Navigation Menu

O que fazer na Av. Paulista? Conheça algumas atrações imperdíveis

São Paulo é uma das maiores e mais incríveis cidades do planeta, não dá para negar! Prova disso é a Avenida Paulista, o coração da cidade que reúne o mundo em sua extensão. Pontos turísticos, diversas atrações, lojas, restaurantes, prédios comerciais, hotéis, bancos, consulados internacionais... Em uma única avenida você encontra praticamente tudo que imaginar.


Por isso a Paulista é um dos lugares mais legais da capital, e não pode faltar em seu roteiro por São Paulo. Quer saber quais são meus cantinhos favoritos por ali? Então veja algumas dicas do que fazer na Av. Paulista:

O que fazer na Av. Paulista? Atrações culturais

São Paulo é uma cidade incrível para quem curte atividades culturais de todos os tipos. Só na Paulista há um grande número de atrações culturais e dá para passar um dia inteiro (ou mais) só por ali, conhecendo esses locais. O melhor é que há muita coisa gratuita, então é ótimo para balancear o orçamento nessa cidade que não é nada barata! 

As principais atrações culturais na Av. Paulista são:

Itaú Cultural

O Itaú Cultural é um dos principais centros culturais da capital paulista. Ali você encontra duas exposições permanentes — uma chamada Brasiliana e outra chamada Numismática. Ambas possuem obras e itens relacionados ao Brasil colônia e à história do nosso país ao longo dos séculos.


Além disso, há uma extensa programação cultural, com cursos, palestras e diversos outros projetos interessantes. Ainda, uma importante midiateca com milhares de livros, filmes, documentos e outros arquivos para empréstimo ou consulta local também é encontrada no Itaú Cultural. 

Estação mais próxima: Brigadeiro 
Entrada: gratuita
Funcionamento: terça a sexta (9h às 20h); sábado, domingo e feriados (11h às 20h)

Casa das Rosas

A Casa das Rosas é uma mansão construída em 1935, em estilo clássico francês. São mais de 30 cômodos que serviram de residência para os herdeiros de Ramos de Azevedo até os anos 80. Em 2004 a mansão foi transformada em um museu dedicado à Poesia e à Literatura.


Mesmo para quem não curte poesia e literatura, essa é uma visita que vale muito a pena pois a estrutura da Casa das Rosas é incrível, tudo é lindo lá dentro — até o banheiro. Do lado de fora também há um jardim lindo! É possível fazer uma visita guiada ou por conta própria.


Estação mais próxima: Brigadeiro 
Entrada: gratuita
Funcionamento: terça a sábado (10h às 20h); domingo e feriados (10h às 18h)

Japan House

A Japan House é um centro cultural criado pelo governo japonês, com o intuito de propagar a cultura do país pelo mundo. Ela está presente  em Los Angeles, Londres e agora em São Paulo, na Avenida Paulista. O objetivo do local é trazer exposições, workshops, palestras, encontros, estudos e muito mais...


No primeiro andar há uma exposição, uma cafeteria, uma biblioteca e uma "lojinha". Minha parte favorita foi a biblioteca, apesar de não conseguir ler nada em japonês. Nos outros andares há outras exposições bem legais também, e uma loja de artesanato.


Estação mais próxima: Brigadeiro 
Entrada: gratuita
Funcionamento: terça a sábado (10h às 22h); domingo e feriados (10h às 18h)

MASP

Acho que todo mundo conhece o MASP, mesmo que seja só de nome. O Museu de Artes de São Paulo Assis Chateaubriand é um dos mais importantes do país. Por fora ele já é lindo e por dentro é encantador para os amantes de arte.


Seu acervo conta com diversas pinturas, esculturas, fotografias e outros objetos do mundo inteiro. Além disso, o museu conta com exposições temporárias, cursos, palestras, teatro e diversos outros eventos.

Estação mais próxima: Trianon-MASP 
Entrada: inteira R$30 e meia R$15. Entrada gratuita toda terça-feira. Crianças menores de 10 anos não pagam.
Funcionamento: terça a domingo (10h às 18h); quinta-feira (10h às 20h)


Centro Cultural FIESP

Esse é o meu favorito da lista! O local é bem grande e há várias exposições bem diferentes. Quando eu estive lá eu vi uma exposição fotográfica de cachorrinhos muito fofos e em outros ambientes haviam várias obras interativas e bem tecnológicas.


Foi a primeira vez que tive a oportunidade de usar um óculos de realidade virtual, foi superlegal! E todas as outras obras dessa área são muito divertidas, dá para perder um bom tempo "brincando" por ali.

