Você já ouviu falar no Caribe Brasileiro? Então faça uma viagem para Arraial do Cabo se quiser conhecer este paraíso. A pequena cidade no litoral do Rio de Janeiro é quase uma ilha e esconde paisagens surpreendentes. Areia branca, água azul turquesa, possibilidade de mergulhar e fazer passeios de barco? Tudo isso e muito mais você vai encontrar em Arraial.

A cidade está ficando cada vez mais popular, e não é para menos. Eu nem consegui conhecê-la tanto quanto queria, mas me encantei e já quero voltar! Para te ajudar a planejar essa viagem maravilhosa, selecionei as melhores dicas de hospedagem, praias e muito mais. Veja só:

Dica de hospedagem em Arraial do Cabo

Antes de tudo é preciso saber que as opções de hospedagem em Arraial do Cabo são bem simples, nada muito luxuoso. Eu sempre busco dar sugestões desde as mais econômicas até as mais “luxuosas”, mas não encontrei muitas opções por lá. Por outro lado, encontrei lugares com excelentes avaliações, alguns com certas comodidades e achei os preços muito bons!

Melhor região para se hospedar em Arraial do Cabo

Eu não me hospedei em Arraial do Cabo, mas pelo que conheci da cidade, acredito que existam três excelentes regiões para se hospedar, perto das seguintes praias: Prainha, Praia Grande e Praia dos Anjos. Pelo que percebi, existem muitos hostels por lá, mas também é possível encontrar boas opções de pousadas.

Prainha

A Prainha fica bem no início da cidade, e é uma das praias de mais fácil acesso. Ela fica perto do centro, mas em uma região mais tranquila e residencial — perfeita para casais e famílias. Se você vai com amigos ou quer ficar em uma região mais agitada ou em hostel, sugiro escolher outra praia. Eu vi muitos apartamentos na Prainha, e você pode fazer uma pesquisa no Airbnb (ganhe R$130 de desconto!) ou pelo Booking.

POUSADAS e HOTÉIS:

  • Tethis Hotel Pousada: local simples, nota 7,5 no Booking, 1 minuto andando até a praia, café da manhã incluído, quartos duplos ou triplos.
  • Pousada Cantinho das Pedras: de frente para a praia, quartos duplos com varanda e vista para o mar, nota 7,9 no Booking.
  • Ocean View Hotel: de frente para a praia, quartos para até 4 pessoas com vista para o mar, nota 8,2 no Booking, café da manhã incluído, ar condicionado, piscina, transfer do aeroporto (custo adicional).
  • Pousada da Prainha: 3 minutos andando até a praia, nota 9,2 no Booking, quartos para até 4 pessoas, ar condicionado, piscina, ótimo café da manhã.
  • Mediterranee Hotel: 2 minutos andando até a praia, quartos duplos e triplos, nota 8,7, ar condicionado, piscina, sauna, academia, bar, café da manhã incluído.
  • Pousada Princesa: 2 minutos andando até a praia, nota 9,1 da praia, piscina, café da manhã incluído, quartos para até 5 pessoas.

APARTAMENTOS:

  • Solares Cobertura: cobertura com capacidade para até 10 pessoas (3 quartos), 3 minutos andando até a praia, churrasqueira, nota 9,4 no Booking.
  • Apto na Prainha: apartamento para até 6 pessoas (2 quartos), ainda sem avaliações no Booking, um quarteirão da praia, aceita animais de estimação.

Praia Grande

A Praia Grande é enorme, mas somente em um pedaço dela é possível se hospedar — pertinho do Centro. Eu passei uma tarde lá e achei a região bem tranquila e bem residencial.

HOSTEL: 

  • Nativo Hostel: nota 9,3 no Booking; 3 minutos caminhando até a praia; apenas quartos compartilhados (feminino e misto).
  • MD Hostel: pertinho da praia; nota 8,2 no Booking; café da manhã incluído; quarto privativo (duplo) ou compartilhado (misto).

POUSADA

Praia dos Anjos

viagem para arraial do cabo

É na Praia dos Anjos onde começa a trilha para a Praia do Forno, além do cais de onde saem os barcos para o Pontal do Atalaia. Por conta disso, a região está sempre cheia e não é tão tranquila quanto as outras duas. Existem diversas opções de hospedagem por ali e é uma boa localização para conhecer as praias da cidade.

