Belo Horizonte é uma cidade muito gostosa e até tranquila, na minha opinião. Mas como qualquer capital brasileira, o ritmo acaba sendo um pouco pesado e corrido demais, não é mesmo? Por isso, conhecer cidades próximas ou se hospedar em hotéis fazenda perto de BH é uma excelente opção para quem quer desacelerar e descansar um pouco.

Seja em casal, com a família ou mesmo com amigos, há muitos lugares lindos para conhecer aqui pertinho — afinal, estamos em Minas Gerais, e o que não faltam são cidades incríveis para conhecer!

Cidades e hotéis fazenda perto de BH

Selecionei algumas cidades que ficam a menos de 2 horas de Belo Horizonte, assim é possível visitá-las em um feriado ou um fim de semana, sem que seja uma viagem cansativa.

1. Macacos

Macacos fica em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. É tão pertinho da capital que dá para ir todo fim de semana, se quiser. Talvez você tenha ouvido falar que parte da cidade está fechada por causa da Vale, mas a parte mais turística — que é mais alta e onde ficam as pousadas — está funcionando normalmente e fora de perigo.

Já tem um post aqui no blog com todas as dicas sobre Macacos e outro com várias sugestões de pousadas em Macacos, vale a pena conferir todos os detalhes.

Esse é um lugar que eu amo de paixão, é perfeito para um fim de semana bem relax, respirando o ar puro, tendo contato com a natureza e comendo em bons restaurantes. Vale muito a pena!

2. Brumadinho

hotéis fazenda perto de bh

Pensa em uma cidade que eu nunca dei nada por ela e me apaixonei depois de passar três dias por lá? Ano passado tive a oportunidade de fazer uma presstrip para Brumadinho e foi uma surpresa muito grata para mim! Passamos dois dias no Inhotim, com um guia que sabe tudo sobre o museu, e ainda conhecemos outros atrativos turísticos da cidade.

Também tem post aqui no blog, tanto sobre o Inhotim quanto sobre o que fazer em Brumadinho além do museu. Vale muito a pena ir até lá e passar pelo menos um fim de semana, ao invés de ir e voltar no mesmo dia.

Encontrei duas opções de hotéis fazenda em Brumadinho, com preços que considero bem acessíveis. Um deles é o Hotel Fazenda Horizonte Belo, com vista para as montanhas, piscina, bar, quartos com banheira de hidromassagem, café da manhã e muito mais. Outra opção é o Haras Pedra Lisa, com piscina, sauna, quadras, churrasqueira, passeios, café da manhã, entre outras comodidades.

3. Caeté

Um dos principais hotéis fazenda de Minas Gerais é o Tauá Resorts & Convention, que fica em Caeté e tem uma estrutura incrível. Piscinas, sauna, spa, academia, salão de jogos, campos de futebol, boate e até boliche… Eu estive lá há muitos anos, quando ainda era criança, e lembro que foi uma experiência muito gostosa!

A cidade faz parte da Estrada Real, e é muito famosa pela Serra da Piedade, seu principal ponto turístico. É um destino perfeito para quem quer descansar, para quem gosta de turismo religioso ou turismo de aventura, já que também existem várias cachoeiras e possibilidades de praticar esportes de aventura.

4. Sabará

Sabará fica tão perto de Belo Horizonte que eu não consigo acreditar que até hoje não conheço a cidade. São menos de 30 minutos de “viagem” (dá para chamar isso de viagem?) a partir da capital mineira. Sabará é uma cidade histórica e também faz parte da Estrada Real.

Entre seus atrativos estão algumas igrejas, museus e chafarizes. Além disso, o artesanato e a gastronomia são destaques da cidade, além de festivais temáticos que acontecem ali ao longo do ano.

Uma opção de hotel fazenda perto de BH é o Fonda Hotel Fazenda, em Sabará, com piscinas, equipe de entretenimento, passeios a cavalo, trilhas e muito mais!

5. Ouro Preto

cidades perto de bh

Ouro Preto é uma cidade muito famosa e, apesar de não ser uma das minhas favoritas no estado, é um destino que todo mundo deveria conhecer. Uma das principais cidades históricas do Brasil, Ouro Preto é um lugar lindo e tem bastante coisa para conhecer.

Confesso que não considero essa uma viagem para descansar o corpo, já que é preciso andar bastante e subir muita ladeira. Mas com certeza dá para relaxar a mente e se desligar um pouquinho. Estando ali, aproveite para visitar também a cidade de Mariana, sua vizinha.

