Américaroteiro

Mochilão pela América do sul: Uruguai, Argentina e Chile em 20 dias

cajon-del-maipo

Há tempos eu estava querendo fazer um mochilão pela América do Sul. Até então eu só conhecia Buenos Aires, que foi o destino da minha primeira viagem internacional, mas sempre fui louca para conhecer os outros países do continente. Curtas distâncias, voos rápidos, atrações maravilhosas, facilidade na imigração… Nosso continente tem muitos pontos a seu favor!

É claro que em 20 dias é impossível conhecer tudo que a América do Sul tem a oferecer. Porém, já é um bom começo para visitar dois ou três países — ou apenas um, caso você queira conhecer um país além de roteiro turístico. Nossa ideia inicial era fazer Bolívia, Peru e Chile (Atacama), mas por diversos motivos acabamos mudando de ideia e os destinos escolhidos foram Uruguai, Argentina e Chile (Santiago).

Foi uma viagem incrível e eu recomendo demais! Seja em casal, família, amigos ou sozinho, esses são países que têm opções para todos os gostos. Se quiser se inspirar em nosso roteiro, dê uma olhada nas dicas a seguir:

Roteiro do mochilão pela América do Sul

Na real, nossa viagem durou 18 dias (ou 16, se descontar os dias de ida e volta), mas tenho muitas sugestões de como usar os dois dias extras, caso você queira fazer 20 dias.

Nossa intenção era fazer uma viagem mais tranquila, sem correria e para descansar. Acabou não dando muito certo, pois no fim da viagem estávamos exaustos. Mas acredito que isso aconteceu porque nós viajamos e trabalhamos ao mesmo tempo, então nos momentos que as pessoas “normais” estão descansando, nós trabalhávamos.

mochilao-pela-america-do-sul

Se você for apenas turistar, esse é um roteiro excelente e vai dar para conhecer tudo com muita calma e aproveitar ao máximo os locais. É claro que sempre vai faltar tempo para alguma coisa, mas a gente não conhece nem os pontos turísticos da nossa cidade direito, imagina um país que você fica por cinco ou sete dias?

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR SEU SEGURO VIAGEM COM DESCONTO PARA VIAJAR PELA AMÉRICA DO SUL!

Em breve terão posts mais detalhados com nosso roteiro por cada país e cidade. Obviamente, você pode se inspirar nesse roteiro e fazer as adaptações que achar interessantes, até ficar perfeito para você. O nosso roteiro foi o seguinte:

Uruguai

Fizemos o roteiro básico no Uruguai, em 7 dias e com as cidades mais turísticas do país: Montevideo, Punta del Este e Colonia del Sacramento. Fomos do Brasil para a capital uruguaia, mas no aeroporto mesmo já pegamos um ônibus para Punta, que foi nosso primeiro destino.

Punta del Este

Chegamos lá no dia 15 e fomos embora no dia 18, ou seja, tivemos dois dias inteiros na cidade. Deu para aproveitar bastante e conhecer tudo o que queríamos, então acho que foi tempo suficiente. Mas é aquela história: Punta del Este tem muitas praias, então, para quem gosta, quanto mais tempo der para ficar por lá, melhor. O único problema é que esse é o destino mais caro de todo esse roteiro, então tem que analisar quantos dias caberão em seu bolso.

Onde nos hospedamos em Punta del Este: Hotel F&F (demos muita sorte de encontrá-lo no dia em que foi cadastrado no Booking, então conseguimos 3 diárias pelo preço de 1).

Montevideo

viagem-america-do-sul

Saímos de Punta e pegamos um ônibus de volta a Montevideo, onde ficamos dois dias. Também foi tempo suficiente, já que a cidade não possui tantas atrações — a menos que você queira curtir umas praias. Reservamos um dia para a Ciudad Vieja e outro  para os bairros mais moderninhos, como Pocitos e Punta Carretas. O ideal é colocar Montevideo no seu roteiro durante a semana. Dizem que aos sábados e domingos a Ciudad Vieja fica meio deserta e não muito segura.

Lá nos hospedamos no Dazzler Montevideo, um hotel perfeito para casais que queiram um pouco mais de conforto. Não é superbarato mas também não é muito mais caro que um quarto privativo em um hostel.

Colonia del Sacramento

viagem-america-do-sul

Nossa última parada em Montevideo foi em Colonia del Sacramento, uma cidade histórica e muito gracinha. Muita gente faz bate-volta e passa somente o dia lá, mas acho superválido passar pelo menos uma noite. Nós passamos duas noites, no Hostel Celestino, um hostel mega simples e econômico.

A parte mais turística da cidade é o centro histórico, que é pequeno e dá para conhecer em um dia. Mas o clima da cidade é tão gostoso (não estou falando da temperatura, que é um absurdo de quente no verão!) que é bom fazer tudo com calma, com algumas paradas estratégicas para tomar um sorvete e ficar só apreciando esse lugar lindo.

Argentina

Buenos Aires

viagem-america-do-sul

Em Colonia, pegamos um barco e fomos para Buenos Aires, na Argentina. Como já conhecíamos a cidade, decidimos ficar somente 5 dias, que se transformaram em 4, já que não conseguimos fazer nada no dia em que chegamos, pois já estávamos bem cansados.

Para quem ainda não conhece, recomendo que fique pelo menos uma semana, já que há muita coisa para fazer. Nós fizemos tudo o que queríamos, mas dispensamos algumas atrações que já havíamos conhecido na primeira viagem, por isso o tempo foi suficiente.

Nos hospedamos no bairro Recoleta, também no Dazzler. É um lugar bem legal para se hospedar pois tem várias atrações turísticas por perto. Outro bairro bem interessante é Palermo, onde há vários barzinhos e restaurantes.

Chile

Santiago e região

viagem-america-do-sul

O último país do nosso roteiro foi o Chile, onde ficamos 5 dias inteiros. Há muito o que conhecer por lá, mas decidimos ficar apenas pela região de Santiago, pois era o que o tempo nos permitia. Separamos três dias para fazer passeios pela região, como a visita à vinícola Undurraga, o Cajon del Maipo e as cidades de Valparaíso e Viña del Mar.

Os outros dois dias foram reservados para conhecer a cidade de Santiago. Com certeza esse tempo seria suficiente se não estivéssemos tão cansados. Como eram os dois últimos dias da viagem, infelizmente não conseguimos aproveitar tanto. Mas até que deu para fazer bastante coisa e conhecemos os lugares que eram prioridade pra gente. A capital chilena possui várias atrações para se conhecer, mas poucas delas ocupam muito tempo, por isso o dia acaba rendendo bastante, o que acho ótimo.

 

Em Santiago nos hospedamos no Hostal Providencia, ficando quatro dias em quarto compartilhado e dois em quarto privativo. Esse foi um dos hostels mais legais que já fiquei e recomendo muito!

Voltei para casa mega cansada, mas igualmente feliz. Esse roteiro foi uma surpresa muito agradável, conheci lugares maravilhosos, comi muito bem e amei conhecer um pouco mais da América do Sul. Em breve farei vários posts mais detalhados sobre cada destino que visitei. Enquanto isso, deixe um comentário dizendo o que achou do meu roteiro de mochilão pela América do Sul!

1
Débora Resende
Débora Resende
Débora, 22 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...
Leave a Comment