O aluguel de carro em Orlando é um item fundamental para a maioria das viagens para a cidade. Confesso que existem alguns pontos negativos, mas há muitos outros pontos super positivos e um carro pode fazer toda a diferença na sua experiência em Orlando.

É uma cidade feita para carros, com pontos turísticos distantes uns dos outros, com um péssimo serviço de transporte público e com uma estrutura ridícula para quem está a pé. As avenidas são enormes — algumas com cerca de seis pistas; as faixas de pedestres são quase inexistentes e o sinal para pedestres fica aberto por 30 segundos e fechado por 3 minutos (inventei esses números, mas é mais ou menos por aí).

Ou seja, o aluguel de carro em Orlando pode facilitar muito sua vida por lá! Além disso, essa é a forma mais prática de ir até Miami, Tampa ou outras cidades próximas, fazendo sua viagem ainda mais completa.

Listarei a seguir tudo o que você precisa saber sobre o aluguel de carro em Orlando, tanto os pontos positivos quanto os negativos. Veja só:

Aluguel de carro X Transporte público X Motorista ou uber

Existem três opções básicas para se locomover em Orlando: alugar um carro, usar o transporte público ou contar com um motorista, seja particular ou via app (tipo uber). Cada um tem seus pontos positivos e negativos.

Transporte público em Orlando

Orlando é uma cidade onde todo mundo acaba dependendo muito de carros. O transporte público, apesar de ser barato, é muito fraco. Além de não existir metrô, as linhas de ônibus são muito grandes, o que faz com que você gaste horas para se deslocar de um ponto ao outro. Ainda, existem poucas linhas e elas não abrangem uma área muito grande da cidade.

Ou seja, se quiser andar de transporte público você vai acabar gastando muito tempo, tendo que andar muito e ficando muito limitado.

Para se deslocar de um dos parques da Disney até um shopping, como o Florida Mall, por exemplo, pode-se gastar até 2 horas e meia de ônibus, percurso que se gastaria 15 a 20 minutos de carro. Deu para entender porque essa é uma péssima opção?

Motorista e Uber em Orlando

Em Orlando existem muitas pessoas que trabalham como motorista “particular”, inclusive brasileiros. Além disso, o Uber é eficiente e razoavelmente barato e ainda há um app concorrente, tão bom quanto e com preços geralmente melhores: o Lyft.

Eu acho que andar de Lyft ou Uber em Orlando é uma excelente opção, talvez até mais econômica que alugar um carro. O único porém é que muitas vezes essa não vai ser a opção mais prática. No dia a dia, se você estiver indo do hotel para o outlet ou saindo de algum ponto turístico, é super tranquilo e barato pedir um carro por app.

Mas para ir embora de um parque, por exemplo, principalmente se for na hora em que ele estiver fechando e todo mundo estiver saindo, você vai ter que ter muita paciência e vai pagar caro por isso.

Já os motoristas “particulares” costumam cobrar preços bem maiores, mas a vantagem é que você pode combinar um horário e ele vai estar te esperando no local marcado.

Aluguel de carro em Orlando: vale a pena?

Já falei de outras opções de locomoção na cidade, mas ainda não falei do principal. Vale ou não vale a pena alugar carro em Orlando? Como eu disse, vale a pena, mas também há pontos negativos. Vou listar os prós e contras e você decide se vale a pena para você, pode ser?

Pontos positivos do aluguel de carro em Orlando

Praticidade e conforto

Na minha opinião, a principal vantagem do aluguel de carro em Orlando é a praticidade e o conforto que um veículo proporciona. Você pode usar o carro para ir para os parques e chegar rapidinho e na hora que quiser ir embora é só entrar no carro sem se preocupar com o preço do uber. Se quiser fazer compras, terá um porta malas inteiro para colocar suas coisas e depois pode chegar no hotel com calma e tirar tudo no seu ritmo ao invés de fazer isso correndo para liberar o motorista.

Além disso, você coloca quantas malas quiser dentro do carro para sair ou voltar ao aeroporto. Eu já tive problema com uber uma vez, pois eu e minha amiga estávamos com 3 malas grandes e 2 pequenas e, mesmo cabendo tudo no carro, ele se recusou a nos levar. Tivemos que cancelar a corrida, chamar outro carro e torcer para ele nos aceitar. Se estivéssemos de carro isso seria bem mais fácil!

Liberdade de horários

Outra grande vantagem é o fato de poder fazer tudo no seu ritmo e no horário que quiser. Alguns hotéis oferecem transporte para os parques, mas é com hora marcada e você não pode mudar isso. Então, se quiser chegar no parque antes dele abrir ou se quiser dormir um pouco a mais, não será possível. Se ficar exausto e quiser ir embora mais cedo, vai perder o ônibus do hotel.

Se estiver combinado horário com algum motorista e depois decidir ficar mais tempo no local (ou se quiser ir embora antes) não vai poder, pois é preciso cumprir o combinado. Se estiver de uber o horário não é um grande problema, a não ser que esteja na hora do “rush”.

Mas estando de carro esse processo acaba sendo mais simples e você tem 100% de liberdade para decidir seus horários, mudar seus planos ao longo do dia e fazer o que quiser!

