Navigation Menu

Roteiro de 2 dias em Atenas, Grécia

Atenas é a capital e maior cidade da Grécia, uma cidade cheia de história para contar. Se você vai para a Grécia (provavelmente para conhecer as ilhas gregas) eu acho que vale muito a pena separar pelo menos dois dias para conhecer "o berço da civilização ocidental". Apesar de ser uma cidade bem grande, a maioria dos pontos turísticos são bem próximos e dois dias é tempo suficiente para conhecer tudo com calma.

ONDE FICAR
Eu viajei com o meu namorado e nós alugamos um apartamento pelo Airbnb no bairro Monastiraki. Recomendo esse bairro, pois a localização é ótima! Nós ficamos super pertinho de Acrópole e não precisamos usar transporte público nem uma vez (apenas para sair e voltar para o aeroporto).

COMO IR DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE (e vice versa)
Existem duas opções de transporte público do aeroporto Venizelos para o centro. Quando chegamos na cidade, nós pegamos o metrô para a área central, que custa 8 euros por pessoa e demora uns 40 minutos para chegar. Quando fomos embora, pegamos um ônibus que sai da praça Syntagma, custa 5 euros por pessoa e demora em média 1 hora para chegar no aeroporto. Porém, segundo a dona do apê que nós alugamos, durante o dia o ônibus pode demorar até 2 horas e meia nesse trajeto, por causa do trânsito. Nós pegamos o ônibus 5h da manhã e chegou no tempo certo, mas se você tiver que pegar durante o dia, talvez o metrô seja a melhor opção.

Acrópole, Pathernon
Então, vamos começar a turistar. No primeiro dia, acordamos e já fomos para Acrópole. O valor do ingresso é 12 euros, mas menores de 18 anos ou estudantes da união européia não pagam nada. Esse ingresso vale para entrar na Acrópole e em alguns outros pontos turísticos, e vale por 4 dias (uma entrada em cada local). Acrópole começou a ser construída em 450a.c e servia como proteção contra os invasores. O principal templo de Acrópole é o Pathernon, mas lá também se encontram vários outros templos, como Erecteion, Propileu, além do teatro de Dionísio e uma vista maravilhosa da cidade.
Foco no que importa :D Acrópole ao fundo

Também existe o Museu da Acrópole, porém nós não fizemos questão de conhecer. Sei que o ingresso custa 5 euros (o ingresso da Acrópole não vale para o museu), e quem já foi lá, recomenda visitar o museu primeiro, antes das outras atrações.

Vista da cidade em Acrópole
Templo de Hefesto
Saímos da Acrópole e fomos andando meio sem rumo, então encontramos a Ágora Antiga, que era o centro político e democrático de Atenas. No mesmo local, tem o templo de Hefesto.

De noite, fomos explorar um pouco o bairro de Monastiraki. Existem algumas ruas com várias lojinhas, de souvenir, roupas, jóias e também vários restaurantes. E no meio de tudo isso tem a praça Monastiraki, que foi o lugar de Atenas que menos gostei. Eu já tinha visto algumas pessoas falarem que lá não é muito seguro, então já estava um pouco preocupada (mas não vi nada "suspeito"). Além disso a praça estava lotada, super suja e eu vi um rato gigante lá. Mas a noite, a praça tem uma vista linda da Acrópole toda iluminada, e lá ao lado tem uma sorveteria muito gostosa (Mattonella).

Parlamento
No segundo dia fomos andando até a praça Syntagma, uma das principais praças de Atenas. Em frente a praça fica o Parlamento, onde ocorre a troca de guardas de hora em hora. Nós demos sorte de chegar lá alguns minutos antes, pois não sabíamos dessa "atração".

Troca de guardas em frente ao parlamento
Parque National Gardens
De lá, nós queríamos ir para o Templo de Zeus, sabíamos que era lá perto, mas não sabíamos direito o caminho. Mas fomos andando, seguindo as placas e acabamos encontrando no meio do caminho um parque lindo, o National Gardens. É um parque/jardim botânico bem grande, tranquilo e com alguns animaizinhos (vimos tartarugas e algumas aves). Ele fica ao lado da praça Syntagma e do parlamento, e atravessando o parque você chega no Templo de Zeus, que foi nossa próxima parada.

Parque National Gardens
Templo de Zeus
O Templo de Zeus é mais um local que você pode entrar com o ingresso da Acrópole. Quando chegamos lá, o sol estava começando a se por e estava maravilhoso, passei um tempão tirando foto de todos os ângulos, rs. Depois voltamos para Monastiraki andando para conhecer um pouco mais da cidade. Entre a praça Syntagma e a Monastiraki, passamos por uma pracinha com uma igrejinha e uma rua com váaaarias lojas, inclusive algumas de marca.

Templo de Zeus e o pôr do sol
Existem vários outros monumentos e templos para visitar, como Ágora romana, Teatro de Dionísio, mas nós acabamos não visitando esses locais.

Teatro de Dionísio


Veja um roteiro de viagem na Grécia, por Atenas, Santorini e Mykonos, no blog Marola com Carambola.

ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG
Encontre os melhores hotéis através do Booking.com 
Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb 
Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016)
Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros

0 comentários:

Obrigada pelo comentário! Clique em "Notifique-me" se quiser receber a resposta por e-mail!

Siga! @blogfoconomundo