O que fazer em Montevideo? Pontos turísticos e roteiro de 2 dias

Montevideo é a capital do Uruguai e é uma cidade que está ficando cada vez mais popular entre os brasileiros. O destino tem muito a oferecer, desde locais históricos, praias, belezas naturais, segurança, pessoas educadas e receptivas até a possibilidade de visitar outras cidades incríveis em curtas viagens. O Uruguai me surpreendeu muito positivamente e eu me encantei pelo país. Mas o que fazer em Montevideo? Saiba que a cidade não é muito grande e é possível conhecê-la com bastante calma em dois dias inteiros.

Descubra quais são as principais atrações da capital uruguaia para montar seu roteiro de dois dias pela cidade:

Onde se hospedar em Montevideo?

Antes de falar sobre o que fazer em Montevideo, acho válido falar sobre onde se hospedar na cidade. Eu já contei aqui no blog que me hospedei no Dazzler Montevideo, no bairro Punta Carretas, e a minha dica é que procure uma hospedagem nessa região.

As principais atrações da cidade estão nos bairros Ciudad Vieja e Pocitos, e o bairro Punta Carretas está entre os dois. É possível chegar até Pocitos a pé, e até a Ciudad Vieja em menos de 20 minutos de ônibus ou menos de 15 reais de Uber. Além disso, é um bairro muito tranquilo!

Pocitos também é uma região com bastante opções de hospedagem e muita gente gosta de se hospedar lá. O único ponto negativo é que está um pouco mais distante da Ciudad Vieja, mas não é nada demais. Também é um local que eu recomendo bastante, apesar de não ter ficado lá.

Na Ciudad Vieja é onde existem as opções mais baratas de hospedagem, porém, é uma região que eu não recomendo. Esta é a região mais central de Montevideo e, como todo Centro de cidade grande, é um pouco mais perigoso. Além disso, fora do horário comercial (após as 18h e aos fins de semana), a Ciudad Vieja fica “deserta”, com poucas pessoas na rua e não há nada para fazer por lá.

O que fazer em Montevideo? Centro histórico

O Centro Histórico de Montevideo fica na Ciudad Vieja, bairro mais antigo da cidade. Uma dica importante para aproveitar o passeio nessa região: vá em um dia da semana! Nos fins de semana o bairro fica bem deserto e você não vai encontrar praticamente nada aberto.

Plaza Independencia

o que fazer em Montevideo

Sugiro que comece o primeiro dia em Montevideo na Plaza Independencia, que é considerada o “coração” da cidade. É o melhor local para iniciar seu tour pelo centro histórico, pois nos seus arredores encontram-se várias outras atrações da região. A praça está localizada bem no início da Av. 18 de Julio, que é uma das principais avenidas da cidade — além de ser onde estão localizados alguns edifícios históricos de Montevideo.

No meio da Plaza Independencia existe uma estátua em homenagem ao General Artigas (que é considerado um herói nacional!), e abaixo dela está seu Mausoléu, que é aberto a visitação.

Outra atração muito popular, que fica de frente para a praça, é o Palácio Salvo — esse edifício com uma torre, à direita da foto acima. Sua construção foi finalizada em 1928 e até 1935 ele foi o prédio mais alto da América Latina!! É possível fazer uma visita guiada em dias e horários específicos, para conhecer um pouco mais da história do edifício. A visita dura cerca de 90 minutos e no final você chega em um mirante onde é possível ter uma bela vista da praça.

Puerta de la Ciudadela

o que fazer em Montevideo

Também na Plaza Independencia, a Puerta de la Ciudadela é uma ruína da construção feita pelos espanhóis no período colonial. Eles construíram uma muralha para proteger a Ciudadela — que hoje é a Ciudad Vieja — das invasões portuguesas e inglesas. A muralha foi demolida anos depois e o que restou foi a Porta. Ela foi restaurada e reinaugurada em 2009, mas manteve as mesmas características originais.

