Já é “tradição” aqui no blog: todo ano eu faço uma retrospectiva de viagens para mostrar os destinos que eu visitei e dar ideias de lugares para vocês conhecerem no próximo ano. Esse ano não poderia ser diferente, já que fiz algumas das viagens mais especiais da minha vida! Espero trazer um pouco de inspiração para todos que nos acompanharam esse ano, e quero desejar um 2020 cheio de lugares e experiências incríveis para nós <3

Minha retrospectiva + destinos para conhecer em 2020

Orlando

orlando disney 2020

2019 começou da forma mais especial possível: eu estava fazendo um intercâmbio de trabalho na Disney e passei a virada do ano assistindo aos fogos do Magic Kingdom. No dia 30 de dezembro eu havia trabalhado no parque durante o show, e no dia 31 eu assisti de longe no resort Polynesian e foi perfeito!

Passei o mês de janeiro inteiro em Orlando, trabalhando e curtindo os parques. Esse era um sonho antigo e foi incrível. Se você quer trabalhar na Disney ou apenas viajar para Orlando a passeio, aproveita que tem MUITO conteúdo legal aqui no blog e também no youtube.

Nova York

nova york 2020

E para fechar meu intercâmbio, passei alguns dias em Nova York antes de voltar para o Brasil. Foi uma viagem inesquecível, pois minha avó estava comigo — além de outras pessoas muito especiais.

Minha avó sempre sonhou em viajar e conhecer outros países, e acho que foi ela que plantou essa sementinha na minha cabeça. Estar ao lado dela na primeira viagem internacional foi tudo para mim! E ainda na minha cidade favorita do mundo ❤

Nova York é um destino que eu recomendo para qualquer pessoa. É uma cidade encantadora, com muitas atrações para todos os gostos, paisagens lindas e lugares incríveis para visitar. Parece coisa de filme mesmo, ou um sonho!

Congonhas

congonhas 2020

Saindo de Nova York para uma cidade que não poderia ser mais diferente… Em julho nós fizemos uma viagem de carro que durou quase 30 dias. A ideia inicial era passar pela Estrada Real, mas decidimos fazer uns desvios no caminho e o roteiro ficou demais!

A primeira parada foi Congonhas, uma cidadezinha histórica muito linda e bem importante culturalmente. É um destino muito legal para os fãs de arte e de história. A cidade fica perto de Belo Horizonte e dá para conhecer em um dia, já que é pequena e as atrações ficam bem próximas umas das outras. Se quiser conhecer um pouco das obras de Aleijadinho, vale a pena conhecer Congonhas!

Tiradentes

o que fazer em tiradentes 2020

Depois fomos para uma das cidades mais famosas e importantes de Minas Gerais: Tiradentes. Além de sua importância histórica, é um lugar lindo, com muita coisa legal para fazer e muitas delícias para experimentar.

Recomendo Tiradentes para quem gosta de boa gastronomia, para quem curte lugares históricos e passeios diferentes, como andar de Maria Fumaça. O mais legal é que você pode conhecer várias cidades em uma única viagem.

Além de São João del Rey, ali perto também fica Bichinho, um “vilarejo” com museus e muitas lojas de artesanato. Ainda, você pode passar pelo marco zero da Estrada Real que fica em Santa Cruz de Minas, a menor cidade mineira, e ainda curtir umas cachoeiras!

São Thomé das Letras

sao thome das letras 2020

Eu sempre ouvi falar muito bem de São Thomé das Letras, mas não imaginava que iria me apaixonar tanto pela cidade. É o lugar mais “good vibes” que já conheci, e eu realmente consegui sentir a energia da natureza e das pessoas ali.

Além da energia, é um destino incrível para quem curte ecoturismo, cachoeiras, pôr do sol, comida gostosa, cidade pequena… Dá para relaxar bastante e passar por várias paisagens lindíssimas, seja sozinho, em casal, com a família ou amigos.

Monte Verde

o que fazer em monte verde 2020

Monte Verde é um destino que está bastante popular nos últimos anos. Talvez por ser uma cidadezinha linda, pelo clima frio, pelas comidas gostosas… É um destino que você consegue conhecer em um fim de semana, porque não tem tanta coisa para fazer.

Mas se você gosta de comer bem, de descansar em uma boa pousada, de andar em lojinhas e comprar produtos típicos, vai ter muito o que fazer em Monte Verde. Vale muito a pena se programar para conhecer esse destino em 2020. Se curte frio, aproveite o inverno gelado por lá! Se não, dê preferência para ir no verão, pois a cidade é bem fresquinha quase o ano todo.

