Santiago é uma cidade incrível, cheia de coisas para fazer, lugares lindos, passeios legais, história, cultura, gastronomia… Apesar das atrações que mais chamam a atenção da maior parte dos turistas estarem próximas, mas em outras cidades, os pontos turísticos de Santiago também merecem muito ser visitados.

A cidade em si pode ser visitada em 2 dias, e é possível conhecer seus principais atrativos com bastante calma nesse tempo. Além disso, sugiro que reserve pelo menos outros três dias por lá para visitar o que há por perto. Conheça os pontos turísticos de Santiago, no Chile:

Pontos turísticos de Santiago, Chile

Os principais pontos turísticos de Santiago estão bem próximos uns dos outros, e é bem tranquilo conhecê-los por conta própria, caminhando e utilizando o metrô. É super fácil se locomover pela cidade! Para quem preferir fazer um city tour com agência, recomendamos a Destino Chile.

1. Cerro San Cristóbal

pontos turísticos de santiago

Não poderia começar por outra atração senão a minha preferida na cidade! O Cerro San Cristóbal é um dos pontos turísticos de Santiago mais famosos. Além de ser um lugar lindo e com atrações legais, lá do alto você terá uma vista maravilhosa da cidade. Ele é um parque bem grande e eu recomendo que reserve umas boas horas para conhecê-lo — além de dar preferência por um dia bonito para fazer a visita.

Funicular

pontos turísticos de santiago

Depois de comprar seu ingresso, você entra no funicular para subir até o cerro — e na volta você pode utilizá-lo para descer. O funicular é tipo um bondinho que anda sobre um trilho, e o passeio é bem rapidinho. Apesar de “bem simples”, é uma atração bem popular e tradicional em Santiago.

Teleférico

pontos turísticos de santiago

Outra atração no Cerro San Cristóbal é o teleférico — que, na minha opinião, vale MUITO a pena! Além de ser um passeio muito gostoso, lá do alto você vai ver a cidade de ângulos bem diferentes e não dá nem para explicar o quanto é lindo!

2. La Chascona – Casa Museu de Pablo Neruda

La Chascona é a casa de Pablo Neruda em Santiago, que hoje funciona como um museu que conta um pouco mais da história do poeta e suas coleções. Nós já havíamos conhecido a de Valparaíso e amamos, então quisemos conhecer também a de Santiago. Eu achei que vale muito a pena visitar as duas, já que elas são completamente diferentes e cada uma conta uma história.

Nós pagamos 7 mil pesos chilenos em janeiro de 2018. Infelizmente não é permitido fotografar ou filmar lá dentro, então você só tem noção de quão legais são as casas quando faz a visita mesmo.

3. Sky Costanera

pontos turísticos de santiago

O Sky Costanera é o prédio mais alto da América Latina, e é possível vê-lo a partir de vários pontos da cidade. Em seus primeiros andares funciona o Costanera Center, um shopping bem grande e com várias lojas legais. Os andares “do meio” são de escritórios e salas comerciais, e nos últimos está localizado um dos pontos turísticos mais desejados de Santiago, o mirante Sky Costanera. Com mais de 300 metros de altura e uma vista em 360°, é um lugar maravilhoso para admirar a cidade.

pontos turísticos de santiago

O ingresso custa 15 mil pesos por pessoa (cerca de 90 reais) e, sinceramente, eu achei MUITO caro, apesar de ser uma experiência legal. Mas eu tinha acabado de sair do Cerro San Cristóbal (com vistas maravilhosas tanto do parque quanto do teleférico) e nem consegui me surpreender tanto no Costanera.

Se tiver com o orçamento meio apertado ou se preferir gastar quase 90 reais em outra coisa (como comendo no restaurante giratório, que também tem uma vista alta maravilhosa e ainda tem comida), eu diria que não vai perder nada não indo no Sky Costanera. Mas se fizer questão de conhecê-lo, sugiro que vá no fim da tarde para ver o pôr do sol que é maravilhoso!!

pontos turísticos de santiago

4. Palácio La Moneda

O Palácio de La Moneda é um lugar lindíssimo, e é ali onde está a sede da presidência do Chile. É possível fazer uma visita guiada por seu interior nos dias de semana. Ela é gratuita, mas é preciso fazer o agendamento no site (com antecedência, pois as vagas são limitadas!).

pontos turísticos de santiago

Se não quiser fazer a visita, outro “atrativo” ali é a troca de guardas, que é uma cerimônia bem bonita e acontece em dias alternados, às 10h. O ideal é chegar alguns minutos antes, para encontrar um bom lugar para assistir.

pontos turísticos de santiago

5. Plaza de Armas

pontos turísticos de santiago

A Plaza de Armas está localizada no centro histórico de Santiago e, além de ser a principal praça da cidade, ela é considerada o “marco zero” de Santiago. Lá você vai encontrar vários artistas de rua e vendedores de agências de turismo que podem até ser um pouco incômodos. Além disso, existem várias atrações ao redor da praça, como a Catedral Metropolitana de Santiago que é lindíssima por dentro, o Museu Nacional do Chile que é pequenininho mas bem legal e algumas outras.

pontos turísticos de santiago

Dizem que a Plaza de Armas é um local um pouco mais perigoso e que muitos batedores de carteiras e golpistas ficam por lá esperando os turistas mais “distraídos”. Nós não vimos nada de errado, mas vale a dica de sempre, de ficar sempre atento e tomando cuidado com suas coisas.