Teatro Solis

o que fazer em Montevideo

A um quarteirão da Plaza Independencia está o Teatro Solis. Ele foi inaugurado em 1856 e até hoje mantém suas características originais. Ainda acontecem apresentações teatrais ali e também é possível fazer visitas guiadas para conhecer o interior do luxuoso teatro.

Mercado do Porto

o que fazer em montevideo

O Mercado do Porto é um excelente local para almoçar, desde que o orçamento não esteja muito apertado. Por lá você encontra lojas de souvenirs e produtos típicos, além de vários restaurantes. Nós comemos no tradicional “El Palenque”, que é famoso por ter “a melhor carne do Uruguai”. Se é a melhor eu não sei, mas foi um almoço maravilhoso!

Mirador de La Intendencia

Este é um local que eu queria muito ter visitado, mas infelizmente não prestei atenção ao horário de funcionamento e cheguei lá faltando menos de 5 minutos para fechar, então não pude subir. “La Intendencia” é a prefeitura de Montevideo, e lá existe um mirante panorâmico que parece incrível! Se você gosta de ver as cidades do alto, vale a pena a visita!

Bar FunFun

o que fazer em montevideo

Se quiser curtir a noite na Ciudad Vieja ou conhecer um local muito tradicional em Montevideo, recomendo muito o bar FunFun. Ele existe há mais de 120 anos (!!!) e é bem concorrido (além de ser pequeno), então vale a pena fazer uma reserva, principalmente na alta temporada.

Além da decoração, que é bem legal, o bar chama atenção pelos shows de tango e músicas típicas uruguaias, além da Uvita — um licor de vinho que foi criado ali. No dia da nossa visita os shows foram de Tango e Milonga, mas pode variar! (Assistam ao vlog para ver um pedacinho do show)

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR UM SEGURO VIAGEM PARA CONHECER MONTEVIDEO COM TRANQUILIDADE!montevideo

O que fazer em Montevideo? Dia 2

Reserve o segundo dia para os bairros mais modernos da cidade e, caso goste, para curtir uma praia!

Parque Rodó

o que fazer em montevideo

Recomendo que comece o dia no Parque Rodó, um lugar lindo e bem tranquilo no bairro de Punta Carretas. É um parque urbano com mais de 85 hectares, com muitas árvores, lagos, pedalinhos, monumentos e paisagens maravilhosas. Aos finais de semana acontecem algumas feirinhas por ali, de frutas e também de roupas e artesanatos. Por lá você também vai encontrar um parque de diversões que pode agradar bastante as crianças!

Letreiro de Montevideo

o que fazer em montevideo

Começando o passeio em Pocitos, o letreiro de Montevideo é uma atração bem “turistona”, mas eu amo e acho que vale muito uma foto. É legal que eles estão sempre renovando a pintura, então quando você for ele já vai estar diferente. Ele costuma ficar bem cheio, então é preciso ter um pouco de paciência — mas, pelo menos no dia em que eu fui, as pessoas estavam respeitando bastante a foto das outras.

Rambla e Praias

As “ramblas” são o que conhecemos como “calçadão” das praias. É bem gostoso caminhar por ali e sempre tem muita gente praticando esportes, passeando com cachorros ou passeando mesmo. As ramblas contornam toda a cidade, mas eu recomendo muito um passeio pelas de Pocitos, que é a região mais movimentada. E, claro, tire um tempinho para entrar na água e curtir um pouco a praia.

Uma curiosidade: as praias de Montevideo não são banhadas pelo mar, e sim pelo Rio da Prata.

Essas são as principais atrações de Montevideo e este é um roteiro incrível para quem tiver dois dias para conhecer a cidade. Vai ficar mais tempo no Uruguai e quer conhecer outras cidades? Leia nosso roteiro de 7 dias pelo Uruguai!

Assista ao vlog sobre Montevideo


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta