Viña del Mar e Valparaíso são duas cidades incríveis e completamente diferentes uma da outra. Elas ficam pertinho de Santiago e geralmente estão no roteiro de quem viaja à capital do Chile. Há quem decida dormir pelo menos um dia em uma das cidades, para poder conhecê-las com mais calma, mas como nem todo mundo tem tempo suficiente para isso, um bate-volta até Viña del Mar e Valparaíso é bem comum.

Foi o que eu fiz e achei que valeu muito a pena — um dia foi suficiente para conhecer as principais atrações de cada cidade! Mas confesso que antes de ir tive várias dúvidas em relação a esse passeio, e são essas dúvidas que responderei neste post. Aproveite as dicas:

Viña del Mar e Valparaíso: como chegar?

Existem duas formas de chegar a Viña del Mar ou Valparaíso sem precisar alugar um carro: de transporte público ou fechando o passeio com uma agência. Cada opção possui seus prós e contras, e a melhor escolha depende do seu perfil e orçamento.

Viña del mar e Valparaíso por conta própria

Não é a opção mais prática, mas é perfeita para quem quer economizar e gosta de fazer as coisas no seu ritmo. Em Santiago, pegue a linha 1 (vermelha) do metrô, desça na estação Pajaritos e vá para o Terminal Rodoviário Pajaritos. Procure os guichês de atendimento das empresas Pullman ou Turbus para comprar suas passagens. É tranquilo comprar na hora e o ideal é comprar logo ida e volta porque fica mais barato.

Você pode comprar a ida para Valparaíso e a volta saindo de Viña del Mar (ou ao contrário), e também existe a opção de comprar a volta sem horário marcado, o que te dá mais liberdade para curtir as cidades no seu ritmo. Cada trecho custa entre 2 e 3 mil pesos chilenos.

Indo por conta própria, também é possível pegar um ônibus de uma cidade para outra. Nesse caso são ônibus urbanos e você pega em qualquer parada. Não vou indicar uma linha em específico, porque vai depender de onde você estiver. Mas é só fazer uma busca rápida no Google Maps e ele te informa qual a melhor opção. Inclusive, se for fazer o passeio por conta própria eu indico muito que viaje com um chip internacional com internet!

PRÓS E CONTRAS: o lado bom é que é bem mais barato e você tem mais liberdade de fazer as coisas no seu ritmo. Você pode escolher tanto o horário de ida e volta quanto o tempo que vai passar em cada cidade ou atração. O lado ruim é que acaba sendo muito cansativo, principalmente em Valparaíso que é uma cidade feita de morros. Além disso, eu fiquei um pouco perdida e sem saber o que fazer/onde ir porque não encontrei tantas informações e algumas coisas eram bem distantes para ir andando.

viña del mar e valparaiso
Viña del Mar

Viña del Mar e Valparaíso com agência

Se prefere fazer o passeio com um pouco mais de conforto e não se importa de pagar um pouco mais por isso, ir com agência pode ser uma boa opção para você. Nós indicamos a Destino Chile, que é parceira do blog e foi a empresa que escolhemos para visitar o Cajón del Maipo.

O passeio custa cerca de 26 mil pesos chilenos por pessoa. É bem mais caro do que ir de ônibus, mas além de transporte de ida e volta, você terá transporte entre todas as atrações e o acompanhamento de um guia que fala português e conhece tudo sobre as duas cidades. A van da empresa te busca e te deixa na porta de seu hotel em Santiago e ainda te leva nas principais atrações de cada cidade, com uma parada para o almoço.

PRÓS E CONTRAS: o lado positivo de fazer um passeio com agência é a comodidade. Além de ser mais confortável por ter transporte incluído durante todo o dia, ainda tem o fato de conhecer o melhor de Viña del Mar e Valparaíso sem precisar se preocupar com roteiro. O lado negativo é o preço que é mais alto do que se fizer tudo por conta própria, e o fato de ter que acompanhar a empresa durante todo o dia. Os horários são pré estabelecidos para todo o grupo e você não pode ficar mais ou menos tempo em determinada atração.

Viña del Mar e Valparaíso: vale a pena fazer só um bate-volta?

É muito comum fazer bate-volta em Viña del Mar e Valparaíso. É o que a maioria das pessoas faz, foi o que eu fiz e eu achei que valeu a pena sim. Tem gente que acha que vale a pena reservar um dia inteiro para cada cidade, e se você tiver tempo vai ser ótimo poder conhecê-las com mais calma, aproveitar as praias e tudo mais. Mas se não tiver tempo ou não achar necessário, é perfeitamente possível fazer as duas cidades em um dia.

