O Deserto do Atacama vai te proporcionar uma das viagens mais lindas da sua vida, mas também uma das mais cansativas. Por isso, é bom reservar um tempinho para relaxar e repor as energias para conseguir aproveitar os passeios ao máximo. O local mais indicado para quem precisa descansar um pouco são as Termas de Puritama!

Quer saber tudo sobre esse passeio no Atacama? Aproveite as informações a seguir:

O que são as Termas de Puritama no Atacama?

As Termas de Puritama são oito piscinas termais, com temperatura variando entre 28º e 34º, em um lugar lindo em meio à natureza. Esse local é propriedade de um dos hotéis mais luxuosos do Atacama, e uma de suas piscinas é reservada para os hóspedes. As outras são liberadas para todos os visitantes, e é permitido nadar.

É preciso pagar para entrar, e esse passeio tem um dos ingressos mais caros do Atacama. Nós pagamos 15 mil pesos chilenos (cerca de 80 reais), e esse valor deve ser pago na entrada em dinheiro. Em compensação, o preço do passeio em si (guia, transporte, etc) é um dos mais baratos.

Se quiser um orçamento com desconto para leitores do blog, entre em contato com a Destino Chile — empresa com a qual fizemos todos os nossos passeios!

As piscinas tem profundidades diferentes, então é interessante caminhar um pouco e dar uma olhada em algumas antes de escolher onde ficar. Você também pode entrar um pouquinho em cada, se quiser. Nós preferimos ficar em apenas uma, já que é bem complicado sair da água quentinha e enfrentar o frio do lado de fora.

As Termas de Puritama tem uma estrutura razoável. Tem vestiários femininos/masculinos, mas sem cabines individuais. Tem armários dentro desses vestiários, mas pelo que eu me lembre não é possível trancar. Em algumas piscinas há uma plataforma de madeira onde é possível deixar seus pertences. A única coisa que eu senti falta foi de um banheiro, que procurei bastante e não encontrei.

Termas de Puritama: como é o passeio?

passeio no atacama

Nós fizemos o passeio para as Termas de Puritama e todos os outros no Atacama com a agência Destino Chile. Eles combinaram de nos buscar no hostal entre 8h e 8h30, e o guia chegou por volta de 8h10. A van e o guia eram de uma empresa parceira da agência, e nós gostamos muito. Van novinha e super confortável, para 16 passageiros, com cinto de segurança para todos e caixinha de primeiros socorros.

Passamos por alguns lugares no centro de San Pedro para pegar outros passageiros e depois seguimos direto para as Termas.

A “viagem” até lá não dura mais que 40 minutos, é bem tranquilo. Chegamos cerca de 9h15, mas eles ainda estavam abrindo e tivemos que esperar um pouco. Fomos um dos primeiros grupos a chegar, o que é ótimo — assim dá para pegar as piscinas mais vazias por um tempo.

O guia nos contou um pouco sobre o local, nos deu instruções e nos deixou livre para fazermos o que quiséssemos. O horário marcado para nos encontramos na van para retornar a San Pedro foi 12h, tempo suficiente para aproveitarmos tudo.

Nós passamos direto pelas piscinas que ficam mais próximas da entrada e descemos até uma das últimas, que estava vazia e foi onde entramos. Ficamos sozinhos por uns 5 minutos, e aí começaram a chegar outras pessoas. Essa piscina tinha uma boa profundidade, e quando ajoelhávamos ficávamos com água até o pescoço.

Vale a pena ir para as Termas de Puritama?

termas de puritama

Eu gostei muito desse passeio, e acho que vale a pena sim! É uma experiência bem diferente de qualquer outra no Atacama. O que eu achei mais legal é que nas Termas de Puritama você não fica limitado a admirar a paisagem, e pode interagir com ela.

Nadar nas piscinas termais é uma delícia, além de ser muito relaxante! E se você estiver pensando que é loucura entrar em uma piscina quente em pleno deserto, saiba que e manhã a temperatura é mais baixa e dá para sentir muito frio por lá. Além disso, há “bastante” vegetação e sombra nas Termas de Puritama, então fica ainda mais fresquinho.

