Navigation Menu

Mulheres que viajam sozinhas

Uma das coisas que eu mais amo nesse mundo, é ver que mesmo com tanto machismo as mulheres estão cada vez mais independentes e livres. Mas, se tem uma coisa que ainda causa medo e estranheza, é o fato de mulheres viajarem sozinhas. Eu também tive um pouquinho de medo antes de ir, mas acho que as pessoas ao meu redor sentiram mais medo que eu.

Mês passado eu viajei sozinha pela primeira vez, e foi uma experiência bem diferente. Na verdade, não foi por vontade própria. Meu namorado iria comigo, mas ele começou a fazer estágio e não pode ir, então minhas opções eram desistir ou ir sozinha. Confesso que pensei em desistir, mas eu já tinha as passagens compradas e achei que seria uma experiência legal, então fui. Passei 5 dias sozinha em Londres.

Duas coisas me deram muita confiança para viajar sozinha: a primeira era saber o idioma falado no país e a segunda era o fato de ir para um país "de primeiro mundo", com uma estrutura incrível e em geral bem seguro. Não sei se teria tido coragem de fazer minha primeira viagem sozinha para um país onde eu não falo a língua ou para um lugar onde eu teria dificuldade para me locomover ou não me sentisse tão segura.

É claro que, por sermos mulheres, infelizmente ainda temos que tomar um pouco mais de cuidado em qualquer lugar do mundo, mas nós sabemos que alguns lugares são mais seguros que os outros. Por exemplo, quando fui para a Turquia (com meu namorado) eu via que os homens me olhavam muito e eu não me sentia nem um pouco confortável, mesmo estando acompanhada. Além disso, quando postei uma foto no instagram e marquei #Istanbul três caras turcos me enviaram mensagem privada falando que viram minha foto e tinham me achado muito bonita e blablablá.

Então, nesse dia aprendi a primeira regra básica de segurança para mulheres (homens também) que viajam sozinhas nessa era tecnológica: não marque hashtag com o nome da cidade que está, não faça "check-in" nem marque sua localização nas redes sociais, muito menos o nome do seu hotel. Pode parecer bobeira, mas tem muita gente doida nesse mundo que pode te encontrar através dessas pistas nas redes sociais.

Lado ruim de viajar sozinha: todas as suas fotos vão ficar ruins. Ou por que a câmera frontal do celular não é muito boa, ou por que você vai pedir alguém que não sabe usar sua câmera, ou por que você vai tentar tirar uma selfie com a camera e vai sair isso aí de cima. 
Minha viagem foi muito legal! Em alguns momentos eu me sentia meio sozinha, queria ter alguém para conversar e compartilhar os momentos legais da viagem, mas na maior parte do tempo eu me sentia livre. Fiz somente o que eu queria fazer, fui para onde queria ir, fiz tudo no meu horário, na minha velocidade. Um dia eu sai na chuva para ver a troca de guardas e tenho certeza que se meu namorado tivesse lá comigo ele teria reclamado muito. No fim foi um programa de índio, super chato, mas eu quis ir e fui.

Outra coisa legal de viajar sozinha, foi ter a oportunidade de conversar com pessoas que eu nem conheceria se tivesse acompanhada. Eu não queria ficar em hostel com quarto compartilhado, então acabei alugando um quarto só para mim na casa de duas meninas. No dia que cheguei, fiquei um tempinho conversando com uma delas, falando sobre o Brasil e foi super legal. Também conheci algumas pessoas na rua que me pediram para tirar foto ou quando eu precisei de alguma informação. Não fiz nenhuma grande amizade, mas conheci pessoas legais que provavelmente não teria conhecido se tivesse com mais alguém.

Confesso que se eu puder escolher, prefiro viajar acompanhada, pois acho que a viagem se torna mais especial e divertida. Mas, se eu não tiver companhia vou sozinha mesmo e faço a melhor viagem possível com minha própria companhia. E é isso que eu indico para vocês, se ninguém puder ir junto vá sozinha mesmo, só não deixe de ir e de aproveitar tudo que puder! E se alguém puder ir junto, mas você quiser ir sozinha, vá sozinha! Não tem nada de estranho ou errado nisso.

E para quem quiser se inspirar em outras histórias, dá uma olhadinha nesse post no blog 360 meridianos - 7 relatos de mulheres para te inspirar a viajar sozinha.

Veja, no blog Apure Guria, 20 países seguros para viajar sozinha!


ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG
Encontre os melhores hotéis através do Booking.com 
Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb 
Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016)
Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros

10 comentários:

  1. Dé, adorei saber um pouco mais da sua experiência... No seu lugar eu faria a mesma coisa!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  2. adorei! eu tenho tanta vontade de viajar sozinha, mas como sou menor de idade e minha situação ~financeira~ atual não permite, esse meu sonho está guardado comigo para que um dia eu o realize <3
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vai se realizar! Não desista nunca dos seus sonhos :)

      Excluir
  3. Eu viajei muito sozinha a trabalho e nos tempos livres aproveitava para conhecer os lugares. Mas concordo com vc, viajar acompanhada é bem melhor, mas tb nao deixo de fazer so pq to sozinha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo poder unir o útil ao agradável <3

      Excluir
  4. Poxa post super legal, eu já fiz a viagem sozinha até chegar no local, mais ficar sem ninguém nunca fiz!
    Fiquei curiosa!

    www.saltoaltonaestrada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma experiência bem diferente, acho que vale a pena pelo menos uma vez na vida :)

      Excluir
  5. Olá Débora, excelente blog e excelentes dicas! Vou viajar sozinha pela Europa e será minha primeira viagem internacional, contudo não falo inglês fluente, você acha que isso é um "grande" problema? Viajo no dia 15/08/17 e passo pela França, Inglaterra e Holanda. Sabe me dizer onde passo pela imigração, uma vez que entrarei na Europa pela Itália? Estou com medo porém muito ansiosa por essa viagem... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura! Que delícia, sua viagem vai ser demais!! Acredito que não vai ser problema nenhum se você não fala inglês fluente. Você pode se virar com apps de tradução, mímicas e tudo mais hahaha é bem tranquilo :) E, se você entra pela Itália, sua imigração será lá. Fica tranquila que vai dar tudo certo! Boa viagem!

      Excluir

Obrigada pelo comentário! Clique em "Notifique-me" se quiser receber a resposta por e-mail!

Siga! @blogfoconomundo