Principalmente se você for no verão, quando o sol se põe depois das nove da noite, dá para conhecer as duas cidades e retornar para Santiago com tempo para aproveitar a luz do dia. Mas para aproveitar tudo em um só dia, é importante sair cedo de Santiago se for por conta própria — sugiro que pegue o ônibus no máximo às 9h da manhã.

ASSISTA AO VLOG DO NOSSO DIA EM VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR!

Viña del Mar e Valparaíso: dicas para aproveitar o passeio

Qual cidade visitar primeiro?

Não existe uma ordem melhor que a outra, mas durante minhas pesquisas antes da viagem eu percebi que a maioria das pessoas vai primeiro para Valparaíso e termina o dia em Viña del Mar. Eu fiz assim também e achei que foi uma boa opção. Principalmente se você for no verão, como eu fui, é melhor iniciar o dia em Valparaíso e subir os morros durante a manhã, enquanto o sol não está tão quente. Durante a tarde, quando a temperatura estiver mais alta, você estará em Viña del Mar que tem um clima mais fresco e gostoso — e dá até para entrar um pouco no mar do Pacífico.

viña del mar e valparaiso
Viña del Mar

O que levar na mochila?

Como é um passeio de um dia inteiro, sem a possibilidade de dar uma “passadinha no hotel”, é bom ir preparado com uma mochila pequena e alguns itens essenciais — mas cuidado para não levar coisa demais, senão vai passar o dia tendo que carregar uma mochila pesada.

Além do básico, que é o celular e a câmera fotográfica, acho muito importante levar protetor solar, alguns snacks para quando a fome bater e pelo menos um litro de água. Se quiser molhar o pé no Oceano Pacífico, em Viña del Mar, pode ser uma boa levar um chinelo (eu não levei e depois tive que vestir a meia e o tênis com o pé sujo de areia, já que não consegui limpar 100%).

Quero ficar mais de 1 dia. Onde me hospedar?

Se você quiser passar uma noite em uma das cidades em vez de fazer bate-volta, eu sugiro Viña del Mar — porque achei uma cidade mais bonita e agradável. Valparaíso é super legal e diferente, mas achei um pouco desorganizada e diria até um pouco feia em algumas partes. Já Viña del Mar, além de ter praia (que eu amo!), já me pareceu um local bem mais “amigável”, tranquilo e bonito. Mas isso é somente a opinião de alguém que ficou algumas horas nas duas cidades. Não passei a noite em nenhuma delas e não conheci tão a fundo para falar com muita propriedade.

Sugiro que utilize o Booking para encontrar boas opções de hospedagem em Viña del Mar ou em Valparaíso!

Essas são as dicas mais importantes em relação a Viña del Mar e Valparaíso. Independentemente se for por conta própria, com agência, para fazer bate-volta ou ficar mais tempo, uma coisa é certa: não deixe de conhecer as duas cidades quando for a Santiago. É um passeio muito legal, que vale muito a pena! Se gostou desse conteúdo, descubra o que fazer em Valparaíso e o que fazer em Viña del Mar.


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

8 Comentários

  1. Gostei muito do post, pois mostrou os pontos positivos e negativos de cada opção para conhecer essas duas cidades. Eu também fiz bate-volta conhecendo as 2 em um único dia, usando uma agência para o transfer. Como tinha pouco tempo em Santiago acho que valeu bastante a pena.

  2. Denise Barreto Responder

    O post é muito útil! Quando estive lá fui por conta própria por preferir fazer as coisas no meu tempo. Mas é sempre bom avaliar as possibilidades, né?!? Abraços!

    • Débora Resende Responder

      Sim, é ótimo ter mais de uma opção para podermos escolher =)

  3. Renata Rocha Inforzato Responder

    Quero muito conhecer o Chile, mas ainda não deu certo. E as duas cidades estarão com certeza no meu roteiro. Muito bom ver os prós e contras em ir por conta própria e por agência

    • Débora Resende Responder

      Espero que dê certo logo e você tenha a oportunidade de conhecer esse país incrível!

  4. Que passeio incrível! Lugar lindo demais!! Preciso voltar ao Chile!! Espero que em breve!!

Escreva um comentário