cajon del maipo

[2020] Cajón del Maipo e Embalse el Yeso: dicas para planejar o melhor passeio em Santiago

[ATUALIZADO EM JANEIRO/2020] Cajón del Maipo é um pedacinho do paraíso na Cordilheira dos Andes. A apenas 100 km de distância da capital chilena,  a região possui vários atrativos turísticos e ainda não é tão conhecida entre os brasileiros. Porém, assim que eu decidi colocar Santiago no meu roteiro pela América do Sul, esse foi o primeiro passeio que eu tive certeza que queria fazer. Nadar em piscinas termais e ver de pertinho o Embalse el Yeso era uma oportunidade que eu não podia perder!

Eu fiquei encantada ao ver as fotos em alguns blogs, mas era difícil acreditar que um lugar tão perfeito era real. Com certeza essas fotos tinham filtro ou muito Photoshop, pensei… Estava enganada! O lugar é lindo mesmo, e não precisa de filtro ou de edição nenhuma.

Além da beleza, esse é um passeio muito diferente e uma experiência única. Com certeza foi meu dia preferido entre os cinco dias incríveis que eu passei em Santiago. Acho que vale muito a pena e, para vocês entenderem um pouco melhor, nesse post eu vou contar cada detalhe da minha experiência:

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso estão abertos!

Em junho de 2019 houve um acidente que tirou a vida de duas crianças brasileiras no Embalse el Yeso, após um deslizamento de pedras. Desde então, a represa estava fechada pelas autoridades, mas agora, em janeiro de 2020 o Embalse el Yeso foi reaberto!

Então leia abaixo como foi nossa experiência e já pode começar a se planejar para essa experiência incrível!

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso com agência ou por conta própria?

Apesar de eu nem ter cogitado a hipótese de fazer esse passeio por conta própria, vi que essa é uma dúvida recorrente e que, inclusive, algumas pessoas já fizeram isso.

Há vantagens e desvantagens em cada opção, mas colocando na balança, na minha opinião, a melhor ideia é ir com uma agência de confiança. E olha que eu sou daquelas pessoas que gosta de fazer o máximo de coisas por conta própria enquanto estou viajando.

Nós escolhemos a Destino Chile e com certeza foi uma ótima escolha!

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso por conta própria

A única vantagem de se ir por conta própria é que você pode fazer um roteiro mais flexível e escolher quanto tempo ficar em cada lugar. E, se você for em quatro ou cinco pessoas, talvez alugar um carro e pagar o combustível fique mais barato que pagar a agência. Porém, acho que as chances de rolar algum perrengue são muito grandes.

cajon del maipo
Um pedacinho da estrada na primeira parada do passeio

Primeiro, a maior parte da estrada é de terra, há muitas curvas e há alguns trechos um pouco perigosos. Acho um pouco arriscado alguém que não conhece o local pegar o carro e dirigir por ali. E, se for no inverno, pode haver neve na estrada e alguns caminhos podem estar bloqueados, então é preciso parar o carro e caminhar um pouco.

Além disso, na maior parte do trajeto não há sinal de telefone ou internet, então em qualquer emergência pode ser complicado se comunicar ou pedir ajuda. Por fim, é um passeio de um dia inteiro e um tanto quanto cansativo. Tem que sair cedo e voltar para Santiago só no finzinho do dia para aproveitar tudo com calma. Por isso, não acho que valha a pena gastar suas energias dirigindo.

Porém, mesmo eu achando uma opção não muito boa, vi muita gente de carro particular por lá. Então, não é uma opção impossível.

Cajon del Maipo e Embalse el Yeso com a Destino Chile

Se você quer ter menos chances de passar algum perrengue, vá com agência. É muito mais confortável, seguro e até mais interessante. Nosso guia da Destino Chile nos buscou e nos deixou no hostel, ele é super experiente e tenho certeza que conhece o caminho até de olhos fechados. Como eu disse, a estrada pode ser perigosa para quem não conhece — principalmente no inverno, quando pode haver neve. Por isso eu acho que o risco não vale a pena.

