Florianópolis é um dos destinos mais desejados entre a maioria dos brasileiros. A ilha é linda, tem muitas praias, opções de passeios, centro histórico e está perto de outras cidades e atrações incríveis. É um local super badalado no verão e que conquista até o coração dos gringos. Vale muito a pena fazer turismo em Florianópolis pelo menos uma vez na vida, mas aposto que você vai querer voltar várias e várias vezes!

Se já está se planejando para conhecer a ilha da magia, tenho certeza que as dicas deste post serão muito úteis para você. Veja só:

Qual a melhor época para turismo em Florianópolis?

Verão

Quando se pensa em Florianópolis, acredito que a maioria das pessoas imediatamente associe ao verão. Não é para menos, já que essa é a melhor época para curtir as praias, além de ser alta temporada e época em que a cidade está mais movimentada e badalada. Então, sim, vale muito a pena viajar para Florianópolis entre dezembro e fevereiro e aproveitar o melhor que a ilha tem a oferecer.

Porém, o verão também tem suas desvantagens. O calor é absurdo, a cidade é muito abafada e mesmo assim chove bastante! Nós ficamos 7 dias por lá em janeiro, mas só conseguimos aproveitar 4, porque nos últimos três dias choveu demais. A cidade até chegou a entrar em estado de alerta por causa da chuva. Então é preciso colocar tudo isso na balança.

turismo em florianópolis

Inverno

Os meses frios do ano são meses de baixa temporada para o turismo em Florianópolis. No inverno a cidade praticamente não tem turistas, o que faz com que os preços fiquem mais baixos. Isso pode atrair algumas pessoas, que vão em busca de economia e um pouco de sossego. Mas é uma época bem fria, praticamente impossível de curtir alguma praia.

Florianópolis no inverno pode ter temperaturas próximas de zero grau. Mas se você quer apenas conhecer a cidade e gosta desse clima mais frio, pode ser uma boa opção viajar nessa época do ano.

Quantos dias ficar em Florianópolis?

Acho essa pergunta muito difícil de responder! Depende muito da época que você vai, dos seus interesses, dos lugares que quer conhecer e até mesmo do tempo que tem disponível. Se o objetivo principal é conhecer as praias, acho que uma semana é o tempo mínimo (e torça para não chover!).

Se puder ficar dez ou quinze dias, melhor ainda. Sinceramente, acho que Florianópolis tem praias para conhecer por pelo menos um mês. Se vai na baixa temporada ou quer apenas conhecer a cidade, acredito que uns três ou quatro dias sejam suficientes.

Minha sugestão é que pesquise bastante sobre as praias e outros atrativos da cidade, defina os locais que quer visitar e calcule quantos dias serão necessários para conhecê-los.

Onde ficar em Florianópolis?

Como a ilha é muito grande, comprida e rodeada de praias, é impossível ficar perto de todos os atrativos turísticos. Por isso, você precisa escolher uma região como base, que tenha mais a ver com seu perfil. Há bairros mais badalados, outros mais tranquilos, alguns cheios de gringos, outros de mais fácil acesso…

Centro

Se você for em baixa temporada, especialmente em épocas frias, o centro da cidade é a melhor opção. É um local bem mais prático de se locomover para qualquer canto da ilha, e é ali onde estão a maioria das atrações para quem não vai curtir a praia. Há o centro histórico, shoppings, etc. Outra vantagem do centro é que a hospedagem por ali costuma ser bem mais barata do que as praias!

$ Para quem busca opções econômicas nessa região, há o Eco Box Hostel, que possui excelente avaliação no Booking e está super perto da rodoviária e do Mercado Público, umas das principais atrações do centro de Florianópolis. Há opções privativas e compartilhadas.

$$ Quer economizar, mas busca um pouco mais de conforto e privacidade? Uma excelente opção é o Ibis Florianópolis, que tem um preço muito bom! Outra opção muito bem avaliada e com um preço legal no centro é o Hotel Porto da Ilha. Pagando um pouquinho mais, você pode ficar no Intercity Florianópolis, lindo e muito bem localizado.

$$$ Se você não se importa em pagar um pouco a mais para ficar em excelentes hotéis, há duas sugestões 5 estrelas no Booking que nem tem preços tão altos por tudo que oferecem. Uma delas é o Novotel Florianópolis, que tem quartos com vista para o mar! A outra é o Majestic Palace Hotel, lindíssimo!

Canasvieiras

Fiquei hospedada em Canasvieiras, um bairro bem popular no norte da ilha e que muita gente indica como boa opção. Ali perto está Jurerê e Jurerê Internacional, Daniela, Ingleses e outras praias. É a região preferida dos gringos, então você vai encontrar mais argentinos do que brasileiros por lá, além de ouvir mais espanhol do que português.

