Brumadinho

turismo em minas gerais

Brumadinho é uma cidade que ficou bem conhecida por causa do Inhotim, um parque/museu maravilhoso, cheio de obras muito interessantes e mundialmente famoso. Mas há muito o que fazer em Brumadinho além do Inhotim, e eu só descobri isso durante uma press trip que fiz para lá no começo do ano.

Cachoeira, Ioga com uma vista maravilhosa das montanhas, Pub Crawl, visita a uma comunidade quilombola e até workshop de pão de queijo estavam na nossa programação. Além disso, existem diversas outras opções interessantes de turismo nessa região.

A maioria das pessoas faz somente um bate-volta para conhecer o Inhotim, mas eu acho que vale muito a pena passar pelo menos 3 dias em Brumadinho para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM BRUMADINHO

3. Macacos

turismo em minas gerais

Macacos é um “arraial” que pertence a Nova Lima e fica muito pertinho de BH. É um lugar muito pequenininho, mas perfeito para passar um fim de semana ou feriado bem relaxante. A “cidade” em si não tem muita coisa além de alguns restaurantes e uma igreja, mas por lá é possível passear de quadriciclo, visitar cachoeiras e comer super bem!

Se você procura um lugar tranquilo e ama ficar rodeado pela natureza, Macacos merece muito estar no seu roteiro de turismo em Minas Gerais!

4. Ouro Preto

turismo em minas gerais

Minas Gerais é famosa por suas cidades históricas, e Ouro Preto é uma das mais conhecidas e importantes do estado.  É um local muito bonito e com muitas atrações para visitar, sendo possível conhecer tudo em um ou dois dias. Ali bem perto está a cidade de Mariana, também histórica e vale uma visita mesmo que seja de um dia.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM OURO PRETO

5. Serra do Cipó

turismo em minas gerais

Para quem ama natureza, cachoeiras e ecoturismo, a Serra do Cipó é um destino perfeito para turismo em Minas Gerais. A cidade em si é bem pequenininha e só tem movimento aos fins de semana e feriados, mas o Parque Nacional da Serra do Cipó possui dezenas de cachoeiras, várias trilhas e muita coisa legal para fazer.

No blog Viciada em Viajar você pode encontrar mais dicas sobre as Cachoeiras na Serra do Cipó!

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM NA SERRA DO CIPÓ

DICAS BÔNUS: quer visitar outras cidades com excelentes cachoeiras? Uma das opções é a mística São Tomé das Letras, e você pode ler mais sobre o destino no blog Conheci e Curti; Outra cidade famosa pelas quedas d’águas é Carrancas, e o blog Viajando na Janela tem ótimas dicas!

6. Lapinha da Serra

turismo em minas gerais

Lapinha da Serra lembra um pouco a Serra do Cipó e as duas estão bem perto uma da outra. Lapinha também é cheia de cachoeiras, trilhas e é um lugar muito gostoso para quem curte estar perto da natureza. Se você quer curtir as atividades de ecoturismo, recomendo que marque a viagem para as épocas quente do ano, já que no inverno é bem frio por lá.

7. Governador Valadares

Governador Valadares é uma cidade bem bonita (e bem quente!!) onde está localizado um dos lugares mais lindos que já visitei, o Pico da Ibituruna. É uma montanha altíssima, com uma vista maravilhosa e muitas atrações, inclusive o voo livre. É possível, inclusive, se hospedar no Pico e o clima lá no alto é uma delícia. Governador Valadares é uma cidade bem interessante, com vários barzinhos e alguns pontos turísticos bem legais.

ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM GOVERNADOR VALADARES

8. Congonhas

santuario congonhas

Congonhas é uma cidade cheia de importância histórica e artística, com um centrinho lindo e fácil de conhecer em um único dia. Se você gosta de igrejas, obras de arte, museus construções antigas ou se admira artistas como Aleijadinho, com certeza Congonhas é um destino que vai te conquistar.

9. Tiradentes

o que fazer em tiradentes

Tiradentes é uma cidade tão famosa que nem precisa falar muito sobre ela, né? Cheia de atrações turísticas como igrejas, museus e monumentos, muitas atrações gastronômicas e restaurantes incríveis e muitas possibilidades de mergulhar na história do Brasil. Isso sem falar nos festivais que acontecem ali e atraem pessoas de todo o país e do mundo inteiro. Essa é, com certeza, uma das minhas cidades mineiras favoritas!

10. São João del Rey

Decidiu conhecer Tiradentes? Que tal pegar a Maria Fumaça até sua vizinha São João del Rey? Uma cidade histórica que está crescendo muito e respirando novos ares graças à sua universidade. O centro histórico é tão pequenininho que você consegue conhecer o básico em pouquíssimas horas. Claro que quanto mais tempo tiver, melhor! Assim você consegue ver as igrejas com calma, sentar em um café e parar para observar o ritmo tão peculiar dessa cidade!

11. São Thomé das Letras

sao thome das letras

Pensa em uma cidade cheia de boas energias e de pessoas de bem com a vida, que fazem com que você se sinta em casa, que aplaudem o pôr do sol e que acreditam em duendes, fadas, bruxas, magia… São Thomé das Letras é assim, uma cidade deliciosa, com muitas atrações legais e um monte de gente incrível! Você pode curtir uma cachoeira, se aventurar pelas grutas, admirar paisagens belíssimas e, claro, comer muito bem!

Aproveite para levar para casa várias pedras energéticas, amuletos da sorte, duendes e outras mil lembrancinhas que têm tudo a ver com São Thomé!

12. Monte Verde

turismo mg monte verde

Sei que muita gente sonha em conhecer Monte Verde, curtir seu clima romântico, seus vários restaurantes e atrações que essa cidade tão charmosa oferece! É um destino incrível para um fim de semana em casal ou em família, e há passeios para todos os gostos. Para quem gosta de comer bem, de aventura, de compras, de boas pousadas, de relaxar… Ah, e se for no inverno é preciso gostar de um friozinho também, viu?

Minas Gerais é um estado maravilhoso e com cidades bem diferentes umas das outras, mas todas com atrações muito legais. Fazer turismo em Minas Gerais é uma delícia, mas é preciso ter tempo se quiser conhecer tudo o que o estado tem de melhor. Aqui citei apenas algumas das cidades que eu conheço e que mais gosto, mas há uma infinidade de outros destinos para se conhecer. Falando nisso, quero saber: qual sua cidade preferida em Minas? Deixe um comentário e me conta =)


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

Escreva um comentário