Além disso, outra coisa legal de ir com agência é que o guia ia nos contando as histórias e várias curiosidades de todos os lugares que parávamos ou que passávamos pelo caminho.

cajon del maipo destino chile
Van da Destino Chile

E uma das melhores partes foi poder dividir meu tempo entre admirar a paisagem e dormir na van enquanto íamos de um lugar para outro. Além de termos acordado antes do sol, o passeio em si deixa todo mundo muito cansado, então cada minutinho de sono durante o dia é precioso.

Outra vantagem da Destino Chile é que é uma agência de brasileiros com foco em brasileiros, então todo o atendimento antes do passeio é em português.

O que poderia ser considerado um ponto negativo é o fato de ter que acompanhar o grupo em todo momento. Para mim foi tranquilo, pois meu grupo era ótimo e eu achei perfeito o tempo que ficamos em cada lugar. Deu para aproveitar muito bem cada parada do passeio.

A única coisa que me incomodou um pouco foi a hora das fotos. Como éramos um grupo de mais de dez pessoas, nunca estávamos sozinhos em nenhum lugar e sempre tínhamos que esperar um pouco para fotografar sem ninguém no fundo. Mas passear em grupo tem disso, e é só ter um pouco de paciência e a certeza de que ninguém vai embora antes que todo mundo faça suas fotos.

E quanto custa ir para Cajon del Maipo com uma agência?

Bom, não vou falar os preços exatos pois isso pode mudar a qualquer momento. Mas agora, em julho de 2019, na Destino Chile os pacotes variam entre 30 e 50 mil pesos chilenos, dependendo do roteiro que quiser fazer — ou que estiver disponível. Em reais, seria mais ou menos entre R$250 e R$400.

No verão, você pode escolher se quer ir apenas a Embalse el Yeso ou se quer acrescentar as piscinas termais Baños Colina ao roteiro. No inverno, somente a primeira opção está disponível. Por falar em verão, você também pode conhecer as melhores praias do Chile!

RESERVE SEU SEGURO VIAGEM E VÁ PARA SANTIAGO COM TRANQUILIDADE!

Qual a melhor época para visitar Cajón del Maipo e Embalse el Yeso?

Cada época tem suas particularidades, então não há melhor ou pior. Tudo vai depender do que você quer ver. Eu fiz o roteiro no verão e amei, mas se voltar a Santiago no inverno com certeza vou querer voltar. Também há passeios na primavera e no outono, e é só analisar a temperatura para entender as características do local. Se estiver calor, considere as características do verão e se estiver frio, as do inverno.

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso no verão

cajon del maipo
Baños Colina

A vantagem de ir no verão é que dá para tomar um banho nas piscinas termais de Baños Colina. Eu fiquei completamente encantada por esse lugar! Além disso, você não corre o risco de pegar trechos da estrada com neve, o que pode dificultar um pouco o passeio.

Outro ponto positivo de visitar o Cajón del Maipo no verão é que o clima é quente e, na minha opinião, mais confortável. De manhã cedinho eu senti bastante frio, enquanto ainda estávamos em San José del Maipo, por isso é importante levar um agasalho. Mas pouco depois que o sol saiu de trás das montanhas o tempo foi esquentando e ficou perfeito para o passeio.

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso no inverno

cajon del maipo
Foto de Fábio Pastorello, do blog Viagens Cinematográficas, que visitou Cajón del Maipo no início da primavera.

No inverno só há a opção de ir a Embalse el Yeso, já que a temperatura fria não permite o banho nas piscinas termais. Além disso, é preciso ir com muita roupa de frio e a estrada pode estar um pouco mais perigosa por causa da possibilidade de neve.

Mas em compensação, você vai ver as cordilheiras cheias de neve e o cenário é de tirar o fôlego. Eu digo isso só por ter visto fotos, agora imagina pessoalmente? Eu tenho MUITA vontade de voltar em Santiago nessa temporada só para visitar o Cajón del Maipo no inverno e viver essa experiência de novo!

Roteiro de Cajón del Maipo com a Destino Chile

Como já disse, esse é um roteiro de um dia inteiro. As duas paradas principais eram Baños Colina e Embalse el Yeso. Esse é o roteiro que fiz com a Destino Chile,  ele pode variar se você fizer com outra agência.

