O que fazer em Salvador: praias e pontos turísticos

Salvador: capital baiana, capital do axé, uma das cidades brasileiras mais amadas pelos gringos, sol, praia, mar, um sotaque lindo, muita cultura e muita história. É difícil resumir em poucas palavras uma cidade tão incrível como essa.


Estive lá em janeiro desse ano com minha família e, apesar de muita gente falar mal da cidade, nós adoramos! O mais legal é que ela agrada quem gosta de locais históricos, quem gosta de praia, de festa, de comer… Pensa numa cidade “arretada” e eclética? É Salvador!

Quer saber o que fazer em Salvador, quais são as melhores praias e os principais pontos turísticos da cidade? Então anota aí:

Onde ficar em Salvador

Salvador é uma cidade muito grande e dependendo de onde você se hospedar, pode acabar gastando horas no trânsito. Por isso, é importante escolher um bairro mais centralizado.

Eu e minha família nos hospedamos em Ondina, no Othon Palace. O hotel é excelente, mas não gostamos muito de ficar em Ondina, porque lá não tem muito o que fazer, nem praias boas. A vantagem é que está razoavelmente perto das praias Farol e Porto da Barra (fomos andando várias vezes, e de uber dava menos de 10 reais).

Booking.com

Porto da Barra ou Farol da Barra

Na minha opinião, essa é a melhor localização. As duas praias estão uma do lado da outra, é onde está localizado o museu, tem um shopping, vários bares e restaurantes que funcionam até tarde e quando há algum evento é por ali que ele acontece.

Além disso, essas duas praias estão bem no meio das principais atrações que ficam opostas: o centro histórico + igreja do bonfim de um lado, o aeroporto e as praias de Stella Maris e Lauro de Freitas do outro.

Encontre sua hospedagem na Barra, em Salvador

Viagem para salvador

Centro histórico

A maioria dos pontos turísticos de Salvador está concentrada no Centro histórico da cidade. Ele fica um pouco afastado das praias mais populares — cerca de 20 minutos de carro da praia Porto da Barra – mas é um passeio praticamente obrigatório e que vale muito a pena. Se você estiver sem carro na cidade, dá para ir de ônibus ou de uber/táxi.

É um passeio que vale um dia inteiro para conseguir ver as principais atrações com calma. Porém, é bem cansativo porque as atrações são um pouco distantes e tudo é feito a pé. Nós fomos de manhã e voltamos no meio da tarde, não conseguimos conhecer tudo porque estávamos exaustos.

Duas dicas importantes: primeiro, todo mundo diz que esse é o local mais perigoso da cidade, principalmente os moradores de Salvador. Eu não tive nenhum problema e nem vi nada acontecendo, mas é sempre bom ter cuidado, né?

Segundo, assim que você chegar no centro histórico você vai encontrar (ou ser encontrado por) vários guias. Se quiser, você pode contratar o serviço de algum deles ali mesmo. Se não quiser, recomendo que faça o mal educado e nem dê ideia para eles, porque eles são muito insistentes, até inconvenientes as vezes.

O mesmo para os vendedores (ambulantes) de colar e outros artesanatos. Eles chegam te oferecendo uma fitinha de presente e nunca mais largam do seu pé.

Pelourinho

O local mais famoso de Salvador, e um dos mais famosos do Brasil é o Pelourinho. “Pelourinho” é uma coluna de pedra, que geralmente fica no centro de uma praça ou qualquer local público, e seu uso mais comum era para castigar criminosos ou escravos.<
Viagem para salvador

O que conhecemos hoje como “Pelô” é o bairro onde, antigamente, ficava o pelourinho de Salvador. De uma situação tão triste nasceu um lugar lindo, com uma arquitetura bem diferente e que é superimportante para a história do Brasil.

Depois da gravação de um clipe do Michael Jackson o Pelourinho ficou mundialmente conhecido, mas o local também foi palco de outros clipes/filmes, incluindo um clipe de Julio Iglesias e o filme Ó paí, ó.

Viagem para salvador

Se você quiser entrar no local onde era o camarim do MJ e sua equipe, é só fazer uma compra de pelo menos 5 reais na lojinha que fica logo embaixo e o dono te deixa subir (minha mãe comprou 2 imãs de geladeira e o cara disse que nós quatro poderíamos subir). Já adianto que lá dentro não tem nada, é sujo e escuro. A única graça é tirar uma foto na varandinha ao lado do Michael em tamanho real.

Viagem para salvador

Outra atração bem popular no Pelourinho é a Fundação Casa de Jorge Amado. É uma ONG que reúne um acervo bem legal para quem gosta de literatura. A entrada é 5 reais para qualquer pessoa, e às quartas feiras é gratuito.

Igreja do Carmo

Viagem para salvador
O Centro histórico possui três igrejas, se não me engano, e não me lembro exatamente porque decidimos conhecer a Igreja do Carmo, mas esse é um local bem importante e vocês podem ler mais aqui.

Cruz Caída

Viagem para salvador

A Cruz Caída é um monumento bem bonito que foi criado em homenagem à antiga Igreja da Sé. Ela está localizada bem pertinho do Elevador Lacerda e a vista lá do alto é lindíssima. Dá para ver o Mercado Modelo e dizem que o pôr do sol ali é maravilhoso!

