Viajar sozinho é uma experiência muito enriquecedora, mas que dá um friozinho na barriga de qualquer pessoa — principalmente se for a primeira vez. A gente fica em dúvida se vai ser legal, se vamos fazer amigos, se vai ser seguro… São tantos “se”, que muitas vezes a viagem nem sai do papel.

Eu já vou dizendo que esse não é meu tipo de viagem favorito, como contei lá em um episódio do Desembarque Podcast. Mas com certeza eu prefiro viajar sozinha do que deixar de viajar! Até porque essa é uma oportunidade única de autoconhecimento, de sair da zona de conforto e de superar medos e inseguranças.

Se você está pensando em viajar sozinho, seja por falta de companhia ou porque sempre sonhou em viver essa experiência, aproveite as dicas a seguir:

Melhores lugares para viajar sozinho (a)

Antes de começar esse post, quero te convidar a escutar o Desembarque Podcast, feito por mim e pela Alyssa Prado. No segundo episódio a gente contou nossas experiências viajando sozinhas, os perrengues, as dicas de segurança e o melhor destino, na nossa opinião.

Dá um play aí enquanto lê, ou então nos escute em sua plataforma de música/podcast preferida.

Eu acredito que qualquer lugar pode ser um bom lugar para viajar sozinho, mas é claro que existem alguns mais interessantes que outros. Alguns destinos são considerados mais seguros, outros mais fáceis de se locomover e ainda tem aqueles que são “fáceis” de se conhecer.

Você não vai encontrar por aqui destinos que são considerados românticos, por exemplo, mas eu quero deixar bem claro que qualquer lugar vai ser incrível se você quiser conhecer. Então só vai!

Disney

viajar sozinho

Vou começar com a Disney, que é meu lugar favorito no mundo. Eu tive a oportunidade de trabalhar na Disney em Orlando, e durante esse período acabei curtindo bastante os parques sozinha e foi INCRÍVEL!

Eu sei que é mais comum ir para Orlando com a família, em casal ou com amigos, mas se você conha em conhecer a Disney e só tem a oportunidade de ir sozinho, pode ter certeza que você vai aproveitar muito — até mais do que aproveitaria acompanhado.

Coisas para fazer em Orlando é o que não falta, e é ótimo poder curtir os parques no seu tempo, ficar na fila apenas das atrações que você quiser e viver essa experiência do seu jeito.

Londres

viajar sozinho

Minha primeira viagem sozinha foi para Londres e foi muito tranquilo. Além de ser uma cidade considerada bastante segura, é muito fácil se locomover por lá e as atrações são incríveis!

Eu passei alguns perrengues para sair e voltar para o aeroporto, e contei tudo lá no podcast, mas tirando isso foi uma viagem dos sonhos e eu recomendo muito!

São Paulo

Também já viajei sozinha para São Paulo e amei! São Paulo é uma das minhas cidades favoritas da vida, e eu acho incrível o tanto de coisa que tem para fazer por lá.

A locomoção por transporte público é super tranquila e existem vários hostels em SP para quem quer fazer amigos ou apenas se hospedar em um local barato.

O melhor é que você pode curtir a cidade do seu jeito, conhecendo os lugares que tem mais a ver com você e comendo muito bem!

Nova York

new york

Essa foi a dica que a Alyssa deu no episódio sobre viajar sozinha do Desembarque Podcast. Apesar de eu nunca ter ido lá sozinha, eu concordo com TUDO que ela disse. É uma cidade incrível, cheia de atrações, fácil de andar e que nunca permite que você se sinta sozinho.

Nova York é uma cidade tão completa que quando você está lá não precisa de mais nada e ninguém! Tudo pra mim <3

Foz do Iguaçu

Fiquei pensando em outras cidades brasileiras que conheço e Foz do Iguaçu é o destino perfeito para quem quer viajar sozinho.