Nosso motorista e guia foi o Victor, uma pessoa incrível! Ele nos buscou no hostel às 6h20 da manhã, pontualmente. Quando entramos havia apenas uma família na van, então tivemos que rodar um pouco pela cidade para pegar o restante do grupo em seus respectivos hotéis.

Não faço ideia de quanto tempo demorou, pois eu estava dormindo lindamente. Também havia um fotógrafo da empresa nos acompanhando e, quem quiser, pode comprar as fotos no fim do passeio.

San Jose de Maipo

cajon del maipo san jose de maipo
San Jose de Maipo

Nossa primeira parada foi em San Jose de Maipo, uma cidadezinha bem pequena que fica na região de Cajon del Maipo. Chegamos lá por volta de 8h30 e tivemos uns 40 minutos para tomar café, comprar alguma coisa que quiséssemos e dar uma voltinha pela praça ou por perto. Não havia muito movimento por lá, então só comprei um cafezinho e ficamos na pracinha.

Como ainda estava muito cedo e o sol nem tinha saído de trás das montanhas direito, estava superfrio, mesmo sendo verão. Eu estava só com uma blusinha e de short, e achei que ia congelar. (Mas durante o resto do dia fez muito calor!)

Voltamos para a van e seguimos viagem rumo às piscinas termais. No meio do caminho paramos em um mirante, onde pudemos avistar o vulcão San Jose, que mesmo nessa época do ano estava com um pouquinho de neve. É cada lugar lindo que você vai ver durante esse passeio, que as vezes nem dá para acreditar.

cajon del maipo

Baños Colina

Já devia ser umas 10h30 quando chegamos em Baños Colinas, um lugar ma-ra-vi-lho-so que tem 6 piscinas termais, com temperaturas que variam entre 25 e 55 graus. Além de ser muito (muito!) relaxante, foi uma das vistas mais lindas da minha vida!

cajon del maipo banos colina
Baños Colina

É importante chegar lá sabendo que é um lugar bem “roots”, com zero luxo. Acredito que para não invadir muito o ambiente, a infraestrutura do local é bem básica. Recomendo que já vá com roupa de banho, para não precisar trocar ao chegar lá. Só há dois banheiros muito simples, que estavam meio alagados (de água do chuveiro!) no dia que fomos. Até deu para vestir o biquíni e fazer xixi, mas na pontinha do pé e torcendo para a roupa não encostar em nada.

cajon del maipo
Essa casinha vermelha é o banheiro!

De biquíni e protetor solar, é só aproveitar a delícia que é esse lugar. O guia nos explicou que é preciso começar pela piscina mais fria e ir esquentando gradativamente. Além disso, é recomendado ficar no máximo 10 minutos direto dentro delas, depois disso é preciso tomar um arzinho frio antes de entrar novamente.

Eu só consegui entrar na primeira e na segunda piscinas, e foi uma delícia. Na terceira só deu para descer até a cintura e na quarta e na quinta só o dedão do pé mesmo, de tão quentes que são.

Elas são termais por causa da presença de calcário, e também contêm alguns minerais que fazem bem para a pele. Você vai ver que, quando secar, sua pele vai estar toda branca, igual quando sai da água do mar e o corpo fica cheio de sal, sabe?

cajon del maipo

Tivemos uma hora e meia para ficar ali, e foi suficiente. A junção das piscinas quentes com a altitude vai deixando a gente meio mole e bem cansados, então depois desse tempo eu estava doida para me desligar um pouco dentro da van.

Ah, essa parada só acontece nas épocas quentes, geralmente entre outubro e abril. 

Embalse el Yeso

De Baños Colina até Embalse el Yeso é um caminho um pouco longo. Acho que demoramos quase duas horas nesse trajeto. Antes de chegar lá nós paramos duas vezes, primeiro em outro mirante com uma vista linda.

Depois, passamos rapidinho em um local que serviu de acampamento para os trabalhadores que construíram Embalse el Yeso, depois se transformou em base militar e hoje está abandonado.

cajon del maipo

Se você estiver pensando “Como assim Embalse el Yeso foi construído?”, eu respondo sua dúvida agora. Apesar de parecer obra da natureza de tão lindo que é, o Embalse é uma represa de água que abastece Santiago e região, e demorou dez anos para ser construído!

Chegando lá, não há muito o que se fazer além de apreciar a paisagem e fazer algumas fotos. A atração de Embalse el Yeso é a vista, que faz cada centavo gasto e cada minuto de viagem valer a pena. Sério, só estando lá para entender o que estou falando. As fotos são lindas, mas nem chegam perto da beleza desse lugar.

cajon del maipo

Depois que já tínhamos curtido muito e fotografado todos os ângulos possíveis, voltamos para a van e descobrimos que nosso guia Victor havia nos preparado uma “surpresa”. Um lanche muito gostoso e feito com muito carinho, que caiu muito bem naquele momento. Havia vinho, água e suco, além de alguns petiscos e um molho de alho que estava divino. Para a sobremesa, cerejas!

cajon del maipocajon del maipo destino chile

Conhecemos o lugar mais esperado do passeio e matamos a fome, então já estávamos prontos para ir embora. Retornamos para Santiago e por volta das 18h a van estava nos deixando na porta do hostel. Chegamos exaustos, mas muito felizes e gratos por esse dia!

Cascata el Yeso

Nós não fizemos essa parada, pois na época ela ainda não existia. Porém, quando o Embalse el Yeso foi fechado, a Destino Chile começou a oferecer esse passeio como uma alternativa para quem queria conhecer o Cajón del Maipo.

Agora, pós reabertura do Embalse el Yeso, eles decidiram fazer um passeio super completo mantendo a parada na Cascata el Yeso. Nesse passeio você tem a oportunidade de curtir todo o visual das Cordilheiras cheias de neve e encontrar paisagens lindas, como pequenas cascatas. Além disso, durante todo o ano há uma pista de patinação de gelo no meio desse paraíso, perfeita para crianças e adultos!

Então, no verão o passeio para o Cajón del Maipo tem três paradas: Baños Colina, Embalse el Yeso e Cascata el Yeso. No inverno são duas paradas, excluindo apenas Baños Colina.

Dicas importantes para fazer o passeio para Cajon del Maipo

Como vocês perceberam, é um passeio longo e em lugares sem muita estrutura, por isso é importante ir bem preparado. Veja as dicas:

O que levar para o passeio ao Cajón del Maipo?

O que a agência nos orientou a levar para o passeio ao Cajón del Maipo foi roupa de banho, toalha, protetor solar e água, os quatro itens mais importantes. Mas além disso, acho importante levar chinelo (básico, né? mas eu esqueci hahaha) e alguns snacks para ir enganando o estômago ao longo do dia, já que, obviamente, não há parada para almoço. Leve também um hidratante labial e óculos escuros.

Se for no verão, um casaquinho para usar de manhã é bem importante, mas no resto do dia é bom estar com roupas leves e bem confortáveis. No inverno ou em épocas frias, vá muito bem agasalhado, pois você vai estar em um local frio, alto e que venta muito.

cajon del maipo

Qualquer pessoa pode fazer o passeio para Cajón del Maipo?

Cajón del Maipo é um passeio que eu recomendo para qualquer pessoa, e acho que todo mundo merece fazê-lo pelo menos uma vez na vida. Todo o trajeto é feito na van e, pelo menos no verão, quase não precisamos caminhar. Acredito que seja acessível para crianças e idosos, sem grandes problemas. Só não recomendo levar bebês ou crianças muito pequenas, que precisem de uma estrutura maior.

Tirando isso, qualquer pessoa minimamente flexível vai amar esse passeio. Não espere almoçar em um restaurante legal ou trocar de roupa em um vestiário enorme e limpinho. Esteja preparado para muitas curvas e para balançar um pouco dentro da van. Te garanto que vai valer muito a pena!

cajon del maipo

Como escolher a melhor agência para o passeio ao Cajón del Maipo?

Há muitas agências em Santiago que fazem os mesmos passeios. Os preços podem variar, assim como a qualidade dos serviços. Avalie a qualidade antes de pensar no preço, pois já dizia o poeta que o barato pode sair caro.