Possibilidade de conhecer cidades próximas a Orlando

Se você tem vontade de conhecer Miami, de ir até o Bush Gardens em Tampa ou de visitar outras cidades da Flórida ou dos Estados Unidos, alugar um carro é a melhor opção para você. Pelo preço, pelo conforto e principalmente pela liberdade de fazer o que quiser na hora que quiser!

Sem preocupações com o dólar e melhores condições de pagamento

O uber nos EUA não aceita pagamento em dinheiro! Então, se essa for sua forma de locomoção na cidade, você precisa ter um cartão de crédito internacional e ainda vai ter que pagar IOF (além de pagar o preço do dólar praticado pelo cartão).

Se preferir alugar um carro, em alguns casos você consegue fugir dessas taxas e ainda é possível parcelar. Eu sempre alugo carro pela RentCars e algumas locadoras oferecem a opção de pagamento online. Ou seja, você paga ainda no Brasil, sem IOF, sem perigo do preço aumentar caso o dólar aumente (já que você vai pagar em real) e ainda é pode parcelar em várias vezes sem juros!

Pontos negativos do aluguel de carro em Orlando

Estacionamentos pagos

Na minha opinião, a maior desvantagem de alugar um carro em Orlando são os estacionamentos. Apesar da maioria dos hotéis da cidade possuir estacionamento gratuito, os hotéis da Disney cobram para parar lá dentro. Além disso, o estacionamento dos parques custa 25 dólares (ou mais, se quiser parar mais próximo da entrada).

Gastos

Além do aluguel do carro, é preciso calcular todos os outros gastos que o carro pode te dar. Eu acrescentaria o seguro, os estacionamentos e o combustível. No fim, alugar um carro provavelmente vai ser mais caro que andar de uber, aí é preciso analisar se o conforto, a praticidade e a liberdade fazem vale a pena para você.

Trânsito

Dizem que o trânsito de Orlando não é o melhor do mundo. Apesar das ruas e estradas serem excelentes, da sinalização ser ótima e da cidade ser toda pensada para os carros, também existem algumas “dificuldades”. As leis de trânsito podem ser diferentes do Brasil, então é preciso ter muita consciência do que está fazendo.

Além disso, existem motoristas do mundo inteiro e que também não conhecem todas as leis do país, e muita gente inexperiente acaba dirigindo na cidade pela falta de uma opção de locomoção melhor. E, claro, na alta temporada podem acontecer engarrafamentos (mas é impossível fugir deles mesmo estando de uber ou transporte público).

Aluguel de carro em Orlando: onde alugar e quanto custa?

aluguel de carro em orlando

Uma dica importante é alugar o carro com antecedência e pesquisar bastante os preços. Quanto antes você fizer sua reserva, mais barato vai pagar devido ao grande número de opções de veículos disponíveis. Outra dica valiosa é que as empresas costumam cobrar uma taxa alta para pessoas com menos de 25 anos, então o ideal é alugar no nome de alguém tenha uma idade maior que essa (e, obviamente, a pessoa precisa estar presente na viagem).

No site Rentcars é possível pesquisar as principais empresas de aluguel de carro em Orlando e escolher a melhor opção para sua viagem. Fiz uma simulação no site e encontrei valores a partir de R$85 na baixa temporada e R$125 na alta temporada.

  • Na Rentcars você tem a opção de parcelar em até 12 vezes sem juros e não paga o IOF, já que o pagamento é feito em reais. Mas não são todas as locadoras que aceitam essa forma de pagamento, tá? É essencial comparar os preços das locadoras e ficar atento às vantagens que cada uma oferece.

Outra vantagem é que você pode especificar o tipo de carro que quer alugar, a categoria e as comodidades que faz questão que o carro tenha. É possível, inclusive, alugar carros que cabem mais de 5 pessoas (esses são ótimos para quem tem muita bagagem, mesmo se tiver menos de 5 passageiros). Ah, não se esqueça de analisar a avaliação da locadora antes de fazer sua compra!

É importante lembrar que na hora de pesquisar seu aluguel de carros no site da RentCars, é preciso colocar a opção “aeroporto de Orlando” e não somente “Orlando”, pois você tem a possibilidade de pegar o carro ainda no aeroporto e facilitar a sua vida.

Quais documentos eu preciso para alugar carro em Orlando?

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de alugar um carro fora do Brasil, mas é mais fácil do que você imagina. Os documentos necessários são, apenas:

  • carteira de motorista brasileira válida;
  • passaporte;
  • cartão de crédito internacional;

O cartão é necessário para pagar uma “caução” que qualquer locadora cobra. Esse valor é devolvido após a devolução do carro em perfeito estado. Caso chegue alguma multa, o valor é cobrado nesse cartão.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário tirar uma habilitação internacional para alugar carro em Orlando.

A opção por um aluguel de carro em Orlando é a mais viável em relação a preços, comodidade, praticidade e segurança em sua viagem. Basta pesquisar e programar com antecedência para que sua viagem seja perfeita! Se gostou dessas dicas, tenho certeza que os outros posts sobre Orlando aqui no blog vão ajudar muito em seu planejamento =)


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

Escreva um comentário