Campos do Jordão

campos do jordão 2020

Antes de fazer essa viagem, eu achava que Campos do Jordão e Monte Verde eram cidades bem parecidas e quase me arrependi de colocar as duas no mesmo roteiro. Mas depois fiquei muito feliz, porque na verdade são destinos bem diferentes. As cidades têm sim suas semelhanças: o frio, a boa gastronomia, o fondue, os preços altos, as pousadas maravilhosas…

Mas as atrações turísticas são bem diferentes, além de Campos do Jordão ser muito maior que Monte Verde. Para conhecer Campos é preciso ter pelo menos 3 dias, já que existem várias atrações turísticas como museus, palácios, parques, jardins, teleférico… Tem diversão para todas as idades, além de paisagens surpreendentes.

Paraty

Paraty é uma cidade muito legal, que mistura praia e história e consegue agradar muita gente. É um lugar pequenininho, mas cheio de possibilidades. Dá para fazer muitos passeios para conhecer várias praias e ilhas na região, dá para comer muito bem, para apreciar a arquitetura local e para visitar cidades vizinhas, como Trindade.

Eu gostei muito e adoraria voltar a Paraty para ficar mais tempo, e acho que vale muito a pena curtir um pouquinho de 2020 nesse destino!

Angra dos Reis e Ilha Grande

Angra dos Reis e Ilha Grande também eram destinos que eu tinha muita vontade de conhecer, e aproveitamos que estaríamos em Paraty para passar alguns dias por lá também. Nos hospedamos em Angra dos Reis, mas sinceramente não curti muito a cidade. Lá nós pegamos um passeio de barco que passou em várias praias de Ilha Grande e eu amei!

Dá próxima vez eu gostaria de me hospedar em Ilha Grande e fazer mais passeios por lá, porque a beleza dessa ilha é surreal! Se você gosta de praia, de mar azul turquesa, de passeio de barco e de mergulho, você PRECISA conhecer Ilha Grande.

Petrópolis

o que fazer em petropolis 2020

Nossa viagem de quase 30 dias de carro terminou em Petrópolis, cidade que também faz parte da Estrada Real. Nós decidimos colocar esse destino no roteiro de última hora, já que passaríamos por lá na volta de Angra para BH, e achamos que valia a pena parar por duas noites. E valeu MUITO a pena, viu?

Eu não esperava que ia gostar tanto de Petrópolis, mas fiquei apaixonada. Eu amo cidades históricas e museus de história, então foi incrível estar ali. Entrar no Palácio onde a família real viveu, ver suas roupas, seus móveis, seus objetos pessoais… Entrar na casa de outras pessoas famosas, como Santos Dumont, e em diversos outros lugares históricos foi uma experiência incrível para mim!

Além disso, a cidade é uma graça e é bem fácil de conhecer. Visitamos muito lugares em um único dia e fizemos tudo a pé. Isso sem falar que nos hospedamos em um casarão do século XIX, que experiência!

Deserto do Atacama

deserto atacama 2020

Para fechar o ano com chave de ouro, passamos 5 dias no Deserto do Atacama. Foi uma viagem bem intensa e cansativa, mas valeu tanto a pena. Foram 24 horas de viagem para ir, mais 24 horas para voltar, além de 9 passeios em 5 dias.  No fim estávamos exaustos fisicamente, mas com a alma renovada.

Todo mundo fala sobre as paisagens e os lugares maravilhosos que tem para conhecer no Atacama, mas vejo pouca gente falando do resto da experiência. O que fez essa viagem ser tão especial foi conhecer um monte de gente diferente, aprender sobre a cultura andina, conversar com os guias e conhecer suas histórias, comer bem, estar em um local tão rústico e fazer coisas que nunca havia feito antes (tipo nadar em uma lagoa onde é impossível afundar).

Poucos dias depois que a gente voltou começaram as ondas de protestos no Chile, e sei que muita gente ficou com medo de viajar para o país depois disso. Mas o que os moradores e os turistas que foram para lá depois disso dizem é que está tranquilo e que é possível curtir a viagem sem transtornos. Então sim, eu recomendo DEMAIS o Deserto do Atacama como um destino para conhecer em 2020.

Apesar de ter feito poucas viagens em 2019, conheci muitos destinos incríveis e vivi experiências que fizeram o ano valer muito a pena. Espero que 2020 seja tão especial para todos nós como este último ano foi para mim. Obrigada por acompanhar nosso trabalho! Desejo um ano novo cheio de viagens e sonhos realizados.


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

Escreva um comentário