Antes de escolher uma agência para fazer passeios como esse, tenha certeza de que ela é confiável e que possui funcionários experientes. Busque recomendações em blogs ou com amigos e tire todas as suas dúvidas com a empresa antes de fechar.

Nosso passeio ao Cajón del Maipo foi feito com a Destino Chile, que foi uma grande parceira nessa viagem. E você sabe que eu só fecho parceria com empresas que eu confio, né? Já havia visto várias recomendações e comentários positivos sobre eles, além de ter gostado muito do atendimento. Gostei muito, recomendo e espero que você tenha uma experiência tão boa quanto a minha.

Vale mesmo a pena visitar Cajón del Maipo e Embalse el Yeso?

Sempre que me perguntam sobre o que fazer em Santiago, eu respondo “não deixe de fazer o passeio ao Cajón del Maipo”. Eu sei que há muito mais o que fazer na cidade, mas para mim esse é o passeio número 1 e é o que considero imperdível! É, sem dúvidas, um dos lugares mais lindos que eu já visitei na vida e vale cada centavo investido.

Independentemente da época do ano, o Embalse el Yeso é um lugar maravilhoso, daqueles que todo mundo deveria conhecer antes de morrer. Então se você tem essa oportunidade, não a perca!

Sobre a Destino Chile

A Destino Chile é uma empresa criada por brasileiros e voltada para o público brasileiro. Ela está localizada em Santiago e oferece os principais passeios da capital chilena e região. Entre eles estão:

Eles também oferecem alguns pacotes que incluem vários passeios por um preço ainda mais atrativo. Além disso, o atendimento é em português e eles dão todo o suporte necessário.

Quem me segue no instagram acompanhou esse passeio em tempo real pelos stories. Inclusive, os stories ficarão salvos nos destaques por algum tempo, então corre lá que talvez você ainda consiga assistir. E não deixe de me seguir, para acompanhar as próximas viagens. @blogfoconomundo

  • A Destino Chile nos ofereceu o passeio como cortesia, para que pudéssemos conhecer seus serviços e compartilhar nossa experiência. Fique tranquilo, pois toda opinião contida aqui é 100% verdadeira.


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este post tem 77 comentários

  1. Fabio Pastorello

    O legal é que cada época é uma experiência diferente. Queria ter ido nos Baños, mas não deu. Por outro lado, achamos lindo ver o cenário com neve. De uma forma ou de outra, é um passeio imperdível.

    1. Débora Resende

      Com certeza! E eu queria ter visto com neve, mas amei as piscinas termais! rs Não tem tempo ruim, né? O lugar é maravilhoso o ano inteiro!

  2. Rozembergue

    Um dos lugares mais lindos de Santiago! Imperdível!

    1. Débora Resende

      Concordo!! =D

  3. Jair Prandi

    Ótimas dicas! Em minha viagem de carro por Argentina e Chile acebei deixando Santiago e o Cajon del Maipo para trás, ainda vou fazer esta viagem com calma!

    1. Débora Resende

      Faça sim que vale a pena!!

  4. Aninha Lima

    Uma das maiores tristezas da minha vida é não ter ido esse lugar … E olha que quando fui em Santiago pouco se falava sobre ele.
    Infelizmente a estrada estava interditada.. terei que voltar! Excelente relato!

    1. Débora Resende

      Volta sim! É um dos lugares mais incríveis que já fui e vale muito a pena! Em que época você foi? Estava interditada por causa de neve?

    2. Débora Resende

      Volta sim! É um dos lugares mais incríveis que já fui e vale muito a pena! Em que época você foi? Estava interditada por causa de neve?

  5. Marcia Picorallo

    Super post, Débora, cheio de detalhes que vão ajudar muita gente – e como vai gente para Cajon del Maipo!

    1. Débora Resende

      Obrigada, Marcia!!

  6. Cynara Vianna

    O Chile e um país que está em nossa lista faz tempo mas vamos colocando outros destinos na frente, por que? Não sei responder, mas cada post que vejo sobre cada canto do país fico mais encantada. Adorei conhecer um pouco de Cajón del Maipo, como você comentou, não é um destino tão procurado pelos brasileiros, foi o primeiro post que li a respeito. Adorei, super completo.

