gastronomia capixaba

Gastronomia capixaba: o que comer no Espírito Santo?

Quer jeito mais gostoso de conhecer a cultura de um local  do que comendo? Acho que não existe! É por isso que quando estou viajando, adoro experimentar todos os pratos típicos possíveis, além de conhecer restaurantes diferentes. Durante o Pocando no Espírito Santo, press trip que participei em outubro de 2017, tive a oportunidade de conhecer e relembrar muita coisa da gastronomia capixaba.

O que não falta é comida boa e lugar legal por lá. Nesse post eu separei 5 dicas de onde e o que comer no estado, e você vai perceber que foram 5 experiências completamente diferentes. Nem dá para dizer qual foi a mais gostosa. Então, se você mora no ES ou vai viajar para lá, anote as dicas do que você deveria experimentar:

Gastronomia capixaba: o que (e onde) comer no Espírito Santo?

Moqueca Capixaba em Manguinhos

Os capixabas morrem de orgulho de falar que “Moqueca é capixaba, o resto é peixada”, e esse é o prato mais tradicional do estado. Eu já havia comido moqueca várias vezes, inclusive no Espírito Santo, mas nunca uma tão boa quanto a do Restaurante Maresias, que fica em Manguinhos.

gastronomia capixaba

Primeiro que o restaurante é uma delícia, de frente para o mar e com o pé na areia. Além disso, a moqueca de lá é considerada uma das cinco melhores de todo o estado. E há vários outros pratos com frutos do mar, todos deliciosos. Vale muito a pena conhecer!

Endereço: Av. Atapoã, 1 – Manguinhos, Serra – ES
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h
Telefone: (27) 3252-1107

Jantar em Vila Velha

Vila Velha é uma das cidades turísticas mais populares, principalmente entre os mineiros. Eu já havia ido lá várias vezes, mas durante o Pocando no ES eu descobri um lugar novo e me apaixonei. O Caponata Gastrobar foi inaugurado no fim de 2017 e já está fazendo o maior sucesso por lá.

https://www.instagram.com/p/BbAVU4-HS5G/

A variedade do restaurante é incrível! Nós experimentamos várias entradinhas diferentes, uma mais gostosa que a outra. Para o prato principal, não tenho nem o que falar… Eu escolhi uma picanha com arroz cremoso que estava ma-ra-vi-lho-sa. E a sobremesa foi uma das mais gostosas que já comi na vida! Uma torta trufada de chocolate que eu queria comer todos os dias! (Caponata me passa a receita, pelo amor de Deus! hahaha)

Endereço: Rua Henrique Moscoso, 607 – Loja 09 – Praia da Costa, Vila Velha – ES
Horário: segunda a sábado, das 18h às 23h
Telefone: (27) 3020-8448

Almoço em Pedra Azul

Pedra Azul também é um local bastante popular no Espírito Santo, além de ser lindo e render experiências incríveis! Lá nós almoçamos no restaurante do Hotel Bristol Vista Azul, um lugar lindo, no meio das montanhas e que tem um climinha muito gostoso!

gastronomia capixaba

O almoço estava delicioso, com uma variedade bem legal, e ainda tinha sobremesa! Para almoçar lá não é preciso estar hospedado no hotel. Então, se precisa de dica de almoço para seu dia em Pedra Azul, vale muito a pena conhecer o hotel.

Sobremesa em Nova Almeida

Em Nova Almeida existem dois lugares muito famosos pelas suas sobremesas, e eles estão um do lado do outro. Dizem que tem gente que sai de Vitória e vai lá no fim de semana só para experimentá-las, dá para acreditar? É quase uma hora de viagem até lá! Mas vale a pena, pois além de ser tudo muito gostoso, há outras atrações legais na cidade.

gastronomia capixaba

A primeira sobremesa que experimentamos foi “o tradicional quindim de Nova Almeida”, um estabelecimento familiar que existe a mais de 65 anos! É realmente muito gostoso e, além do quindim, há outros doces bem bonitos por lá. E do lado está a Domingos Sorveteria, onde você pode experimentar o “picolé de Itu”. Sim, ele recebe esse nome porque é bem grande! Há vários sabores e todos podem ser cobertos com chocolate, vale a pena experimentar!

Tradicional Quindim de Nova Almeida
Endereço: Av. Dr. Milton David, 920 – Nova Almeida, Serra – ES
Horário: todos os dias, das 9h às 21h
Telefone: (27) 3253-0667
Domingos Sorveteria
Endereço: Av. Dr. Milton David, 136 – Nova Almeida Centro, Serra – ES
Horário: todos os dias, das 8h às 22h
Telefone: (27) 3287-0285

Almoço indígena em Aracruz

Quer viver uma experiência superdiferente? Que tal passar o dia em uma aldeia indígena e ainda almoçar uma comida típica feita pelos índios? Eu garanto que vai ser muito especial e que vai estar delicioso. Nós conhecemos a aldeia Piraqueaçu, e para o almoço havia arroz, feijão, macarrão, carne cozida e inhambi, uma prato típico que parece uma massa e é muito saboroso!

Esse com certeza foi um dos dias mais incríveis da viagem e você pode ler mais sobre a nossa visita à aldeia indígena no Espírito Santo

Agora eu quero saber qual das 5 experiências gastronômicas você gostou mais. Aposto que ficou com água na boca! Deixe um comentário e me conta qual seu prato preferido da gastronomia capixaba =)

gastronomia capixaba


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

4 Comentários

  1. Quantas delícias! Tive o prazer de passar alguns dias nesse estado maravilhoso e provar da culinária local. Comi a Moqueca Capixaba, uma Caranguejada na casa de um amigo de Vitória e adorei a Torta Capixaba, que comi num restaurante, que não lembro o nome, agora! Um espetáculo!

  2. Socorro!!! Estou com água na boca aqui. Essa moqueca é maravilhosa, na verdade toda a gastronomia do Espirito Santo é uma delícia.

Escreva um comentário