Além disso, o centro conta com uma cafeteria e um teatro. Eu estive lá com a Deisy, do blog São Paulo sem Mesmice e, depois de tomarmos um capuccino bem gostoso, fomos assistir a pré-estreia peça "A visita da velha senhora", com Denise Fraga.


Estação mais próxima: Trianon-MASP 
Entrada: gratuita (inclusive para as peças teatrais, mediante reserva)
Funcionamento: diariamente (10h às 20h)

Livraria Cultura

A Livraria Cultura não é exatamente uma atração cultural na Paulista, mas é um lugar incrível e parada obrigatória para os apaixonados por leitura. A livraria é enorme, são três andares, uma cafeteria, muitos e muitos livros.

Você pode ficar o dia inteiro lá dentro se quiser, há vários puffes e lugares para sentar e ler o quanto conseguir. O mais legal é que tem todo tipo de livro que você puder imaginar, nunca vi nada igual!

Estação mais próxima: Consolação 
Funcionamento: segunda a sábado (9h às 22h); domingo e feriados (11h às 20h

Onde Comer na Av. Paulista?

Outra coisa maravilhosa é comer em São Paulo! Lá você encontra todo tipo de opção e com certeza há alguma coisa que agrade seu paladar e seu bolso. Nos arredores da Av. Paulista é fácil encontrar vários fast foods, lanchonetes, restaurantes com comida do mundo inteiro... O tour gastronômico pela avenida é sucesso garantido!

Dois lugares "diferentes" e que eu amei muito conhecer por ali foram:

Padaria Bella Paulista

Essa é uma das melhores dicas que eu poderia dar para quem está passeando pela Paulista. A Padaria Bella Paulista fica, na verdade, em uma rua paralela à avenida, mas eu não poderia deixar de citá-la aqui.


Muitas pessoas me recomendaram esse lugar e valeu muito a pena! Ela é enorme e tem muitas opções, para todos os gostos! Eu indico o pão com requeijão na chapa e qualquer doce da confeitaria.

O mais legal é que ela funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Manteigaria Lisboa

Outra dica que também não está exatamente na Paulista, mas está bem pertinho (no máximo 1 minuto caminhando, na Rua Pamplona) é a Manteigaria Lisboa.

Se você gosta de pastel de nata — os famosos pastéis de Belém — ou quer experimentar essa tradição de Portugal, essa é uma parada imperdível na capital paulista. É delicioso!


O que fazer na Avenida Paulista?

Além das atrações citadas, a Paulista ainda tem muito a oferecer. Vale a pena reservar uns dois dias da sua viagem apenas para caminhar por ali e ir entrando nos locais que te interessar. Há shoppings, diversas lojas famosas, muitas opções de alimentação e muito mais — até exposições de arte, como essa dos elefantinhos!


Especialmente para quem mora em cidades pequenas, a Paulista pode ser um paraíso. Marcas superpopulares, mas que ainda não estão presentes no Brasil inteiro — como Forever 21, Starbucks e outros — podem ser encontrados na avenida!

E aos domingos a Av. Paulista é fechada para veículos (das 9h às 17h) e se transforma em um enorme espaço de lazer. Muitos artistas na rua, famílias e casais fazendo piquenique, amigos andando de bicicleta... Dá para ver de tudo ali! Eu ainda não tive a oportunidade de passar um domingo em São Paulo, mas quero muito fazer isso da próxima vez!

Agora quero saber de você: o que fazer na Av. Paulista? Deixa um comentário e me conta quais são seus lugares favoritos por ali :)

10 comentários:

  1. Adorei as dicas da Av. Paulista, preciso ir à Sampa a passeio. Como sempre fui a trabalho, nunca vi São Paulo como um lugar para diversão, preciso mudar o foco e aproveitar tudo que a capital de São Paulo tem a proporcionar aos visitantes. Que me aguarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma cidade incrível para passear, viu? Vale a pena =)

      Excluir
  2. Ah, gente, Sampa é muito cult! Cada vez que vou, entro num canto diferente e vejo uma cara nova da cidade. Antes não curtia tanto, mas até que tô mudando essa visão. :P

    ResponderExcluir
  3. são tantas atrações maravilhosas que fica difícil escolher, eu adorei a Casa das Rosas e na próxima vez quero ir a Japan House!

    ResponderExcluir
  4. A pessoa anda, anda, anda e não consegue fazer tudo nessa Avenida! Então bora marcar pra voltar né? Amo Sampa!

    ResponderExcluir
  5. Oi Débora, a Paulista é um lugar especial, né? A gente entra nessa avenida e não quer sair por nada - Edson

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Clique em "Notifique-me" se quiser receber a resposta por e-mail!

Siga! @blogfoconomundo