    1. Débora Resende

      Pois é, a gente tem essa mania de sempre querer ir mais longe, né? rs Mas eu amei demais conhecer Santiago e ainda quero conhecer o restante do Chile pq tem muita coisa legal! rs Fico feliz que tenha gostado do post!

  7. Fabia Fuzeti

    Nós amamos esse passeio também! Que lugar maravilhoso 🙂 Perfeição da natureza. Também acho que é melhor ir de excursão. A estrada é complicada e cansativa para encarar.

    1. Débora Resende

      Perfeição resume tudo! rs

  8. Maíra Silveira

    Ah… me encanta Chile! Eu adorei o post e Cajon é muito linda! Até achei bem bom o preço dessa agência que voce usou! Barato até! E sobre quando ir, dizem que verão é a mehor época, ou mesmo promavera, justamente pra fugir do friozão, embor ao inverno tenh amais neve nos topinhos das montanhas e etc… complexo! Acho que qlq época vale a pena pq é um lindo passeio! Parabéns pelo post!

    1. Débora Resende

      Obrigada pelo comentário e pelas considerações =)

  9. Marina

    Otima materia!! Fiquei com uma duvida quanto a ir por conta propria. Vou agora comeco de junho, somos em 5 pessoas, vc acha que precisa ser um carro 4×4 para conseguir subir? Ou um carro simples da conta da estrada? Obrigada!

    1. Débora Resende

      Oi, Marina! Eu vi carros comuns indo para lá, mas eu fui no verão e as estradas estavam secas. Não sei como funciona agora no frio, mas por via das dúvidas eu recomendo um 4×4, por questão de segurança e por ter menos chances de te deixar na mão =)

  10. ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO

    Que delícia de dia! Eu já fui algumas vezes a Santiago, mas ainda não conheço. Da próxima vez, não deixo passar!

    1. Débora Resende

      Não deixe mesmo não, é um lugar incrivel!!!

  11. rui batista

    Fiquei bem tentado… amei as fotos e fiquei na dúvida se prefiro as paisagens de verão ou inverno. Bela sugestão. Confesso que não conhecia…

    1. Débora Resende

      Em qualquer estação o lugar é incrível, né?

  12. Juliana Moreti

    Eu queria muito ter ido para Embalse, mas fui no inverno e pelo o que eu vi, todas as informações que tive é que no inverno não é nada seguro ir para là! E como eu estava com meu filhote, nao abusei!

    1. Débora Resende

      Ir no inverno é menos seguro que no verão, mas se for com um motorista experiente e que conheça a estrada eu acho que é tranquilo! Mas com criança é melhor arriscar o mínimo possível, né? =)

  13. Gisele Teixeira

    Que paisagens lindas! Estou louca pra conhecer melhor a América do Sul! E agora a vontade aumentou ainda mais, adorei seu post! Parabéns!

    1. Débora Resende

      A América do Sul é tão incrível e a gente acaba conhecendo tão pouco né? Eu amei os países que conheci e já tô louca para conhecer os outros <3

  14. Juliana Proença

    Que lugar lindo! Fiquei apaixonada! Já está na minha listinha! Obrigada pelas dicas!!!

    1. Débora Resende

      É maravilhoso, né? =) Obrigada pelo comentário!

  15. angela sant anna

    esse lugar é absurdamente lindo o ano inteiro, como muda a paisagem né! quero muito ir no inverno

    1. Débora Resende

      Também sou louca para ir no inverno!

  16. ELIZABETH MAIA

    Ola, Debora! Tudo bem? Você acha que esse passeio oferece algum risco ou perigo para uma gestante de 6 meses?

    1. Débora Resende

      Oi, Elizabeth! Tudo bem e você? Olha, o passeio em si não é perigoso, só é um pouco cansativo (por ter que acordar muito cedo, andar um pouco, altitude e tal). MAs fico com medo de te recomendar sem ter certeza, rs =) Sugiro que vc entre em contato com a Destino Chile e veja o que acham, pois com certeza eles vão saber te falar melhor sobre isso. Também acho importante conversar com seu médico para garantir (pois acho que também pode variar de gestação para gestação, né?). Mas espero que dê para ir e que aproveite bastante!