Eu gostei, mas não sei se ficaria lá novamente. É um local perfeito para quem está com amigos e curte a vida noturna. Como eu estava com minha família, preferiríamos ter ficado em um lugar mais tranquilo. Canasvieiras está sempre movimentada, principalmente do finzinho da tarde até o meio da madrugada. Há muitos barzinhos, restaurantes e comércio. A praia é boa e fica bem cheia, mas é um pouco suja.

canasvieiras-praias-em-florianopolis

$$ Se quiser se hospedar em Canasvieiras, recomendo o local que fiquei: Residencial Ilhas Gregas. É um apartamento bem confortável, com dois quartos, cozinha e que cabe até 6 pessoas. Fica na avenida principal do bairro e pertinho da praia.

Vai com amigos e está procurando um lugar simples e bem econômico? Uma sugestão é o World Hostel Canasvieiras, um ótimo custo-benefício.

$$$ Para quem pode pagar um pouco a mais por muito conforto e diversas comodidades, uma ótima opção é o Varadero Palace Hotel, que é avaliado como “Fantástico” no Booking e está de frente para a praia!

Praia dos Ingleses

Outro lugar que muitas pessoas recomendam para se hospedar em Florianópolis e que também está no norte da ilha, é a Praia dos Ingleses. É uma região bem turística e com uma infraestrutura toda preparada para recebê-los, principalmente na alta temporada. Por lá você encontrará vários restaurantes, um comércio bem legal e ótimas opções de hospedagem. Apesar de ter bastante movimento, é um local mais família.

Começando pelas opções econômicas, o Residencial Mar e Mar oferece apartamentos e suítes que cabem até quatro pessoas. Já o Zinga Beach Hostel Beer possui quartos família ou quartos compartilhados e está pertinho da praia. A Pousada Cabana dos Ingleses é uma graça e também tem um preço ótimo.

$$ A Pousada Porto do Arvoredo fica no meio termo em relação a valores, mas é bem bonita e muito bem avaliada, além de ter quartos com vista para o mar. Outra opção semelhante é o Ingleses Park Hotel, que fica há apenas 1 minuto de caminhada da praia.

$$$ E para quem busca mais conforto e comodidades, também há opções bem legais, como o Oceania Park Hotel que é maravilhoso e um luxo só. O Slaviero Essential Ingleses também é incrível, e oferece quartos ou studios para até quatro pessoas.

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição está localizada no leste da ilha e é uma região bem popular. Primeiro pelo fato de estar praticamente no meio da ilha, o que faz com que o deslocamento para outras regiões seja um pouco mais fácil. Além disso, algumas atrações bem legais estão por ali. A própria lagoa, que é um lugar incrível para passar o dia, a praia da Joaquina que é bem famosa, alguns passeios que começam nessa região, além dos diversos bares e restaurantes.

praias-em-floripa

$ e $$ Uma opção bem barata e muito bem avaliada, é o Mad Dog Hostel, que tem quartos compartilhados e privativos. Outro local semelhante e com uma nota ótima é o Vintage Hostel. Se você vai em casal e busca um local econômico, mas bem romântico, sugiro que se hospede na Casa da Lua, que tem nota 9.4 no Booking.

$$$ Se você pode investir um pouco mais, a Lagoa da Conceição também oferece ótimas opções. Uma delas é o Praia Mole Hotel, que fica há três minutos da praia e tem até quartos com vista para o mar. Outra opção é o The Hyperion Boutique Bar e Hotel, um pouco mais longe da praia, mas com uma nota fantástica no Booking.

Aluguel de carro em Florianópolis vale a pena?

Como Florianópolis é uma ilha bem comprida e tem atrativos em toda sua extensão, você acaba tendo que se deslocar bastante para aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer. Por isso, eu acho que vale muito a pena alugar um carro ao invés de ter que depender do transporte público ou de táxi/uber. Veja alguns motivos:

Não depender de transporte público

Nós alugamos um carro pela RentCars, e foi muito útil. Nós éramos cinco pessoas e não caberíamos em um único uber. Além disso, não queríamos depender de transporte público, principalmente porque estávamos com uma criança e uma senhora. E, sinceramente, eu não vi muitos ônibus por lá.

Ter mais praticidade e liberdade

Estando com um carro você terá a liberdade de ir para onde quiser, na hora que quiser. Você pode pegar o carro já no aeroporto, o que vai facilitar a ida até seu local de hospedagem, e na volta você o entrega lá novamente. Durante a viagem você poderá passear o quanto quiser, ir de norte a sul da ilha com muito mais praticidade.

