fbpx

Colonia del Sacramento é a capital do departamento (estado) de Colonia, no Uruguai. É uma cidade histórica, fundada em 1680 e que até hoje mantém suas características originais. Por muitos anos, a cidade foi motivo de disputa entre Portugal e Colonia, e isso refletiu muito na arquitetura e em outros elementos que podem ser observados em uma caminhada.

Caminhar por ali é quase como uma viagem no tempo! Suas ruas de pedra, sua arquitetura e sua tranquilidade (mesmo cheia de turistas) faz com que a cidade encante qualquer pessoa!

Quer visitar Colonia del Sacramento? Então aproveite todas as dicas a seguir:

Colonia del Sacramento: dicas para se planejar

Como chegar em Colonia del Sacramento?

Existem duas cidades principais de onde os turistas saem para chegar a Colonia del Sacramento: Montevideo e Buenos Aires. As opções de transporte são bem práticas e eficientes!

Para chegar em Colonia del Sacramento saindo de Montevideo, você pode alugar um carro e fazer o trajeto dirigindo ou fazê-lo de ônibus. A segunda opção é a minha preferida, já que é bem mais prático e até mais barato dependendo do número de pessoas. Você pode comprar a passagem de ônibus na rodoviária de Montevideo, pouco antes do horário da viagem (que podem ser consultados no site da empresa). Nós fomos para Colonia com a empresa COT e a passagem não custou muito mais que 40 reais.

Para chegar em Colonia del Sacramento saindo de Buenos Aires, é preciso pegar uma balsa que faz o trajeto em cerca de uma hora. Existem três opções de empresa: BuqueBus, Seacat e Colonia Express. A última opção é a mais barata, mas muita gente diz que é comum ter viagens atrasadas ou canceladas. Nós fomos de Buquebus porque estava mais barata que a Seacat, apesar de isso ser bastante raro. O valor da passagem varia bastante, mas é possível encontrar por cerca de 100 reais.

Colonia del Sacramento

Quanto tempo ficar em Colonia del Sacramento?

Colonia del Sacramento é uma cidade muito pequena e é muito tranquilo conhecê-la em apenas um dia. Por isso, a grande maioria das pessoas vai até lá apenas para um bate-volta e não chega nem a passar uma noite na cidade. Eu quis passar a noite e recomendo muito! Ver o pôr do sol e curtir o clima de Colonia durante a noite é muito gostoso e tranquilo.

Então, minha sugestão é chegar lá em um dia bem cedinho e ir embora no outro de manhã, ou chegar em um dia no fim da tarde e ir embora no fim da tarde seguinte. Mais do que isso já pode ficar um pouco entediante, rs.

Colonia del Sacramento

Onde ficar em Colonia del Sacramento?

Se for passar uma noite na cidade, a dica é ficar no Centro, assim você vai estar perto de tudo e consegue conhecer todos os pontos turísticos andando. Nós não precisamos de transporte em momento nenhum, nem para sair da rodoviária, nem para ir até o porto.

Nós ficamos no Celestino Hostel B&B, um dos mais baratos da cidade, mas não recomendo muito no verão. A localização é ótima, o atendimento também e tem até café da manhã, mas o quarto que ficamos (quarto duplo) era super quente e abafado mesmo com ventilador e janela aberta. Mas em épocas mais frias eu recomendo bastante!

Outras opções bem econômicas e com ótimas avaliações são o Omas Haus Posada & Hostel e também o Toca Madera Hostel. Ambos possuem quartos compartilhados e privativos. Um hostel bem famoso em todo o Uruguai, que é um pouquinho mais caro mas ainda assim bem econômico é o El Viajero.

Algumas opções com um pouco mais de conforto e preços intermediários, além de ótimas avaliações e excelente localização são: Hotel Perla del Plata, Hotel Esperanza & Artemisa Spa, Posada del Virrey e Don Antonio Posada. Todos eles oferecem café da manhã e quartos privativos.

Para viagens especiais ou para quem busca muito conforto e pode pagar um pouco mais pela experiência, em Colonia del Sacramento existem algumas opções de hospedagem mais luxuosas. Por exemplo, o Charco Hotel, que além de lindo fica pertinho da praia e tem um restaurante com vista para o pôr do sol. A Posada Plaza Mayor tem uma pegada mais rústica e parece bem aconchegante!

Onde comer em Colonia del Sacramento?