  17. André Luiz

    Pra falar a verdade , achei o melhor passeio , fui estava muita neve , estrada bloqueada por 3 horas rsrs , mas sinceramente valeu a pena cada minuto , sobre o valor paguei bem menos que o informado na postagem ( 23.000) pra ser mais exato rs

    1. Débora Resende

      Legal saber sua experiência, André =) Sobre o preço, varia muito de empresa para empresa, do que ela oferece e também do roteiro escolhido!

  18. THALES SILVA

    Olá Débora, tudo bem?

    Amei seu relato, foi de grande importância pra mim.Também gostaria de saber se vale a pena ir de carro (alugado) ou se por agencia fica mais barato?

    Em relação ao passei, estarei em Santiago/Chile no feriado do dia das crianças, o que além do passei acima você como experiente, poderia me indicar?

    Grande abraço e obrigado pelo seu tempo.

    At.t,
    Thales Silva Pereira.

    1. Débora Resende

      Oi, Thales. Fico feliz que o post tenha te ajudado!! De carro fica mais barato, mas como disse no post eu acho mais vantajoso ir por agência por questões de segurança. Depois da uma olhadinha nos outros posts do blog, eu escrevi sobre todos os passeios que fiz em Santiago =) Mas considero imperdível visitar uma vinícola, conhecer Valparaíso e Viña del Mar e visitar o Cerro San Cristobal! Boa viagem =)

  19. Termas del Plomo

    Que passeio incrível e que fotos lindas!
    Parabéns pelo artigo e pelo blog!

    1. Débora Resende

      Obrigada!

  20. Andhressa Oliveira

    Bom dia,
    Vocês fecharam os pacotes no Chile mesmo ou antes de ir pra lá ?

    1. Débora Resende

      Fechamos antes de ir, mas o pagamento da Destino Chile é feito no dia do passeio.

  21. Klécia Cassemiro

    Já fui 2 vezes a Santiago mas ainda noo fiz esse passeio! Morro de vontade, que lugar lindo! Na proxima nao me escapa!

    1. Débora Resende

      Não deixe de fazer na próxima!! É o passeio mais incrível de todos =)

  22. Dudu

    Será que consigo ir com minha própria van? Motorhome. E ir parando nos locais.

    1. Débora Resende

      Como eu disse, a estrada pode ser um pouco perigosa para quem não conhece, principalmente com um carro muito grande. Mas não é impossível =)

  23. Sandra Barone

    Que máximo este lugar, maravilhoso!! Não sabia que ficava tão perto de Santiago, com certeza vou me programar para visitar quando voltar ao Chile. Adorei o post!!

    1. Débora Resende

      Sim, fica pertinho e vale muito a pena!!

  24. Renata Rocha Inforzato

    O seu post está ótimo. Adoraria conhecer o Chile, mas sempre vou correndo ao Brasil e não dá tempo de ver os outros países. Mas ficou na minha lista esse passeio, deve ser incrível.

    1. Débora Resende

      É um passeio maravilhoso! Vale a pena tirar um tempinho para conhecer o Chile =)

  25. Raianne Fernandes

    Eu quero muito conhecer Santiago e esse passeio já está salvo, eu particularmente gosto sempre de fazer esses passeios com agências, acho que é mais seguro.

    1. Débora Resende

      Eu nem sempre faço com agência, mas passeios como esse eu também acho bem mais seguro ter alguém experiente junto!

  26. Lulu Freitas

    Que cenário lindo de morrer! Adorei as dicas do Cajon del Maipo. Pela sua descrição, acho que ir com agência é mais garantido de evitar perrengues. Adorei as fotos!

    1. Débora Resende

      Eu acho bem mais seguro e confortável ir com agência! =)

  27. Edson Amorina Junior

    Que lugar mais maravilhoso de passear! Nós adoramos as paisagens do Chile, que coisa linda. Cada foto é um cartão postal. Nós não fomos para o Cajon del maipo, por isso é um país para sempre voltar.

