paises-baratos-europa

O que fazer em Atenas? Roteiro de 2 dias

Atenas é a capital e maior cidade da Grécia, um lugar cheio de história para contar. O “berço da civilização ocidental” merece muito uma visita, mesmo que seu objetivo principal no país seja conhecer as ilhas gregas. Apesar de ser uma cidade bem grande, a maioria dos pontos turísticos são bem próximos e dois ou três dias é tempo suficiente para conhecer tudo com calma. O que fazer em Atenas? Se você curte lugares históricos, ruínas e sítios arqueológicos, vai descobrir que só tem atrações incríveis para visitar na capital grega.

Se você vai ficar 2 dias por lá, dá para conhecer os pontos turísticos mais importantes. Para te ajudar, compartilho meu roteiro de 2 dias por Atenas. Veja só:

O que fazer em Atenas? Dia 1

Acrópole

o que fazer em atenas
Pathernon ao fundo

Sugiro que acorde cedo no primeiro dia e já vá para Acrópole. O valor do ingresso é 12 euros, mas menores de 18 anos ou estudantes da união européia não pagam nada (valores de 2015). Esse ingresso vale por 4 dias e pode ser usado para entrar na Acrópole e em alguns outros pontos turísticos, sendo uma entrada em cada local.

Acrópole começou a ser construída em 450a.c e servia como proteção contra os invasores. O principal templo de Acrópole é o Pathernon, mas lá também se encontram vários outros, como Erecteion e Propileu, além do teatro de Dionísio e uma vista maravilhosa da cidade.

o que fazer em atenas
Teatro de Dionisio

Também existe o Museu da Acrópole, que nós não fizemos questão de conhecer. Sei que o ingresso custa 5 euros (o ingresso da Acrópole não vale para o museu), e quem já foi lá recomenda visitar o museu primeiro, antes das outras atrações.

o que fazer em atenas
Vista da cidade em Acrópole

Ágora Antiga

o que fazer em atenas
Templo de Hefesto

Saímos da Acrópole e fomos andando meio sem rumo, então encontramos a Ágora Antiga, que era o centro político e democrático de Atenas. As Ágoras eram praças da Atenas antiga, onde as pessoas se encontravam para tomar importantes decisões políticas, administrativas e outras. Elas também eram centros religiosos e culturais.

A Ágora Antiga era o coração de Atenas Antiga, e hoje você encontra ali o Templo de Hefesto, considerado o templo mais bem preservado do mundo! Além de diversas outras ruínas e locais interessantes, você também pode visitar o Museu da Ágora Antiga, que fica em um edifício lindíssimo. Lá você vai encontrar diversos objetos que foram encontrados durante as escavações da Ágora, que começaram em 1859.

Bairro Monastiraki

De noite, fomos explorar um pouco o bairro de Monastiraki, um lugar bem gostosinho para andar, comer e fazer comprinhas. Existem algumas ruas com vários restaurantes, além de várias lojinhas de souvenir, roupas, jóias e outras.

No meio de tudo isso está a Praça Monastiraki, que foi o lugar de Atenas que menos gostei. Eu já tinha visto algumas pessoas falarem que lá não é muito seguro, então já cheguei um pouco preocupada —mas não vi nada demais acontecendo durante o pouco tempo que fiquei ali. Além disso a praça estava lotada, super suja e eu vi um rato gigante lá.

Um motivo pelo qual vale a pena visitar a praça é que durante a noite você vai ter uma vista ma-ra-vi-lho-sa da Acrópole lá no alto, toda iluminada!

Não se esqueça de contratar o seguro viagem obrigatório para a Europa! Encontre o melhor preço na Real Seguros!

seguro viagem buenos aires

O que fazer em Atenas? Dia 2

Parlamento e troca de guardas

o que fazer em atenas
Parlamento

No segundo dia fomos andando até a Praça Syntagma, uma das principais praças de Atenas. Na frente dela fica o Parlamento, sede do Poder Legislativo da Grécia. O edifício onde hoje funciona o Parlamento já foi residência da família real grega.

Também é ali onde ocorre a troca de guardas, uma atração bem divertida. A troca “oficial” acontece todo domingo, às 11h da manhã. Porém, diariamente e de hora em hora acontece uma pequena cerimônia.

o que fazer em atenas
Troca de guardas

Parque National Gardens

o que fazer em atenas

Saindo da praça nós queríamos ir para o Templo de Zeus, e acabamos encontrando um parque lindo no meio do caminho, o National Gardens. É um parque/jardim botânico bem grande, tranquilo e com alguns animaizinhos (vimos tartarugas e algumas aves). Lá você pode encontrar diversas espécies raras de plantas e pássaros. O Parque National Gardens fica entre o Parlamento e o Templo de Zeus.

o que fazer em atenas

Templo de Zeus

o que fazer em atenas

O Templo de Zeus é mais um dos locais que você pode entrar com o ingresso da Acrópole. Quando chegamos lá, o sol estava começando a se pôr e estava maravilhoso! Recomendo muito a visita mais para o finzinho da tarde. Essa é uma visita bem rapidinha, já que o templo é a única atração. Depois voltamos para Monastiraki andando para conhecer um pouco mais da cidade. Entre a praça Syntagma e a Monastiraki, passamos por uma pracinha com uma igrejinha e uma rua com váaaarias lojas, inclusive algumas de marca.

o que fazer em atenas

Nós saímos do Templo de Zeus e voltamos para Monastiraki andando, para conhecer um pouco mais da cidade. No meio do caminho passamos por uma igrejinha chamada Igreja de Panaghia Kapnikarea, e perto dela encontramos vários restaurantes e lojas. Outro lugar muito legal para passear durante a noite!

Estas são as principais atrações de Atenas, na Grécia. Se tiver mais tempo na cidade, com certeza conseguirá conhecer outros lugares históricos e incríveis. Mas se está precisando de um roteiro de 2 dias, agora já sabe o que fazer em Atenas! Também quer conhecer as ilhas gregas? Então leia outros posts sobre a Grécia aqui no blog =)


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Escreva um comentário