Chegamos lá sem ideia nenhuma de onde comer em Colonia del Sacramento, e fomos buscando recomendações no TripAdvisor e em blogs. Tiveram dois lugares que gostamos muito e que vale muito a pena conhecer. Se pagar a conta dos restaurantes com um cartão de crédito internacional, você recebe 9% de desconto (mas tem que pagar 6,38% de iof, o que faz com que o desconto seja de pouco menos de 3%).

Bocadesanto

Um dos melhores hambúrgueres que já comi na vida (e olha que já comi muitos hahah)! Não é muito barato e nem muito grande, mas valeu a pena demais. O hambúrguer vem acompanhado de molhos e batatas rústicas, que também são deliciosas. Além disso, tomei um suco bem gostoso e meu namorado experimentou umas cervejas diferentes.

Endereço: Passeo de San Miguel, 81 (Em frente a Puerta de la Ciudadela)

La Bodeguita

Esse restaurante é bem concorrido na hora do pôr do sol, já que ele tem uma área externa com uma vista linda. Nós fomos durante a noite e sentamos lá dentro mesmo, e o ambiente é bem agradável. Um ponto positivo é que a variedade de pratos é bem grande, com pizzas, massas, carnes, saladas, sanduíches e mais. Pedimos um macarrão, uma pizza (individual) e tomamos um vinho. Estava tudo muito gostoso e o atendimento também foi ótimo!

Endereço: Calle del Comercio, 167.

O que fazer em Colonia del Sacramento

Como eu disse, Colonia del Sacramento é uma cidade bem pequenininha e em poucas horas é possível conhecê-la. Praticamente todas as atrações turísticas ficam no centro histórico, que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Além disso, caminhar um pouquinho pela cidade também é uma “atração” bem legal.

Aqui vou citar apenas os principais pontos turísticos da cidade, que foram os que conheci. Depois descobri que existem diversos museus por lá, e vale a pena pesquisar se você curtir esse tipo de passeio.

Antes de ler sobre os locais, que tal assistir o vlog que gravei por lá? Tá bem curtinho, são menos de 4 minutos, mas foi feito com muito carinho!

Calle de los Suspiros

Colonia del Sacramento

Vamos começar pelo local mais famoso da cidade? A Calle de los Suspiros é a rua mais antiga de Colonia del Sacramento e ficou famosa por causa das lendas envolvendo seu nome. Há quem diga que os casais apaixonados passavam por ali suspirando quando estavam juntos, outros dizem que era onde passavam os escravos condenados à morte e o último suspiro era dado nessa rua. Outra lenda é de que ali existiam casas de prostituição e que os rapazes saiam de lá suspirando pelas moças.

Independente de qual lenda você prefira acreditar, vale muito a pena passar pela Calle de los Suspiros, tirar algumas fotos e, se gostar, visitar a galeria de arte que fica em uma casinha super antiga nessa rua.

Farol de Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento

O Farol de Colonia del Sacramento é uma atração bem legal e te dá uma vista maravilhosa da cidade lá do alto. É preciso pagar 25 pesos uruguaios para subir, e não aceita cartão. Para chegar lá no alto é preciso subir vários degraus de uma escada em espiral e super apertadinha que só passa uma pessoa por vez. Infelizmente não é acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e eu diria que nem para claustrofóbicos.

Puerta de la Ciudadela

Colonia del Sacramento

A Puerta de la Ciudadela ou Puerta de Campo era literalmente a porta da cidade, que na época colonial era cercada por um muro como forma de proteção. Ela existe desde 1745 e já foi restaurada várias vezes, mas segue o estilo original. A atração ali é fazer fotos do local, que é bem bonito.

ENCONTRE O SEGURO COM MELHOR PREÇO E VIAJE COM SEGURANÇA!camp counselor

Basílica do Santíssimo Sacramento

Colonia del Sacramento

Essa é a igreja mais antiga do Uruguai, do ano 1680. Ela é bem simples, mas bem bonita por dentro e por fora e vale uma visita!

Pôr do sol

Colonia del Sacramento

É possível assistir ao pôr do sol em vários lugares da cidade. Eu não dei muita sorte porque as nuvens acabaram tampando meu pôr do sol, mas mesmo assim foi um momento lindíssimo! Não se esqueça de conferir que horas o sol se põe na época de sua viagem, pois isso varia muito de acordo com a estação do ano.

Colonia del Sacramento é uma cidade encantadora e que deixa saudades em qualquer pessoa. Vale muito a pena visitá-la se estiver indo para o Uruguai ou para Buenos Aires, pode ter certeza! Se gostou das dicas, deixe um comentário e me diga quais foram suas primeiras impressões da cidade =)


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

Escreva um comentário