Eu lembro que me apaixonei pela Grécia assistindo uma novela. Via aquela paisagem paradisíaca, aquelas casinhas brancas na beira do mar e sonhava em conhecer esse lugar. Eu sei que essa é a visão que a maioria das pessoas tem da Grécia, mas essas características não se referem a todo o país. Na verdade, você só vai encontrar essa paisagem se fizer uma viagem para Santorini.

Um dos lugares mais maravilhosos que já conheci, uma pequena ilha grega super encantadora e romântica, com ares de interior e praias lindas! Quando eu decidi ir para a Grécia, esse era um lugar que eu fazia questão de conhecer. Se você também vai realizar o sonho de fazer essa viagem, aproveite todas as dicas para se planejar:

Viagem para Santorini: quando ir e quanto tempo ficar?

Nós fomos no mês de setembro e foi excelente! Estava quente durante o dia e ficava mais fresquinho de noite, um clima super agadável. Além disso, tinha bastante gente na ilha, mas não estava tão lotado — o que deixava tudo mais agradável.

Imagino que julho e agosto sejam meses muito quentes e cheios de gente, então, se puder escolher, fuja dessas datas. E pelo que eu li nesse post do blog “Uma brasileira na Grécia”, não vale muito a pena ir no inverno, pois a maioria dos hotéis, restaurantes e lojas ficam fechados. Ou seja, evite a alta temporada (o auge do verão) e não vá nos meses mais frios.

viagem barata na europa
Ficamos 5 dias na ilha e deu para conhecer tudo que a gente queria, mas se você puder ficar pelo menos uma semana, vale a pena! Aliás, se você gosta de praia, nem um mês vai ser suficiente por ali de tão incrível que essa ilha é. Mas acredito que 5 dias é um tempo justo, pois dá para conhecer as melhores praias de Santorini, admirar o pôr do sol algumas vezes, comer muito bem e ficar com um gostinho de quero mais.

ENCONTRE O MELHOR PREÇO E FAÇA UM SEGURO PARA CURTIR SUA VIAGEM PARA SANTORINI COM MAIS TRANQUILIDADE E SEGURANÇA!

seguro viagem buenos aires

Viagem para Santorini: como chegar?

Na minha opinião, a melhor forma de chegar em Santorini é saindo de Atenas, capital da Grécia (aproveitando para ficar uns dois ou três dias por lá). Nós saímos de Atenas e fomos para Santorini de avião, em um vôo de mais ou menos 40 minutos. Também é possível ir de ferryboat, mas nós achamos que, pelo preço, o avião valia mais a pena por ser bem mais rápido. Além disso, dizem que o barco pode balançar muito e deixar algumas pessoas enjoadas.

Ao sair do aeroporto, você verá um ônibus de viagem que leva para o centro de Thira e, se não me engano, custa 2,50 euros por pessoa. Se você estiver em Óia ou em outra região da ilha, vá para Thira e de lá pegue outro ônibus para seu destino final.

Viagem para Santorini: onde se hospedar?

viagem santorini

Santorini é uma ilha pequena e é fácil conhecê-la inteira. Existem duas regiões (ou cidades) principais: Thira, que é a capital da ilha, e Óia, que é conhecida por ter o pôr do sol mais lindo do mundo!

Eu escolhi ficar em Thira, por ser mais central e mais fácil de ir para outras partes da ilha, além de ser mais barata. Fiquei em um hostel/camping chamado Youth Hostel (que hoje se chama Santorini Hostel). Meu “quarto” na verdade era uma tenda, com uma cama de casal e um mini ventilador. Era muito pequeno e quente, mas valeu a pena pelo preço suuuuper barato que paguei. Lá também tem dormitórios compartilhados, um restaurante muito gostoso, piscina, etc.

Viagem para Santorini: como se locomover?

Apesar de existir transporte público em Santorini, acredito que a melhor maneira de se locomover dentro da ilha é alugando um carro ou quadriciclo. Como éramos dois, nós alugamos um quadriciclo, que não é tão confortável quanto o carro, mas é bem mais prático e fácil de estacionar — além de ser mais barato e muito mais divertido.

viagem santorini

É muito fácil encontrar locadoras por lá, especialmente em Thira. Mas é bom pesquisar um pouco antes de fechar, pois nós olhamos em dois lugares e um cobrava o dobro do outro. Nós pagamos 25 euros por dia, sendo 20 de aluguel e 5 de seguro, mas pegamos um dos melhores modelos que tinha na loja. Existem outras opções mais simples (um pouco menos potentes e confortáveis) por preços menores.

O que fazer em Santorini?

Assistir ao pôr do sol em Óia

viagem santorini

Muita gente faz uma viagem para Santorini por causa do famoso pôr do sol de Óia, que realmente é espetacular. Mas é preciso ter paciência para apreciá-lo, viu? Eu fui em uma época que a ilha nem estava tão cheia, e mesmo assim o local do pôr do sol estava sempre lo-ta-do. Recomendo que chegue lá com bastante antecedência, para conseguir estacionar e também para encontrar um lugar com uma vista boa.

Ou então, ao invés de parar no primeiro ponto que dá para ver o mar (que é o que a maioria das pessoas faz), vá caminhando pelos “becos” de Óia, encontrando novos ângulos e locais mais vazios. Foi o que fizemos e eu recomendo muito!

Mergulhar ou praticar snorkelling

Santorini é um excelente local para praticar mergulho, e você facilmente encontrará empresas que oferecem a atividade. Por alguns motivos nós não conseguimos mergulhar, mas decidimos alugar um snorkel para “brincar” um pouquinho. Alugamos na praia mesmo (em Perissa Beach) e foi uma experiência bem legal!

Conhecer as praias de Santorini

Como toda boa ilha, Santorini possui praias incríveis — uma mais linda que a outra. As minhas preferidas são a Perissa Beach, a Red Beach e a Kamari Beach, mas tem um post inteirinho falando sobre elas aqui no blog.

Alugar um quadriciclo

Já falei sobre o quadriciclo aí em cima, mas preciso reforçar: alugue um quadriciclo! É maravilhoso atravessar a ilha sentindo o vento no rosto e admirando a paisagem que parece até de mentira de tão perfeita. Sabe aquelas cenas de filme que você acha que nunca vai conseguir realizar na vida real? É isso.

Fora que eles são mais baratos e mais fáceis de estacionar do que os carros (porque são menores e cabem “em qualquer lugar”). Mas é preciso ter carteira de motorista para alugar e pilotar, ok?

Tenho certeza que uma viagem para Santorini será uma das experiências mais incríveis da sua vida! Depois volta aqui e me conta o que achou? Mas enquanto não foi, compartilha esse post nas suas redes sociais e marca a pessoa especial que vai viajar com você =)


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 
Author

Débora, 24 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele...

2 Comentários

  1. Olá! Fiquei muito interessada em ir à Grécia depois dos seus post aqui no blog, contudo, fiquei com muita dificuldade em planejar, não sei nem por onde começar.
    Gostaria de saber como você se planeja para uma viagem assim, com relação a custos, hospedagens e como é lá com relação a língua que falam, imagino q seja bem difícil kkkk

    • Débora Resende Responder

      Oi, Larissa! Eu planejo todas as minhas viagens procurando dicas em blogs 🙂 hospedagem eu procuro no Booking ou no Airbnb, e custos eu faço uma media do que os outros gastaram. Em relação ao idioma, eu me virei bem lá só com o inglês, é tranquilo!! É uma viagem que vale a pena demais =)

Escreva um comentário