Economizar tempo e dinheiro

Nós estávamos no norte da ilha e, para ir para algumas praias mais afastadas (dentro da ilha mesmo), chegamos a gastar uma hora e meia de viagem. Se estivéssemos em dois ubers a corrida sairia muito cara, e se estivéssemos de ônibus o trajeto demoraria muito mais.

Possibilidade de visitar lugar mais distantes

Estando de carro, fica muito mais fácil visitar lugares fora da ilha que ficam mais distantes, como Balneário Camboriú, Beto Carrero e a famosa praia de Bombinhas. Além disso, há várias outras praias lindas nos arredores de Floripa, que são praticamente impossíveis de se visitar sem carro, ou sem pagar uma empresa para te levar até lá.

É claro que alugar um carro em Florianópolis tem algumas desvantagens — como em qualquer outro destino, como o fato de sempre precisar de um “motorista da rodada” e de ter que pagar estacionamento em alguns locais. Mas pelo conforto e praticidade eu acho que vale a pena.

turismo em florianópolis

Quais são as melhores praias de Florianópolis?

O que não faltam são praias incríveis em Florianópolis, e o melhor é que há opções para todos os gostos. Praias muito agitadas, outras mais calminhas, algumas bem badaladas e outras quase desertas. Então, você com certeza vai encontrar várias que lhe agradem!

Entre as mais famosas estão Jurerê Internacional, Joaquina, Campeche, Daniela e Canasvieiras. Também há a Lagoa da Conceição, que é bem popular. Há muitos outros lugares incríveis na ilha da magia, e eu escrevi um post apenas sobre as praias em Florianópolis. Vai lá ler =)

Pontos turísticos de Florianópolis além das praias

turismo em florianópolis

Não dá para fazer turismo em Florianópolis e não conhecer seus pontos turísticos além das praias, né? A cidade possui um centro histórico e algumas atrações bem legais, que é possível conhecer em um ou dois dias tranquilamente. Nós escolhemos um dos dias de chuva para conhecer o centro e seus atrativos, que foram:

  • Ponte Hercílio Luz;
  • Mercado Público de Florianópolis;
  • Museu Histórico de Santa Catarina;
  • Largo da Alfândega;
  • Centro Comercial de Florianópolis;

Floripa ainda conta com diversos outros museus e outros lugares legais que você pode conhecer. Vale a pena tirar um dia para “descansar” das praias e cansar bastante as pernas andando pelo centro da cidade!

Gostou destas dicas de turismo em Florianópolis? Então não deixe de ler o post sobre as praias em Florianópolis para conhecer mais sobre a cidade. Ah, mas se você já conhece a ilha, deixe um comentário e compartilhe suas dicas conosco!

Quer conhecer outras cidades em Santa Catarina? Descubra o que fazer em Urubici, no blog Tire a Bunda do Sofá.


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

14 Comentários

  1. Muito bom e completo seu post! Ótimas dicas sobre os locais mais família é sempre bem vindo. Gostei muito.

  2. Hoje falaram-me de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina. Fiquei com muita curiosidade de conhecer e o seu post veio na hora certa. Até guardei porque vai ajudar no futuro.

  3. Adorei esse guia que você montou .

    Já estive em Florianópolis duas vezes, ambas no carnaval, e não consegui conhecer quase nada das praias…

    Fiquei em Canasvieiras e também gostei mas também não voltaria a me hospedar lá!
    gostaria muito de voltar para explorar o dia na ilha da magia

    • Débora Resende Responder

      Conta pra gente como é o carnaval por lá! =) Deve ser bem agitado, né?

  4. angela sant anna Responder

    floripa no verão é um inferno por causa dos congestionamentos, a ilha não tem estrutura pra taaaanta gente e se vc quiser ir pra praia precisa ir beeem cedo e sair mais tarde, se não é só stress no transito ahueha gosto da meia estaçao, la por março ou novembro que é bem mais tranquilo e da pra aproveitar bem!

    • Débora Resende Responder

      Eu não sofri taaanto com o trânsito no verão. Só um dia que não consegui ir na praia da Joaquina pq tava tudo parado hahahaha mas de resto foi até tranquilo!

  5. Fabio Pastorello Responder

    Ótimas dicas, realmente concordo sobre o aluguel de carro. Já viajamos dependendo somente de transporte público e foi terrível, perdíamos muito tempo fazendo os deslocamentos.

    • Débora Resende Responder

      Em Floripa é complicado depender do transporte público, né? As distâncias são enormes,rs.

  6. Debora estou planejando uma viagem em setembro,dicas muito preciosas que voce nos deu.muito obrigada

Escreva um comentário