Além de lugares maravilhosos e da possibilidade de conhecer outros dois países na fronteira, em Foz é muito comum fazer os passeios com agências de turismo — uma boa oportunidade para fazer amizades e para nunca se sentir só.

Deserto do Atacama

geyser del tatio

Assim como em Foz do Iguaçu, no Deserto do Atacama o mais indicado é fazer os passeios com uma agência de confiança. Por isso, é muito fácil fazer amizades durante a viagem e ainda conhecer gente do mundo inteiro.

O Atacama é um lugar muito gostoso e tranquilo de se conhecer, as pessoas são incríveis e você vai aproveitar muito independente de companhia!

Dicas de segurança para viajar sozinho (a)

Qualquer viagem exige que a gente fique atento à nossa segurança, mas isso é ainda mais importante quando você viaja sozinho. Nós compartilhamos algumas dicas lá no podcast, como sempre informar uma pessoa de confiança sobre seu roteiro e perguntar na recepção da sua hospedagem se os arredores são seguros e se eles têm alguma dica.

Além disso, outras dicas fundamentais:

  • cuidado com a exposição online: evite postar e marcar em tempo real os lugares que você está visitando;
  • faça um seguro viagem e mantenha a carteirinha junto de seus documentos;
  • dica de mãe: não aceite bebidas ou comida de estranhos;
  • pesquise muito sobre o destino antes de viajar;
  • escolha uma hospedagem em uma localização mais segura da cidade;
  • evite andar com todo seu dinheiro: deixe sempre um cartão de crédito ou uma reserva de emergência no hostel. Isso pode salvar sua viagem!

Você tem outras dicas importantes de segurança em viagens? Já viajou sozinho ou tem vontade? Para qual destino? Deixe um comentário e me conte tudo!


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

13 Comentários

  1. Pingback: Episódio 2: Viajar sozinho - Desembarque Podcast

  2. Adoro a ideia de viagens solo para grandes metrópoles. Você sempre tem muita coisa para fazer e acaba conhecendo outros turistas. Minha mãe foi para o Atacama sozinha e acabou fazendo várias amizades de viagem com os colegas de passeios 😉

  3. Oii! Adorei as dicas! Eu ainda não viajei sozinha, mas já dei altos roles em São Paulo somente com a minha companhia e era muito bom! Abraços!

  4. Viajar sempre é uma delícia, mas viajar sozinha te da ainda a oportunidade de se descobrir mais. Eu amo viajar com mais pessoas, mas acho essencial fazer algumas viagens sozinha volta e meia. 🙂
    Muito legal teu post!

    • Débora Resende Responder

      Concordo demais! Eu amo viajar acompanhada, mas viajar sozinha é uma experiência única, né?

  5. Viajar sozinho é sempre uma grande descoberta e depois que começamos não queremos mais parar. Eu daria também a dica de sempre confiar na sua intuição!

  6. Adorei essas suas dicas de viajar sozinho principalmente com segurança. Aliás viajar é sempre bom . Até quando é viagem de trabalho eu gosto. Mas confesso que apesar de já ter feito algumas sozinhas, sinto falta do meu companheiro de sempre quando ele não pode ir. Rsrs

    • Débora Resende Responder

      As duas experiências são muito gostosas, né? Tanto viajar sozinha quanto acompanhada 🙂

  7. Eu AMO viajar sozinha! Melhor jeito kkkkkk vc só faz o q quer, do jeito q quer, na ordem q quiser, sem dar satisfação ou se preocupar com ninguém! A turistagem é até mais rápida então dá pra conhecer mais coisas na viagem, sem perder tempo de manhã se arrumando pra sair ou na hora d tomar banho a noite antes d dormir por ex. Mas vale dizer que eu amo ficar sozinha e preciso de silêncio, d um tempo só meu – ter companhia 24 horas por dia, 7 dias da semana é a morte pra mim!

    • Débora Resende Responder

      É verdade! Eu nunca tinha pensado por esse lado, de ser mais rápido. É um ponto super positivo também, né?

Escreva um comentário