Elevador Lacerda

Viagem para salvador
O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador do mundo a transportar pessoas, inaugurado em 1873. Ele liga a Cidade Alta à Cidade Baixa em Salvador, e é a forma mais fácil de ir de um lugar para o outro. É um elevador comum, fechado (não é panorâmico como muita gente pensa), a viagem dura 22 segundos e o preço para descer é 15 centavos por pessoa.

Mercado Modelo

Viagem para salvador

Assim que você sair do Elevador Lacerda, você estará bem próximo ao Mercado Modelo, que fica do outro lado da rua. No Mercado você encontra de tudo, de comida a brinquedo, de roupas a objetos de decoração, souvenirs e muito mais. Lá também há alguns bares e restaurantes, e nós almoçamos em um deles.

Igreja do Bonfim

Nós achávamos que a Igreja do Bonfim também estava no centro histórico mas descobrimos que ela fica um pouco mais longe. Do Mercado Modelo até a igreja, a viagem dura uns 20 minutos de carro. Já da praia Porto da Barra, são aproximadamente 35 minutos de carro. É a igreja mais famosa e importante de Salvador.

Como eu disse, estávamos exaustos quando saímos do centro histórico, então acabamos não conhecendo a igreja. Depois, achamos que não valia a pena sair de Ondina, que é ainda mais longe que Porto da Barra, apenas para ir lá. Mas, acho que vale a pena se programar direitinho para conhecer a famosa Igreja do Bonfim e amarrar sua fitinha por lá.

Museu Náutico

Viagem para salvador

O Museu Náutico está localizado no Forte de Santo Antônio da Barra, um forte que foi construído antes mesmo de Salvador existir. Ele está entre as praias Farol da Barra e Porto da Barra.

Acabamos entrando ali por acaso, mas valeu muito a pena. O acervo do museu é bem legal e dá para aprender um pouquinho sobre navegação, instrumentos náuticos, naufrágios e ainda há algumas réplicas de barcos.

Viagem para salvador

Mas, mesmo o museu sendo bem legal, confesso que minha parte favorita foi ver o Forte e o Farol, que tem uma vista lindíssima! E sim, só dá para visitar o Farol se pagar o ingresso pelo museu. O valor é R$15 a inteira (se for estudante, não esqueça sua carteirinha).

Rio Vermelho

Rio Vermelho é um dos bairros mais famosos de Salvador, um dos lugares mais badalados durante a noite. Há alguns barzinhos e uma pracinha com várias barraquinhas de comida, inclusive os dois acarajés mais famosos da cidade (que meus pais experimentaram e não gostaram).

Praias de Salvador

Não dá para ir à Bahia e não curtir uma praia, né? Antes de eu ir, todo mundo me dizia que as melhores praias estão em Stella Maris e em Lauro de Freitas (que já é outra cidade). Elas são um pouco afastadas da área mais central de Salvador, então é preciso estar de carro para conhecê-las. Eu acabei não conhecendo muitas por ali, e em vários dias ficamos na Barra mesmo. Veja as praias que conheci:

Praia Porto da Barra


Porto da Barra é uma praia bem bonita, porém estava sempre lotada (em janeiro)! O mar ali é bem tranquilo, sem ondas e ótimo para crianças. Nós não conseguimos ficar nela nem um dia, por falta de espaço mesmo, rs.

Praia Farol da Barra

o que fazer em salvador

Também estava sempre cheia, mas um pouco menos que a anterior. É bem bonita, o mar é um pouco mais agitado, com pequenas ondas e foi ali onde a gente ficou quase todos os dias.

Praia do Flamengo – Stella Maris

Viagem para salvador
A Praia do Flamengo fica localizada em Stella Maris, um pouco distante das duas acima (cerca de 40 minutos a 1h de Porto da Barra até a Praia do Flamengo). Ela é bem diferente das que eu já citei: uma faixa de areia bem larga, praia bem tranquila, bem mais vazia e com o mar mais agitado.

Praia de Itapuã

Também conhecida (por mim) como a pior praia que eu já conheci! Sério, que lugar horrível! A praia é fedida (um aroma de banheiro sujo), imunda (muito lixo e lotada de alga), muito cheia e muito mais cara que todas as outras. Sem falar que ela é bem longe também, um pouco menos que a do Flamengo.

Viagem para salvador

A hora de ir embora da praia de Itapuã foi um caos!!! Mais de meia hora esperando um ônibus que não passou (e todos que passavam iam embora lotadíssimos, já que o ponto estava lotado), desistimos e chamamos um uber (que depois de 15 minutos cancelou e o próximo gastou mais uns 20 minutos para conseguir chegar lá). E enquanto esperávamos, vimos alguns meninos de olho no meu celular. Foi nosso último dia na cidade, o único dia ruim (péssimo)!Não queria terminar o post de forma negativa, mas é o que temos para hoje.

Mas, acho que deu para vocês perceberem o quanto eu amei Salvador e o quanto essa cidade é incrível e cheia de atrativos legais, né? Vale muito a pena uma visita!

Deixe um comentário e me conta qual das atrações você tem mais vontade de conhecer 🙂

  • Leia mais sobre Salvador no blog Espiando pelo Mundo!

Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Escreva um comentário