Apesar do preço um pouquinho salgado, eu não descartaria esse passeio da minha viagem para o Atacama. Gostei muito e recomendo!

Quando ir?

A maioria das pessoas deixa esse passeio para os últimos dias de viagem, para descansar um pouco depois de dias bem cansativos e intensos. Nós fizemos no primeiro dia e não poderia ter sido melhor. Nossa viagem até o Atacama durou quase 24 horas e foi extremamente cansativa, então foi ótimo ter esse momento relax antes de começar o ritmo pesado de passeios.

Outra vantagem de fazer esse passeio nos primeiros dias é pela altitude. São 3.500 metros, que, apesar de muito alto, não está entre os lugares mais altos do Atacama. Mas o ponto principal é que esse passeio não exige muito esforço, então é interessante para quando ainda não se está acostumado com a altitude.

Porém, também é uma ótima opção para o último dia, ou mesmo para o meio da viagem. A verdade é que não tem hora ruim para descansar e relaxar um pouco no Atacama. Como eu disse lá no começo, essa provavelmente vai ser uma das viagens mais cansativas da sua vida, mas também vai ser uma das mais gratificantes!

passeios no atacama

O que levar para as Termas de Puritama?

Para qualquer passeio no Atacama, é recomendado levar uma mochilinha com itens básicos (hidratantes, protetor solar, chapéu, garrafa de água, snacks, etc).

Para as Termas de Puritama, é legal já ir vestido com roupas de banho. Assim você não perde tempo trocando ao chegar e aproveita as piscinas mais vazias. Além disso, não se esqueça de levar toalha e roupas íntimas para quando for trocar de roupa, e chinelo para sair da piscina (mas vá de calçado fechado!). Leve também uma sacola plástica para colocar as peças molhadas.

Termas de Puritama: de carro ou com agência?

deserto do atacama

Esse é um passeio possível de ser feito de carro, já que não fica muito longe de San Pedro de Atacama. É preciso ter experiência, pois não é fácil dirigir nas estradas do deserto, mas não é impossível.

Eu sempre prefiro fazer com agência, pois acho muito mais seguro e confortável. Fizemos com a Destino Chile, que é brasileira, tem atendimento em português e o pagamento pode ser parcelado. Eles nos buscaram no hotel (e na volta nos deixaram no centrinho da cidade), nos ajudaram a montar o roteiro e nos deram todo o suporte necessário durante a viagem.

Em um lugar com a estrutura “rústica” como o Atacama, eu acho importantíssimo estar acompanhado de um motorista experiente, um guia que conhece o local e outros profissionais que podem nos ajudar quando preciso.

Em resumo, eu acho que vale muito a pena tirar um tempinho para relaxar nas Termas de Puritama durante sua viagem para o Deserto do Atacama. É uma experiência deliciosa, que vai te fazer vivenciar o deserto mais seco do mundo de uma forma que você nunca imaginou antes.

vlogs de viagem atacama

Gostou das dicas? Então assista ao nosso vídeo no youtube para mais detalhes sobre esse passeio no Atacama!

  • Agradecemos a Destino Chile pela cortesia e garantimos que todas as informações e opiniões contidas aqui são verdadeiras e pessoais, baseadas na nossa experiência.

Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

5 Comentários

  1. Tem taaanto passeio pra fazer no Atacama q vira uma loucura selecionar o q fazer por lá né? nunca tem tempo o suficiente hehehe, mas nao imaginava um passeio mais tranquilo q nem esse das Termas de Puritama, pq sempre q penso em Atacama penso em mta caminhada, mto frio logo cedo e voltar pro hotel acabado no fim do dia hehehe

  2. A cada post que leio do Atacama, minha vontade aumenta de conhecer esse lugar.
    Essas termas me pareceu super legal e bem diferente das coisas que já li sobre o Atacama. Ótimas dicas!

  3. As Termas de Puritama são mesmo uma delícia. Seja para descansar da viagem ou dos dias de passeios “secos”no deserto, não pode ficar de fora de um roteiro pelo Atacama!

Escreva um comentário