    1. Débora Resende

      Exatamente! Já tô doida para voltar também para explorar novas paisagens =)

  28. Joice

    Consigo fazer no dia 01 de Maio ?

    1. Débora Resende

      Oi, Joice! Acredito que sim, mas você precisa entrar em contato com a Destino Chile para que eles te passem todas as informações. É só clicar em qualquer link deles aqui no blog =)

  29. Mariana Menezes

    Taí uma viagem que eu quero muito fazer: Cajón del Maipo e Embalse el Yeso! Bem detalhado seu post sobre esse destino. Achei legal ver a diferença de visitar a região em diferentes épocas do ano. E Baños Colinas deve ser imperdível!

    1. Débora Resende

      Fico feliz que tenha gostado! Eu quero visitar Cajón del Maipo em todas as épocas no ano! haha

  30. Marcela

    Gente, tô de boca aberta apaixonada por esses lugares! Já tinha ouvido falar, mas seu post colocou eles ao meu alcance. Vou comprar passagem já! Kkkk obrigada pela inspiração!

    1. Débora Resende

      Compra mesmo! hahahah vale a pena demais conhecer esse lugar incrível!

  31. Maiara Bela da Costa

    Você dorme bastante hein, moça? Rsrs E exagerou um pouco na propaganda da tal agência. Mas fora isso, o post foi bastante útil, obrigada.

    1. Débora Resende

      Durmo mesmo! Graças a Deus =)

  32. Mayara Oliveira

    Oi gnt, estou indo pro chile agora no fim de agosto e meu interesse primordual É embalse de yeso. As agencias de turismo disseram que esta fechado, mas tem policiamento24h por dia? Seria possível ir andando sozinha para conhecer essa maravilha da natureza?? Nao consigo adiar a viagem e realmente não queria perder a chance. Alguém tem opinao pra me dar?? Muito obrigada!

    1. Débora Resende

      Oi, Mayara! Eu não sei se tem policiamento, nem como o local está fechado, mas não recomendo que você vá até lá dessa forma. Ele está fechado por motivos de segurança, infelizmente duas crianças morreram lá, e não vale a pena colocar sua vida em risco! Se ele não reabrir até a data da sua viagem, sugiro que vá para um local alternativo, como Portillo — que também é maravilhoso!

  33. Josiane Bravo

    Que lindeza de paisagem. Havia planejado de ir para Cajon quando estive no Chile em 2016, mas por conta do inverno acabei mudando de ideia já que o transporte público (o meio mais em conta) não estava funcionando nessa época do ano por conta da neve. Quero muito voltar ao Chile para conhecer, além de incluir outros lugares como Atacama. O país é realmente encantador.

    1. Débora Resende

      Não sabia que dava para ir até lá de transporte público. Mas acho que não deve chegar até as atrações, né? Só até a cidadezinha… De qualquer forma, vale a pena ir até lá quando voltar ao país!

  34. Itamar Japa

    Fomos ao Embase el Yeso por conta própria e foi uma experiência incrível! Um dos lugares mais belos que vimos no Chile! Espero ter oportunidade para voltar novamente e também espero poder explorar mais a região do Cajon del Maipo. Tem tanta coisa pra ver, por exemplo o Baños Colina que eu nem sabia que existia.

    1. Débora Resende

      Eu amei Baños Colina, vale a pena!

  35. Lucas

    Nem deu pra perceber que rolou patrocinio da empresa Destino Chile ehehehehehe

    1. Débora Resende

      Legal, né, Lucas? É muito bom ter nosso trabalho reconhecido pelos leitores e pelas empresas 🙂 Nós deixamos claro no fim de todos os posts quando rola parceria! Assim todo mundo fica ciente, mesmo aqueles que nem perceberam ao longo do texto, como você hehehehe Obrigada pelo comentário!

  36. Sybila Simões

    Bom dia!! Eu estou muito na dúvida , vou com crianças no inverno e não sei se irei nesse ou no passeio de Portillo…tenho medo daquele hotel estar lotado!! Kkk

    1. Débora Resende

      Eu acho que Portillo pode ser mais interessante com crianças, pois é possível patinar no gelo (pelo menos era no ano passado).

Deixe uma resposta