HOSTEL:

  • Hostel Praia Brava: nota 9,3 no Booking; 700m da Praia dos Anjos; apenas quartos compartilhados (feminino e misto); café da manhã incluído.

POUSADAS E HOTÉIS:

  • Estalagem 11 Suites: super perto do início da trilha para a Praia do Forno; nota 8,3 no Booking; quartos duplos e triplos; café da manhã incluído.
  • Costa Dourada Pousada: nota 9,4 no Booking (com mais de 600 avaliações!); pertinho do início da trilha para a Praia do Forno e do Cais da Praia dos Anjos; quartos duplos, triplos e quádruplos; café da manhã incluído.
  • Summer Hotel: nota 8,8 no Booking; 900 metros da Praia dos Anjos; café da manhã incluído; quartos para até 5 pessoas.

Hospedagem em Cabo Frio

Não, eu não errei na hora de escrever esse subtítulo. Se hospedar em Cabo Frio é uma excelente opção, mesmo para quem pretende passar mais tempo em Arraial do Cabo.

Cabo Frio oferece muito mais opções de comércio e restaurantes e é uma cidade com muito mais coisas para fazer durante a noite. Além disso, o número de hotéis, pousadas e apartamentos por ali é muito maior, o que te possibilita escolher bem mais e até pagar menos. Além disso, Cabo Frio também possui excelentes praias e vale a pena passar pelo menos um dia por lá.

Na minha opinião, a melhor região para se hospedar é na Praia do Forte. Como existem várias opções muito boas por lá, não vou sugerir nenhuma acomodação em específico, mas clicando aqui você pode ver todas que estão disponíveis!

As melhores praias em Arraial do Cabo

Praia do Forno

viagem para arraial do cabo

A Praia do Forno é uma das mais famosas e bonitas da cidade. O acesso não é dos mais fáceis, mas também não é muito difícil. É possível chegar lá de barco-taxi (cerca de 10 reais por pessoa cada trecho), ou por uma trilha razoavelmente tranquila, com uns 10 minutos de duração. Nós decidimos ir pela trilha, até mesmo para ter a vista do alto, que é maravilhosa. Deixamos o carro em um estacionamento ali perto (pagamos 10 reais, mas a maioria estava cobrando 20 reais) e subimos. A entrada da trilha fica ao lado da marinha para pegar o barco, então você pode se decidir lá na hora o que prefere.

viagem para arraial do cabo

ATENÇÃO: eu joguei “Praia do Forno” no Google Maps e ele mandou a gente para um caminho horrível. Chegamos na metade do caminho e voltamos para trás, pois não dava para continuar. Minha recomendação é pesquisar por “Cais da Praia dos Anjos” e aí sim o GPS vai te mandar por um caminho ok.

Sobre a praia em si, eu gostei muito. Ela é linda, bem pequenininha e a cor da água é inacreditável! A estrutura lá é excelente, tem vários restaurantes ou barracas para sentar e comer, aluguel de snorkel e carrinhos vendendo comida. Vi muita gente levando cadeira de praia e até caixas de isopor, mas não tem necessidade nenhuma. Os preços são iguais aos das outras praias. Recomendo ir para lá mais cedo, pois li que o sol costuma se esconder lá pelas 15h30 atrás da montanha.

Prainha

viagem para arraial do cabo

A Prainha é a primeira praia que você verá quando chegar em Arraial do Cabo, em uma vista linda lá do alto. Ela é linda e super fácil de chegar, a mais acessível da cidade. Não é muito grande e por isso acaba ficando um pouco cheia, mas achei o ambiente bem agradável. A estrutura também é muito boa, com bastante comércio.

Praia Grande

viagem para arraial do cabo

A Praia Grande é maravilhosa e e-nor-me. São 40 km de praia e, por isso, é preciso saber onde ficar. Nós ficamos na ponta da praia, mais perto do Mirante do Pontal do Atalaia, e acredito que lá seja o melhor local. Existem vários restaurantes e barracas nessa área da praia, com ótimas opções para passar o dia. Os preços ali (pelo menos na barraca em que ficamos) são bem mais altos do que nas outras praias. Mas o visual é lindo, a cor da água é incrível e a faixa de areia é muito extensa. Vale a pena passar pelo menos algumas horinhas por lá.

