fbpx

Falar sobre seguro viagem aqui no blog não é nenhuma novidade, mas nunca falei sobre seguro viagem nacional e tenho certeza que esse é um assunto que muita gente desconhece.

Qualquer pessoa que planeja sua viagem deve pensar não só em seu conforto, mas também em sua segurança para aproveitar da melhor maneira possível. Para destinos aqui no Brasil, o seguro viagem nacional tem grande importância para o viajante.

O seguro para viagens internacionais costuma ser mais frequentemente contratado, principalmente devido ao fato de que em alguns países esse recurso é obrigatório, como no caso dos que fazem parte do Tratado de Schengen.

Por não ser obrigatório, o seguro viagem nacional acaba passando despercebido e as pessoas acabam deixando de aproveitar seus benefícios por falta de conhecimento.

Neste post eu vou te contar algumas informações importantes sobre este recurso, quais os seus benefícios e como você pode contrata-lo.

O que é o seguro viagem nacional?

O seguro viagem nacional vai funcionar como um plano de saúde, mas com diversos outros benefícios que vão além de serviços médicos, como indenização em caso de extravio de bagagem, assistência jurídica, etc.

Ele garante ao viajante uma assistência médica e odontológica, além de diversos benefícios durante a sua viagem, para que se utilize em qualquer imprevisto ou emergência.

Existem valores determinados dentro da cobertura do seguro, de acordo com o plano escolhido. Os seguros viagem nacionais são válidos para destinos dentro do Brasil, a partir de 100 km de distância da residência do contratante.

Com as apólices do seguro, a assistência pode ocorrer de duas formas: em um hospital conveniado que é indicado pela seguradora, sem precisar pagar nada por isso; ou em um hospital de sua preferência, pagando a conta total do atendimento e recebendo o reembolso por parte da seguradora posteriormente.

É muito importante prestar atenção nesse detalhe antes de fazer a compra de seu seguro, para evitar qualquer surpresa se precisar usá-lo. Também é fundamental verificar se o plano contratado cobra franquia a cada uso.

Quais os outros benefícios do seguro viagem nacional?

extravio de bagagem

Existem outros casos em que o seguro de viagens para dentro do Brasil pode ser bastante útil ao viajante. É por isso que ele é vantajoso até mesmo para quem possui plano de saúde.

Importante: nem todos os planos oferecem todos estes benefícios. É fundamental conferir quais são as coberturas de cada plano antes de fazer sua escolha.

Assessoria durante a viagem

Algumas seguradoras oferecem o serviço de assessoria durante a viagem, para ajudar o passageiro com problemas como perda de documentos, transmissão de mensagens urgentes, assistência na localização de bagagens, entre outros.

Indenização em casos de incidentes

Quando se realiza uma viagem, todos estão sujeitos a passar por problemas indesejados, como os que ocorrem com as companhias aéreas (perdas ou cancelamentos de voos, extravio de bagagens, entre outros).

São situações que demandam tempo, trabalho e uma enorme burocracia para que sejam resolvidos quando não se tem o apoio de uma seguradora. A garantia do seguro é estipular um tempo para as empresas aéreas resolverem a situação e ainda a opção de indenização devido aos transtornos causados por estes incidentes.

Cuidados com os animais de estimação

Ainda que não seja oferecido por todas as seguradoras no Brasil, este recurso é um grande diferencial na hora da escolha do seu seguro viagem nacional. Quando não se tem a opção de deixar o seu pet com seus familiares e amigos, é possível deixa-los em um hotel para animais de estimação oferecido pelas seguradoras.

É um investimento que vale a pena quando se tem a segurança de deixar seus animais em boas mãos e sendo bem cuidados.

Regresso sanitário e seguro invalidez

Trata-se de uma indenização das despesas com translado de retorno do viajante ao seu local de origem. É utilizado quando ele não possui condições de retornar a sua residência como passageiro regular devido a algum acidente pessoal ou enfermidade.

Nesses casos, o seguro ainda cobre a viagem de um familiar, pagando a passagem e a hospedagem.

A maioria dos seguros também oferece uma indenização por invalidez permanente por acidente, assim como seguro de vida em caso de morte acidental.

Assistência jurídica

Alguns seguros nacionais oferecem assistência jurídica caso o passageiro se envolva em um acidente de trânsito, inclusive pagando a fiança em casos mais graves.

Qual o melhor seguro nacional?

Existem diversas seguradoras no Brasil que oferecem serviços de qualidade e com bons preços. É necessário realizar uma busca para que a escolha seja a melhor possível.

Deve ser levado em conta não somente o preço, mas também os tipos de benefícios oferecidos por cada empresa — até porque, os seguros nacionais costumam ser bem baratinhos.

Com isto, você pode evitar gastos não planejados, se resguardar em situações de imprevistos, obter uma maior facilidade e segurança em viagem, dentre outros aspectos importantes.

É muito difícil citar o melhor seguro viagem, já que isso vai depender de diversos fatores. O ideal é você analisar o que cada plano cobre e quais são os valores de cobertura, e assim escolher o que se adequa melhor à sua realidade e às suas necessidades.

Como comprar o seguro viagem nacional?

Você pode comprar seu seguro viagem nacional diretamente no site da seguradora de sua preferência, ou em um comparador de seguros.

Eu recomendo o site da Seguros Promo, que é um comparador super prático e confiável. Em uma única pesquisa você tem acesso a diversos planos, de diversas seguradoras, podendo comparar o preço e as coberturas de cada um.

E como há uma procura muito grande, eles conseguem negociar preços diretamente com as seguradores e oferecer os menores valores do mercado. É possível encontrar um bom plano de seguro viagem nacional por cerca de R$5 por dia!

Para fazer sua pesquisa na Seguros Promo você só precisa informar o destino da sua viagem, seu local de origem, nome, email e celular. É muito simples e rápido!

Você pode ainda comparar em detalhes os serviços de quatro empresas diferentes, abertas lado a lado, para que facilite a sua escolha dentro dos aspectos que considera importantes para sua viagem.

A Seguros Promo oferece diversos cupons de desconto durante todo o ano, e a facilidade de realizar o seu pagamento por meio de boleto bancário. Se preferir, também é possível pagar pelo cartão de crédito e parcelar sua compra.

Se quer mais informações e dicas ou até mesmo um passo a passo para comprar seu seguro, aqui no blog tem um post bem completo sobre a Seguros Promo, onde eu conto minha experiência com o site e te mostro como comprar por lá!


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

4 Comentários

  1. Olha só! Sempre fiz o seguro para viagens internacionais e nunca me liguei no seguro nacional! Com crianças então, super importante! Valeu a dica!

  2. q interessante, não sabia que tinha essa opção para deixar o animal de estimação em um lugar seguro, vou pesquisar mais a respeito pois conheço varias pessoas q viajam e tem dificuldades em achar um lugar para o bichinho

  3. Que legal você falar de seguro viagem nacional, meu plano só cobre meu estado e eu estava com muita dúvida de como fazer, porque um dos meus amigos de viagem tem uma condição que precisa de um acompanhamento médico garantido. Obrigada!

  4. Achei esse post super importante pq realmente o seguro nacional ainda é pouco conhecido e utilizado, eu mesma apesar de conhecer , nunca contratei em viagens nacionais , só internacionais, mas acho q depois de ler seu post vou ter que repensar .

Escreva um comentário