Valparaíso é uma cidade portuária que fica a pouco mais de 100 km de Santiago. Muita gente aproveita a viagem até a capital chilena para fazer um bate-volta em Valparaíso e sua vizinha Viña del Mar. É uma ótima opção, já que as cidades não são muito grandes e é possível conhecer as duas em um único dia. Claro que se você tiver mais tempo e quiser passar um ou dois dias em cada cidade, encontrará coisas legais para fazer e lugares bonitos para ver. Neste post, vou falar sobre o que fazer em Valparaíso em algumas horas, para quem vai mesmo fazer um bate-volta.

Já tem um post aqui no blog sobre Viña del Mar e Valparaíso, dando dicas de como chegar e como aproveitar o passeio ao máximo. Em resumo, você pode chegar lá por conta própria de ônibus ou contratar uma agência como a Destino Chile para fazer um passeio guiado. Mas não deixe de ser o post para mais detalhes e dicas!

O que saber antes de visitar Valparaíso?

Valparaíso é uma cidade bem “peculiar”. Ela possui o porto mais importante do Chile e a sede do poder legislativo do país está localizada ali. Seu centro histórico é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. É uma cidade que pode perfeitamente ser visitada em meio dia, reservando a outra metade para Viña del Mar.

Uma coisa que achei bem legal em Valparaíso é que a cidade é bem colorida! Além de cada casinha ser pintada de uma cor, existem vários grafites espalhados pela cidade, que deixam tudo mais legal!

Ah, e como sempre, serei bem sincera: Valparaíso não é uma cidade muito bonita! A vista quando você está na cidade alta pode até ser incrível, mas a maior parte da cidade é bem feia e suja. Quando saímos da rodoviária ficamos até com um pouco de medo pelo fato de ser um local bem bagunçado, com muitos “camelôs” no meio da rua, gente gritando, sujeira… Mas, apesar disso, achei a cidade bem segura e tranquila.

“Mas você está me falando para visitar uma cidade feia e suja?” Sim! Apesar de não estar entre as cidades mais bonitas do mundo, Valparaíso é bem charmosa e tem algumas atrações bem legais. Além disso, é uma das cidades mais turísticas do Chile e tem uma cultura muito rica, além de grande importância para o país. Vale muito a pena a visita!

TENHA INTERNET 4G ILIMITADA NO CHILE COM A EASYSIM4U

O que fazer em Valparaíso?

ASSISTA AO VLOG DO NOSSO DIA EM VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR!
Nós fomos para Valparaíso por conta própria e eu acabei não pesquisando muito sobre a cidade, então ficamos meio perdidos quando chegamos lá. Não fizemos todos os passeios que vou citar aqui, até porque o calor estava demais e foi bem cansativo andar por lá, mas escrevendo esse post me arrependi de não ter conhecido alguns lugares.

Casa de Pablo Neruda — La Sebastiana

o que fazer em valparaíso

Minha atração favorita em Valparaíso é a casa museu de Pablo Neruda. Mesmo que você não conheça o escritor e suas obras, vale muito a pena a visita! Ela é conhecida como La Sebastiana e foi uma das três casas que Pablo Neruda tinha no Chile. As outras duas ficam em Santiago e em Isla Negra, eu conheci a de Santiago e é bem diferente — então vale muito a pena conhecer as duas (ou as três) se tiver a oportunidade.

A visita à casa/museu custa 7 mil pesos chilenos, com direito a um áudio guia para conhecer um pouco mais da história do escritor e de cada cômodo e peça que ele tinha em sua coleção. Eu achei incrível poder imaginar como era a vida dele em cada um daqueles cômodos. Isso sem falar que Neruda era um tanto quanto “exótico” e todos os seus móveis ou itens decorativos são bem diferentes e possuem uma história legal. A maior parte da decoração foi ganhada de presente de amigos e existem objetos de todas as partes do mundo.