Pontal do Atalaia

Por diversos motivos acabamos não conseguindo conhecer as Prainhas do Pontal do Atalaia, mas pelas fotos e relatos de outras pessoas, essa é uma das praias mais incríveis de Arraial do Cabo. A cor da água parece uma pintura e a paisagem é maravilhosa! Para chegar lá é possível pegar um barco-táxi na Praia dos Anjos (no mesmo lugar em que se pega para a Praia do Forno), ir de carro (mas é preciso chegar bem cedo para parar o carro lá perto) ou caminhando por cerca de 5 km. Já estou louca para voltar a Arraial do Cabo para finalmente conhecer o Pontal do Atalaia.

O blog Vamo Comigo tem um post super legal sobre passeio de barco em Arraial do Cabo, que passa pelas melhores praias da cidade!

Viagem para Arraial do Cabo no inverno vale a pena?

Nossa viagem para Cabo Frio e Arraial do Cabo foi em julho, e estávamos com medo de passar frio na praia por ser inverno. Mas o que realmente aconteceu foi: dias lindos, sem nenhuma nuvem, bastante sol, bastante calor e bastante vento. A temperatura ficava em uma média de 24 graus, mas chegamos a pegar 28.

Vale sim a pena fazer uma viagem para Arraial do Cabo no inverno e, sinceramente, imagino que seja melhor do que no verão. No verão tem mais chances de chuva, a temperatura deve ser ainda mais alta e as praias devem ficar lotadas. Quem já visitou a cidade no verão, deixa um comentário e conta pra gente se curtiu? A verdade é que uma viagem para Arraial do Cabo vai ser deliciosa, independentemente da época do ano escolhida.

Dicas de viagem para Arraial do Cabo

Como chegar em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo não possui aeroporto, e o mais perto é o Aeroporto de Cabo Frio. Porém, as passagens para lá costumam ser mais caras do que para o Rio de Janeiro, então muitas vezes compensa mais pegar um voo até o Rio e depois se locomover até Arraial em uma viagem que não dura mais que três horas. Para esse trajeto, você pode alugar um carro ou, na alta temporada, pegar um ônibus da Auto Viação 1001. Outra opção é ir de ônibus saindo da Rodoviária Novo Rio, com saídas diárias e frequentes.

Se estiver em Cabo Frio, é tão pertinho que dá até para ir de Uber ou de ônibus urbano. De Uber você vai pagar menos de 30 reais (dividindo por 3 ou 4 não é tão caro assim, né?), e de ônibus o valor fica perto de 5 reais.

Google maps

Tentamos usar o Google Maps e o Waze em Arraial do Cabo e a experiência não foi muito boa. Primeiro tentando ir para a Praia do Forno ele nos jogou em um lugar horrível, que o carro custava a subir e que não levava a lugar nenhum. Depois, tentando ir para a Praia Grande ele nos mandou para “lugar nenhum”. Se precisar do GPS para se locomover por lá, minha sugestão é que verifique o caminho antes de começar a segui-lo.

Gostou das dicas de viagem para Arraial do Cabo? Então compartilhe esse post nas redes sociais e marque o crush, a família ou os amigos que vão viajar com você!


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

6 Comentários

  1. Ótimas dicas, Débora! Eu amo Arraial do Cabo <3 Pena que quando fui estava chovendo e fiquei meio limitada no roteiro, quero muito voltar.

    outroblog.com

    • Débora Resende Responder

      Poxa =( Volta sim, tem que aproveitar essa cidade incrível com sol!

  2. Juliana Moreti Responder

    Adorei a dica! Não gosto de viajar para praia no verão, pois detesto muvuca! Neste inverno, fomos para Floripa… quem sabe no pròximo para Arraial….
    😉

    • Débora Resende Responder

      Realmente tem que ter coragem pra curtir a muvuca do verão, rs. Eu, particularmente, amo!

  3. Arraial do Cabo parece ser mesmo um destino de eleição… há muitos anos que ouço falar e este artigo (re)abriu-me o apetite de cruzar já o Atlântico…

Escreva um comentário