Brasil

5 experiências inesquecíveis em uma viagem ao Espírito Santo

espiritosantocoCC81pia-4

Acabei de voltar do encontro de blogueiros “Pocando no Espírito Santo” e percebi que estou ainda mais apaixonada por esse estado que faz parte da minha vida desde de pequenininha! Já vivi tantas experiências legais nas viagens para lá, que o ES se tornou muito especial para mim. Como boa mineira, já passei muitas férias com minha família curtindo as praias capixabas. Inclusive, a primeira vez na vida que vi o mar foi lá, há uns 20 anos.

E uma das experiências mais incríveis da minha vida aconteceu no último dia do encontro: conheci uma aldeia indígena. Depois disso, comecei a pensar em quanta coisa legal há para fazer no Espírito Santo e no quanto esse estado é rico em atrações turísticas, mas que ainda são muito pouco exploradas.

Então, decidi compartilhar com vocês 5 experiências inesquecíveis que você pode viver em uma viagem ao Espírito Santo! Veja só:

5 experiências inesquecíveis no Espírito Santo

1. Viajar de trem

Apesar desse tipo de viagem ser muito comum em outros continentes, no Brasil existem pouquíssimas rotas ferroviárias. Por isso, ter a oportunidade de fazer uma viagem de trem em terras brasileiras é uma experiência muito especial e que vale a pena ter pelo menos uma vez na vida!

Que tal pegar o trem de passageiros que vai de Belo Horizonte a Vitória, em uma viagem incrível e cheia de paisagens lindas? Claro, também é possível embarcar no Espírito Santo e viajar até Minas Gerais. A viagem completa tem 13 horas de duração, mas no total são quase 30 paradas e você pode fazer apenas um pedaço da rota, embarcando e desembarcando nas estações de sua preferência.
A viagem é longa, mas é inesquecível! O trem é bem confortável e tem uma excelente estrutura. Eu não sei se faria a viagem completa de novo, mas adoraria fazer pequenos trechos em outras oportunidades.

2. Conhecer uma aldeia indígena

Eu sempre quis conhecer uma aldeia indígena! Depois de conhecer várias culturas diferentes mundo a fora, a vontade de saber mais sobre essa cultura tão importante para o Brasil só cresceu. E eu tive essa oportunidade durante o Pocando no ES, e só posso dizer que foi muito especial!

A aldeia que conhecemos foi a Piraqueaçu, em Aracruz. Ela foi construída para a gravação de um filme, mas hoje é a casa de quase 100 índios guarani. Nós pudemos conversar com o cacique, comemos um delicioso almoço feito por eles e ainda assistimos a uma apresentação típica de música e dança.
Vai ter um post somente sobre essa visita, em breve! Por agora, só posso adiantar que foi uma das experiências mais inesquecíveis da vida e eu recomendo muito!

3. Curtir praias lindas

O Espírito Santo é o estado para onde os mineiros correm quando querem curtir uma praia. Um dos motivos pode ser a distância, que não é muito longa, ou o custo que não é muito elevado. Mas não é só isso, as praias capixabas são demais!

Uma das cidades mais populares é Guarapari, e só ela tem mais de 50 praias! E o litoral capixaba ainda tem muito mais a oferecer. Apesar do estado ser pequeno, ele é comprido e grande parte de sua extensão está no litoral, o que garante muito mar em mais de 400 km de praias.
Nessa última viagem eu tive a oportunidade de conhecer a Praia da Areia Preta, Praia do Morro e Praia da Bacutia, em Guarapari; Manguinhos e Praia das Falésias, Serra; e praia de Grumaté, em Aracruz. Além disso, conheço e adoro a Praia da Costa, em Vila Velha!
Para quem quiser ler mais sobre as praias do Espírito Santo:

4. Passear nas montanhas

Não gosta de praia ou quer ter uma experiência diferente? Procurando um destino para viajar no inverno? Que tal um fim de semana (ou a semana inteira) nas montanhas? Saindo da capital capixaba, em pouco mais de uma hora você chega na região das montanhas — e dá até para combinar com as praias em uma viagem só.
Durante o Pocando no ES nós fomos conhecer Domingos Martins, uma cidade de colonização alemã e que tem bastante coisa legal para fazer. Vou indicar as duas que fizemos e eu adorei: passar um dia no China Park — o maior hotel fazenda do estado, com a terceira maior tirolesa do país, além de um teleférico —, e conhecer Pedra Azul!

5. Comer muito (bem!)

Eu sou mineira e se tem uma coisa que eu conheço bem é comida boa! Então pode acreditar quando eu digo que comer no Espírito Santo é uma experiência incrível! 
O prato mais popular é a moqueca, o maior orgulho dos capixabas. Eu comi uma deliciosa no restaurante Maresias, em Manguinhos, uma das 5 melhores do estado! Por ser um estado com tanta praia, os frutos do mar são bem populares por ali. Peroá frito, camarão, caranguejo e muito mais… 

Mas nem só de frutos do mar vivem os capixabas. Eu tive a oportunidade de comer uma picanha com arroz cremoso no Caponata Gastrobar, em Vila Velha, que não tenho nem palavras para descrever o quanto estava bom!
Quer sobremesa? Tem quindim, tem chocolate e muita coisa gostosa! Fiquem tranquilos que vai rolar um post apenas sobre o que comer no Espírito Santo, tá?
Essas são minhas 5 experiências favoritas no estado. Agora quero saber: tem alguma coisa na lista que você não sabia que era possível fazer no Espírito Santo? Tem alguma outra experiência inesquecível que você viveu por lá? Deixa um comentário e me conta tudo!

0
Débora Resende
Débora Resende

Débora, 22 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele…

14 Comments

Leave a Comment