  • Não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para o Chile! Faça cotações com a Real Seguros e com a Seguros Promo e tenha a certeza de que encontrará o melhor custo benefício!

6. Cerro Santa Lucia

Nós não conseguimos visitar o Cerro Santa Lucia, mas ele também é uma das atrações mais famosas de Santiago. Além de um parque urbano, ele possui praças, esculturas, mirantes e muitas escadas — haja pernas para turistar por Santiago, rs.

Pelas fotos que vi, ele parece menos bonito que o San Cristobal, mas talvez seja meio injusto eu falar isso sem ter conhecido. Acho que vale a pena visitar os dois, nós só não fomos porque já estávamos exaustos depois de 18 dias de viagem pela América do Sul (e havíamos programado de ir lá no último dia!).

O Ronaldo do blog Embarcando foi até lá e escreveu um post exclusivo sobre o Cerro Santa Lucia. Vale a pena conferir!

7. Museus

Para quem curte museus, Santiago possui algumas opções bem legais. O mais famoso é o Museu de Arte Pré-Colombiana, que fica no centro histórico da cidade. Tem também o Museu Nacional do Chile, que fica em frente à Plaza de Armas.

pontos turísticos de santiago
Museu Nacional do Chile

O Museu Interativo Mirador é bem interessante para as crianças. Outras opções interessantes são o Museu de História Natural, o Museu da Moda e o Museu da Memória e dos Direitos Humanos.

  • Não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para o Chile! Faça uma cotação com a Real Seguros e com a Seguros Promo e tenha a certeza de que encontrará o melhor custo benefício!

Sugestão de roteiro de 2 dias em Santiago

Quando eu digo “2 dias em Santiago”, quero dizer apenas nos pontos turísticos de Santiago em si, ok? Existem muitos outros passeios que ficam próximos à cidade e que todo mundo aproveita para conhecer na mesma viagem, mas para isso é preciso ficar pelo menos 5 dias por lá.

Para os dias em que for conhecer Santiago, sugiro que monte o roteiro de acordo com a proximidade das atrações. Nós fizemos assim: no primeiro dia saímos tarde do hostel, almoçamos e depois começamos a turistar.

  • visitamos a casa de Pablo Neruda;
  • de lá fomos para o Cerro San Cristóbal onde passamos um bom tempo;
  • por fim fomos assistir ao pôr do sol no Sky Costanera;
pontos turísticos de santiago
Vista do Sky Costanera

Já no segundo dia, saímos mais cedo e fomos visitar o centro histórico da cidade:

  • nossa primeira parada foi o Palácio de La Moneda e a troca de guardas;
  • de lá fomos caminhando até o Museu Pré-Colombiano, mas decidimos não entrar;
  • seguimos até a Plaza de Armas, onde visitamos a Catedral e o Museu Nacional;
  • por fim, o objetivo era ir até o Cerro Santa Lucia;

O roteiro dos dois dias está bem tranquilo e dá para visitar as atrações citadas em poucas horas. Isso é ótimo, pois você pode conhecer tudo com calma, parar em um restaurante para almoçar e jantar e ainda encaixar outros pontos turísticos de Santiago que descobrir pelo caminho.

ASSISTA AO VLOG ONDE EU MOSTRO NOSSOS PASSEIOS EM SANTIAGO!

O que fazer nos arredores de Santiago

Além dos pontos turísticos de Santiago, existem muitos outros passeios que você pode fazer em cidades próximas — indo e voltando no mesmo dia. Veja algumas sugestões:

Cajón del Maipo

o que fazer em santiago

Não dá para ir a Santiago e não visitar o Cajón del Maipo! Essa é a minha atração favorita e eu recomendo para todo mundo, seja no verão, no inverno ou em qualquer estação. Não vou falar muito sobre ele pois já temos um post completíssimo aqui no blog. Nós fizemos esse passeio com a Destino Chile, e todos os outros detalhes você pode ler clicando aqui: Cajón del Maipo!

Valparaíso e Viña del Mar

Um passeio bem tradicional é o bate-volta até Valparaíso e Viña del Mar, duas cidades completamente diferentes mas igualmente incríveis! Também tem post sobre as duas aqui no blog:

Vinícolas

Não dá para ir ao Chile e não conhecer ao menos uma vinícola! Mesmo que você não goste de vinho, vale muito a pena fazer um tour guiado e conhecer um pouco mais dessa parte tão importante da cultura chilena.

Nós visitamos a vinícola Undurraga, gostamos bastante e também falamos sobre ela aqui! Outras bem famosas são a Concha y Toro e a vinícola Santa Rita. Mas essas não são as únicas vinícolas em Santiago, existem muitas opções nos arredores da cidade e você pode escolher a que lhe parecer mais interessante!

Neve em Santiago

Se quiser ver neve e esquiar durante sua viagem para Santiago, vale a pena visitar o Valle Nevado e/ou o Parque Farellones, que são as atrações de inverno mais famosas da capital chilena.

  • Vai visitar o Chile no inverno? Então leia nosso post com dicas importantíssimas para essa época do ano!

Estes são os principais pontos turísticos de Santiago, uma cidade incrível, com muito a oferecer e se tornou uma das minhas queridinhas no mundo inteiro! Se gostou das dicas, compartilhe esse post nas redes sociais e marque as pessoas que vão viajar com você para que elas possam conhecer também!


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

Escreva um comentário