viagem-america-do-sul

Mochilão pela América do sul: Uruguai, Argentina e Chile em 20 dias

Há tempos eu estava querendo fazer um mochilão pela América do Sul. Até então eu só conhecia Buenos Aires, que foi o destino da minha primeira viagem internacional, mas sempre fui louca para conhecer os outros países do continente. Curtas distâncias, voos rápidos, atrações maravilhosas, facilidade na imigração… Nosso continente tem muitos pontos a seu favor!

É claro que em 20 dias é impossível conhecer tudo que a América do Sul tem a oferecer. Porém, já é um bom começo para visitar dois ou três países — ou apenas um, caso você queira conhecer um país além de roteiro turístico. Nossa ideia inicial era fazer Bolívia, Peru e Chile (Atacama), mas por diversos motivos acabamos mudando de ideia e os destinos escolhidos foram Uruguai, Argentina e Chile (Santiago).

Foi uma viagem incrível e eu recomendo demais! Seja em casal, família, amigos ou sozinho, esses são países que têm opções para todos os gostos. Se quiser se inspirar em nosso roteiro, dê uma olhada nas dicas a seguir:

Roteiro do mochilão pela América do Sul

Na real, nossa viagem durou 18 dias (ou 16, se descontar os dias de ida e volta), mas tenho muitas sugestões de como usar os dois dias extras, caso você queira fazer 20 dias.

Nossa intenção era fazer uma viagem mais tranquila, sem correria e para descansar. Acabou não dando muito certo, pois no fim da viagem estávamos exaustos. Mas acredito que isso aconteceu porque nós viajamos e trabalhamos ao mesmo tempo, então nos momentos que as pessoas “normais” estão descansando, nós trabalhávamos.

mochilao-pela-america-do-sul

Se você for apenas turistar, esse é um roteiro excelente e vai dar para conhecer tudo com muita calma e aproveitar ao máximo os locais. É claro que sempre vai faltar tempo para alguma coisa, mas a gente não conhece nem os pontos turísticos da nossa cidade direito, imagina um país que você fica por cinco ou sete dias?

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR SEU SEGURO VIAGEM COM DESCONTO PARA VIAJAR PELA AMÉRICA DO SUL!

Em breve terão posts mais detalhados com nosso roteiro por cada país e cidade. Obviamente, você pode se inspirar nesse roteiro e fazer as adaptações que achar interessantes, até ficar perfeito para você. O nosso roteiro foi o seguinte:

Uruguai

Fizemos o roteiro básico no Uruguai, em 7 dias e com as cidades mais turísticas do país: Montevideo, Punta del Este e Colonia del Sacramento. Fomos do Brasil para a capital uruguaia, mas no aeroporto mesmo já pegamos um ônibus para Punta, que foi nosso primeiro destino.

Punta del Este

Chegamos lá no dia 15 e fomos embora no dia 18, ou seja, tivemos dois dias inteiros na cidade. Deu para aproveitar bastante e conhecer tudo o que queríamos, então acho que foi tempo suficiente. Mas é aquela história: Punta del Este tem muitas praias, então, para quem gosta, quanto mais tempo der para ficar por lá, melhor. O único problema é que esse é o destino mais caro de todo esse roteiro, então tem que analisar quantos dias caberão em seu bolso.

Onde nos hospedamos em Punta del Este: Hotel F&F (demos muita sorte de encontrá-lo no dia em que foi cadastrado no Booking, então conseguimos 3 diárias pelo preço de 1).

Montevideo

viagem-america-do-sul

Saímos de Punta e pegamos um ônibus de volta a Montevideo, onde ficamos dois dias. Também foi tempo suficiente, já que a cidade não possui tantas atrações — a menos que você queira curtir umas praias. Reservamos um dia para a Ciudad Vieja e outro  para os bairros mais moderninhos, como Pocitos e Punta Carretas. O ideal é colocar Montevideo no seu roteiro durante a semana. Dizem que aos sábados e domingos a Ciudad Vieja fica meio deserta e não muito segura.

Leia mais sobre o que fazer em Montevideo, no blog Viagens e Caminhos.

Colonia del Sacramento

viagem-america-do-sul

Nossa última parada em Montevideo foi em Colonia del Sacramento, uma cidade histórica e muito gracinha. Muita gente faz bate-volta e passa somente o dia lá, mas acho superválido passar pelo menos uma noite. Nós passamos duas noites, no Hostel Celestino, um hostel mega simples e econômico.

A parte mais turística da cidade é o centro histórico, que é pequeno e dá para conhecer em um dia. Mas o clima da cidade é tão gostoso (não estou falando da temperatura, que é um absurdo de quente no verão!) que é bom fazer tudo com calma, com algumas paradas estratégicas para tomar um sorvete e ficar só apreciando esse lugar lindo.

Argentina

Buenos Aires

viagem-america-do-sul

Em Colonia, pegamos um barco e fomos para Buenos Aires, na Argentina. No blog Viajei Bonito tem um post completo sobre como ir de Montevideo (ou Colonia) a Buenos Aires (e vice-versa).

Como já conhecíamos a cidade, decidimos ficar somente 5 dias, que se transformaram em 4, já que não conseguimos fazer nada no dia em que chegamos, pois já estávamos bem cansados.