E Ouro Preto não encontrei hotéis fazenda, de fato, mas encontrei hotéis/pousadas maravilhosos e com excelentes estruturas. Uma delas é a Pousada Chão de Minas, lindíssima, com salão de jogos, piscina com borda infinita (e uma vista DAQUELAS), café da manhã e muito mais! Também adorei o Hotel Solar do Rosário, parece ser incrível e super romântico, com piscinas, café da manhã, restaurante, vinhos…

6. Serra do Caraça

A Serra do Caraça em si não é uma cidade, e sim um pedacinho da Serra do Espinhaço, que fica nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara. Seu principal ponto turístico é o Santuário do Caraça, que, além de ser uma reserva florestal com trilhas, cachoeiras e muito contato com a natureza, ainda possui uma igreja, ruínas do antigo colégio e seminário que existia ali e um hotel.

Sim, é possível se hospedar no Hotel do Santuário do Caraça e viver uma experiência bem especial. A diária de fim de semana para duas pessoas, com café da manhã, almoço e jantar custa aproximadamente 400 reais. Se quiser se desconectar e descansar muito, essa opção é perfeita!

7. Serra do Cipó

A Serra do Cipó é a queridinha dos belorizontinos que amam cachoeiras, trilhas e esportes de aventura — além de muito sossego e tranquilidade. Vale muito a pena se aventurar pelo Parque Nacional da Serra do Cipó, ou só encontrar uma pousada legal para descansar e aproveitar os atrativos de mais fácil acesso. Tem opção para todos os gostos!

Não encontrei nenhum hotel fazenda na Serra do Cipó, mas gostei bastante da Pousada Anauê Cipó, que é bem bonita e parece ter uma estrutura excelente!

Outros hotéis fazenda perto de BH

Além dessas cidades perto de BH que são incríveis, existem algumas outras opções de hotéis fazenda a uma ou duas horas de carro da capital. Não vou falar das cidades em si, porque não as conheço, mas com certeza há atrações legais em todas elas, para quem quiser conhecer um lugar novo além de se divertir nos hotéis fazenda.

  • Hotel Fazenda Vale Amanhecer: localizado na cidade de Igarapé, a 50km da capital mineira, esse é um dos hotéis fazenda mais perto de BH. Com lagos, piscinas, passeios a cavalo, pesca, parquinho infantil e outros atrativos, não vai faltar coisa para fazer durante sua estadia ali.
  • Hotel Samba Itabirito: a pouco mais de 80km de Belo Horizonte, o Samba Itabirito parece um parque aquático, com várias piscinas e tobogãs, além de parquinho, lagos, café da manhã e muito mais!
  • Hotel Fazenda Moinho: na zona rural de Esmeraldas, a 40 e poucos quilômetros de Belo Horizonte, está o Hotel Fazenda Moinho, que tem um preço legal e ótima estrutura, com piscina, sauna, lago, muito verde, café da manhã e outros atrativos!
  • Pousada Fazenda Bocaina: em Inhaúma, a 90km de BH está uma “pousada fazenda”, um local bem simples mas que parece muito relaxante. Tem piscina, lago e muito contato com a natureza, mas zero luxo. O bom é que o preço é bem acessível!

Essas são as cidades e os hotéis fazenda perto de BH que eu recomendo para um fim de semana ou feriado prolongado. O que achou? Já visitou algum desses locais? Tem outro para recomendar? Deixa um comentário e vamos trocar experiências!


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

8 Comentários

  1. Nossa, a maioria listada eu não conhecia. Brumadinho só visitei Inhotim num bate e volta, mas quero voltar ainda para também me apaixonar, como você. E a Serra do Cipó está na minha lista de desejos já faz um tempinho rs

  2. Ótimas dicas…
    Já fiquei no Solar do Rosário e tivemos uma ótima experiência, foi muito bom conhecer Ouro Preto e depois descansar por lá! Estou doida para voltar para Minas e conhecer mais lugares especiais.
    Beijos

  3. Que dicas ótimas! Vira e mexe vou à BH a trabalho e agora tenho várias opções pra uma esticada deliciosa!

  4. Angela C S Anna Responder

    fui para ouro preto e simplesmente amei a cidade, muito charme e historia num so lugar! precisa reservar com antecedencia para n pagar caro demais

Escreva um comentário