Navigation Menu

Balos e Elafonisi, praias maravilhosas em Creta - Grécia

Creta é a maior ilha da Grécia e foi meu último destino no país. Escolhemos essa ilha por indicação de alguns amigos que já tinham ido e por que depois de ver algumas fotos das praias eu fiquei completamente apaixonada pela ilha. Ao contrário de Santorini, que é possível conhecer inteira em poucas horas, Creta é bem grande, tem várias cidades e você precisa de alguns dias para conhecer todas.

Balos Beach
Meu objetivo não era conhecer as cidades da ilha e sim suas praias. Infelizmente só conseguimos reservar 3 dias para Creta, e como sempre, o primeiro dia não é muito aproveitável, então tivemos apenas dois dias para curtir as praias. 

Para chegar lá, preferimos ir de avião. Saímos de Santorini, fizemos uma conexão em Atenas e seguimos para Chania, que foi a cidade que escolhemos ficar. Assim que você sai do aeroporto tem um ônibus que te leva para o centro da cidade e o mesmo ônibus te leva de volta para o aeroporto no dia de ir embora. Não lembro exatamente o preço, mas acho que era no máximo 5 euros por pessoa.
Também por indicação escolhemos a cidade Chania, e por sorte era mais perto das praias que queríamos ir. Como eu disse, a ilha é enorme e tem várias cidades e praias legais, então recomendo que você fique pelo menos uns 5 dias para conhecer algumas regiões da ilha com calma. 

Eu só tive dois dias, então escolhi duas praias que achei mais bonitas e, sinceramente, foram as praias mais lindas que já fui! Como elas eram um pouco longe (cerca de 2 horas de carro) só pudemos conhecer uma por dia, mas valeu muito a pena. Falando nisso, não deixe de alugar um carro, senão será muito difícil se locomover pela ilha e conhecer as praias.

BALOS BEACH

Balos Beach
Essa é a praia mais maravilhosa que eu já conheci, e também a mais difícil de chegar. Eu prometi a mim mesma que se eu voltar em Creta, não volto nessa praia de jeito nenhum, mas a verdade é que valeu muito a pena e que se você estiver em Creta você precisa conhecer Balos. Do centro de Chania até Balos são mais ou menos 1:30h de viagem. Mas aí, quando você chega na entrada de Balos ainda tem um longo caminho de estrada de terra pela frente. Nessa entrada nós tivemos que pagar 1 euro por pessoa. Depois dessa estrada de terra, é preciso estacionar o carro e andar muito. Depois de andar muito você vai ter uma das visões mais maravilhosas da vida (aquela da primeira foto do post) e depois disso ainda tem muita escada para descer até chegar na praia.

Primeira parte do caminho a ser feito a pé para chegar na praia

Mas é aquela história, para descer todo santo ajuda, o problema é na hora de voltar. Eu não tinha comido quase nada, o sol estava muito quente e depois de subir milhares de degraus eu comecei a passar mal, fiquei tonta, sem ar, e tive que parar no meio do caminho para retomar o fôlego. Mas eu não sou nenhum exemplo por que sou o sedentarismo em pessoa e não estava preparada para andar tudo isso. Tinham alguns idosos e várias crianças que tenho certeza que tiveram menos dificuldade que eu para chegar lá. Então se você for para Balos, saiba que a caminhada é longa, vá preparado e se alimente direito antes de voltar. Ah, também é possível chegar na praia de barco, mas eu não sei exatamente como funciona.

Eu só vi uma lanchonete na praia que não vende muita coisa e não aceita cartão, então acho que vale a pena levar um lanchinho na bolsa. Assim como nas praias de Santorini, nós pagamos 7 euros para usar duas cadeiras e um guarda sol. A praia é de areia <3 ao invés de pedras e a água é tão limpa e transparente que parece mentira. O mar é super calmo e raso, é maravilhoso!


ELAFONISI


Elafonisi também é uma praia maravilhosa e bem mais fácil de chegar  já que é possível ir de carro até bem pertinho da praia. É um pouquinho mais longe de Chania e acho que gastamos quase 2 horas até lá. A estrada é um pouquinho complicada, bem estreita e com muitas curvas, em algumas partes só passa um carro, por isso é preciso ir bem de vagar e demora um pouco. Também é preciso pagar 7 euros pelas cadeiras e guarda sol, o mar é igualmente maravilhoso, calmo e transparente. Existem algumas opções de restaurante e lanchonete, então não precisa se preocupar com o lanche. No dia que fomos para Elafonisi não estava tão ensolarado e estava ventando muito, o que deixou o dia um pouco frio então acabamos não ficando tanto tempo por lá. Mas valeu muito a pena conhecer esse paraíso!

Se me pedirem para escolher uma das duas, acho que não consigo me decidir. Eu achei Balos muito mais bonita, mas a facilidade de acesso conta um ponto muito importante para Elafonisi. Mas se eu posso dar uma dica, vá nas duas que você não vai se arrepender! Ah, e se você conhece alguma praia mais bonita que essas duas, me conta por favor que eu quero muito conhecê-las! haha :)

O que fazer em Creta? 5 dicas no blog Lolepocket

ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG
Encontre os melhores hotéis através do Booking.com 
Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb 
Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016)
Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros

0 comentários:

Obrigada pelo comentário! Clique em "Notifique-me" se quiser receber a resposta por e-mail!

Siga! @blogfoconomundo