Para quem ainda não conhece, recomendo que fique pelo menos uma semana, já que há muita coisa para fazer. Nós fizemos tudo o que queríamos, mas dispensamos algumas atrações que já havíamos conhecido na primeira viagem, por isso o tempo foi suficiente.

Nos hospedamos no bairro Recoleta, no Dazzler. É um lugar bem legal para se hospedar pois tem várias atrações turísticas por perto. Outro bairro bem interessante é Palermo, onde há vários barzinhos e restaurantes.

Leia aqui no blog:

Chile

Santiago e região

viagem-america-do-sul

O último país do nosso roteiro foi o Chile, onde ficamos 5 dias inteiros. Há muito o que conhecer por lá, mas decidimos ficar apenas pela região de Santiago, pois era o que o tempo nos permitia. Separamos três dias para fazer passeios pela região, como a visita à vinícola Undurraga, o Cajón del Maipo e as cidades de Valparaíso e Viña del Mar.

Leia aqui no blog:

Os outros dois dias foram reservados para conhecer a cidade de Santiago. Com certeza esse tempo seria suficiente se não estivéssemos tão cansados. Como eram os dois últimos dias da viagem, infelizmente não conseguimos aproveitar tanto. Mas até que deu para fazer bastante coisa e conhecemos os lugares que eram prioridade pra gente. A capital chilena possui várias atrações para se conhecer, mas poucas delas ocupam muito tempo, por isso o dia acaba rendendo bastante, o que acho ótimo.

 

Em Santiago nos hospedamos no Hostal Providencia, ficando quatro dias em quarto compartilhado e dois em quarto privativo. Esse foi um dos hostels mais legais que já fiquei e recomendo muito!

Voltei para casa mega cansada, mas igualmente feliz. Esse roteiro foi uma surpresa muito agradável, conheci lugares maravilhosos, comi muito bem e amei conhecer um pouco mais da América do Sul. Em breve farei vários posts mais detalhados sobre cada destino que visitei. Enquanto isso, deixe um comentário dizendo o que achou do meu roteiro de mochilão pela América do Sul!

Leia também:


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

16 Comentários

  1. Oi Débora como vcs fizeram em relação ao dinheiro? Fizeram saque aqui no Brasil de tudo q vcs iriam precisar ou fizeram saque nos paises por onde passaram?

    • Débora Resende Responder

      Nós levamos uma parte em dinheiro (real) e fomos trocando aos poucos em cada país. Também usamos bastante o cartão de crédito, e mesmo com o IOF tava compensando bastante =)

  2. Boa noite, meu nome é Rodrigo!

    Primeiro é massa seu Site ! Parabéns …. deixa eu te abusar um pouco para ver se vc me me dá uma Luz…, eu sou de Salvador … to querendo fazer uma Trip agora final do ano depois do Natal, uns 10 dias … a ideia inicial é MachuPichu e Cusco no Peru uns 5 dias e depois algum outro país, Colombia ou Chile, mas a ideia é unir o turismo cultural e também umas festinhas pq ninguém eh de ferro ?? …. qq vc acha dessas opções e qual seria a melhor opção para segunda parte da viagem focando em um lugar que tenha boas festas? Obrigado desde já pela atenção!! ????”

    • Débora Resende Responder

      Oi, Rodrigo! Eu não sou muito de festas, então não tenho experiências para compartilhar, rs. Mas já ouvi falar sobre a vida noturna de Medellin, na Colômbia, e sei que em Santiago tem uma vida noturna bem legal tb. Mas independente de onde for, recomendo que procure um hostel que organize festas também, assim você conhece pessoas com o mesmo interesse e fica mais fácil descobrir onde estão as melhores festas, rs =)

    • Débora Resende Responder

      Acho complicado falar sobre dinheiro, pois vai depender muito do seu estilo de viagem, do tipo de restaurante que gosta de comer, dos passeios que quer fazer, se vai utilizar táxi ou transporte público, se quer fazer compras ou não… Para uma viagem super econômica, eu levaria uns 100 reais por dia para alimentação e passeios (talvez no Uruguai vc gaste um pouco mais que isso e na Argentina um pouco menos).

  3. Klécia Cassemiro Responder

    Que roteiro bacana Debora! Fiz argentina e uruguai juntos, depois o chile, mas acho que uma viagem assim juntando os tres é perfeito para ter um gostinho da America do Sul!
    Espero voltar nos tres em breve, mas meu coraçao ficou no Uruguai! Amei esse pais!

  4. Pingback: Mochilão Peru-Bolívia-Chile: do planejamento até a viagem

  5. Pingback: Free Walking Tour Centro Buenos Aires - Me Leva Embora Estrada Afora

    • Débora Resende Responder

      Não sei exatamente quanto gastamos, mas acredito que foi uns 6 mil por pessoa com tudo; passagens, hospedagem, alimentação, passeios e compras.

  6. Olá ! Amei o roteiro, estou querendo fazer o mesmo em breve, gostaria de saber se foram de Buenos Aires direto pra Santiago? E foram de avião? E todos os hostel que ficaram reservaram todos antes? Desde já obrigada.. amei seu blog e o insta

    • Débora Resende Responder

      Isso! Fomos de avião de Buenos Aires até Santiago! E sim, sempre reservamos a hospedagem com antecedência =) Acaba ficando mais barato e vc tem mais opções para escolher. Fico feliz que tenha gostado <3

Escreva um comentário