Além de seu interior ser incrível, a vista lá de cima é maravilhosa! Ah, é possível fazer a visita de terça a domingo.

o que fazer em valparaíso
Vista do quintal da La Sebastiana

Uma dica importante: a casa de Pablo Neruda fica no alto de um morro bem inclinado, um local um pouco difícil de acessar. Não é possível chegar lá de transporte público. Então, se você não tiver fechado um passeio com uma agência e tiver por conta própria na cidade, é preciso caminhar bastante “morro acima” ou subir de táxi. Nós fomos caminhando mesmo e não foi fácil, mas deu tudo certo =)

Museu a Céu aberto

Como eu disse, um dos fatores que fazem Valparaíso ser uma cidade tão colorida são os grafites. Um dos lugares mais legais para admirá-los é o Museu a Céu Aberto, que fica no Cerro Bellavista. São dezenas de obras espalhadas pelos muros, chão e escadarias. Se for caminhar até a casa de Neruda, sugiro que passe pelo museu no caminho, já que as duas atrações ficam próximas.

Ascensores

o que fazer em valparaíso

Valparaíso é uma cidade com muitos morros (ou “cerros”, em espanhol), dividida em cidade alta e cidade baixa. Por não ser nada fácil subir caminhando e por haver poucas opções de transporte público entre um ponto e outro, a solução que eles encontraram foi criar os ascensores — que acabaram se tornando pontos turísticos.

o que fazer em valparaíso

Os ascensores são elevadores que vão da cidade baixa para a alta e vice-versa. Existem vários espalhados pela cidade e alguns estão meio abandonados enquanto outros são bem famosos e se tornaram monumentos. Todos eles possuem mais de cem anos, e alguns foram construídos ainda no século XIX!

Os mais famosos são o Artillería, Reina Victoria, Concepción e Barón. Nós escolhemos o Reina Victoria porque vimos indicação em um blog e curtimos bastante. Lá no alto a vista é bem bonita e colorida!

o que fazer em valparaíso

Ah, é preciso pagar tanto para subir quanto para descer. Não lembro exatamente o preço e acredito que isso possa variar de um para outro, mas lembro que era bem baratinho e que pagamos com moedas.

Cerros

o que fazer em valparaíso

Como eu já disse algumas vezes, Valparaíso é uma cidade que cresceu nos morros — que são chamados de cerros, em espanhol. Alguns cerros possuem atrações turísticas e outros são as próprias atrações. Os mais famosos são o Cerro Concepción e o Cerro Alegre.

Plaza Sotomayor e centro histórico

A Plaza Sotomayor é a principal da cidade e está localizada no centro histórico da cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Por lá você encontra algumas atrações, monumentos, feiras e construções históricas. Ainda, a praça fica perto do Porto de Valparaíso — vale uma passadinha por lá!

Museu Naval e Marítmo

Valparaíso possui alguns museus, como o de História Natural, de Belas Artes e outros. Porém, em um bate-volta é impossível conhecer todos eles. Sendo assim, na cidade onde está o porto mais importante do Chile, muita gente opta por conhecer o Museu Naval e Marítimo. Ele fica na cidade alta, no Paseo 21 de Mayo que também é uma atração turística de Valparaíso. Você pode chegar até lá pegando o Ascensor Artilleria.

Ele está no prédio onde funcionou a Escola das Forças Armadas do Chile e por lá você encontra diversos objetos e documentos relacionados à história naval do país.

Agora você já sabe o que fazer em Valparaíso! Essas são as principais, mas não as únicas atrações da cidade. É possível conhecer todas elas em meio dia, para deixar a outra parte do dia para Viña del Mar. Mas lembre-se que é importante chegar cedo para conseguir fazer tudo com calma! Se gostou desse conteúdo, leia nossos outros posts sobre o Chile!


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

8 Comentários

  1. Fernanda Scafi Responder

    Nossa, eu passei por lá tão correndo em uma excursão de um dia saindo de Santiago e tb passando por Viña del Mar que nem conta! rs preciso voltar!

  2. Gabriela Torrezani Responder

    Eu adorooooo Valpo! Já fui 2 vezes, uma cidade viva, jovem, cheia de arte e pessoas de mente aberta. Vale demais a pena dormir pelo menos uma noite para ter 2 dias para visitar a cidade com calma…. e com mais tempo é possível fazer amigos, o pessoal de lá é mega simpático 😀

    • Débora Resende Responder

      Quero voltar e vou tentar ficar mais tempo da próxima vez, rs =)

  3. Mariana Antunes Responder

    Valparaíso é uma cidade interessante, passei meio dia lá! Bem bonitinha e suas street arts são bem legais. O Museu Naval foi o que mais me surpreendeu, vale a pena visitá-lo!

Escreva um comentário