Navigation Menu

Tudo que você precisa saber sobre o Pico da Ibituruna

O Pico da Ibituruna é uma montanha localizada em Governador Valadares, Minas Gerais. Sua parte mais alta está a 1.123 metros de altitude em relação ao mar e 960m em relação ao Rio Doce. Além de ser um dos melhores locais do mundo para a prática de voo livre, o Ibituruna possui diversas atrações e um visual maravilhoso.


Ele agrada desde as crianças até os velhinhos, suas atrações vão desde as mais tranquilas até as mais radicais e ele ainda é cenário de várias histórias bem curiosas. Se pretende conhecê-lo, anote todas as dicas a seguir e curta muito a viagem:

Como chegar no Pico da Ibituruna

O Pico da Ibituruna fica bem próximo ao centro de Governador Valadares, tanto que é possível avistá-lo em várias partes da cidade. 



O ideal é ir de carro, já que o caminho até o alto do Pico é bem longo e, obviamente, só de subidas. São aproximadamente 25/30 minutos de carro, desde o centro da cidade até o ponto mais alto do Ibituruna. Além disso, com seu próprio carro você terá muito mais facilidade e liberdade para circular pelo Pico e conhecer todas as atrações.

Mas, se você decidir ir até Valadares de trem ou ônibus e não quiser alugar um carro, você pode entrar em contato com a Viviane, do Vale Silvestre, que trabalha com turismo receptivo na cidade e pode te buscar onde você chegar e te levar até sua hospedagem.


Como é o acesso até o alto do Pico?

Conversando com algumas pessoas que trabalham ali, eles me disseram que muita gente tem medo do acesso ser muito difícil e que quando chove, muitas reservas são canceladas. Mas, podem ficar tranquilos porque toda a estrutura do Ibituruna é incrível e o acesso é muito tranquilo.

Como eu disse, é preciso ir de carro pois o caminho é longo, mas praticamente toda a estrada é asfaltada ou possui calçamento de pedras. Então, mesmo que chova não haverá problema nenhum para chegar lá em cima.


A sinalização também é excelente, com placas indicando as principais atrações e as principais pousadas. Nós encontramos tudo que precisávamos apenas seguindo essas placas e foi super tranquilo.

Onde se hospedar

Se o objetivo principal de sua viagem é conhecer o Pico da Ibituruna, você pode se hospedar ali mesmo. Caso prefira, também há algumas opções de hospedagem em Governador Valadares.

Eu me hospedei no próprio Ibituruna, na Pousada da Serra, e já tem post aqui no blog contando tudo o que eu achei. Mas também há outras opções de hospedagem por lá, é só jogar no Google que você encontra. 


Eu recomendo muito que vocês se hospedem no Ibituruna ao invés de ficar no centro de Valadares, pois dentro do Pico é muito mais fresquinho que na cidade, que é bem quente!! Sem falar que é um lugar diferente, muito bonito e super gostoso de passar um bom tempo.

Principais atrações

Confesso que eu me surpreendi quando descobri quanta coisa legal é possível fazer no Pico do Ibituruna. As principais atrações são:

Casa de verão do Papai Noel

Um dos lugares mais lindinhos que já visitei é a casa de verão do Papai Noel. É uma parada obrigatória para quem tem crianças, pois, além do bom velhinho, há ainda outros personagens por ali. É preciso pagar 6 reais para entrar (ou 3, para quem paga meia), mas quem for almoçar lá tem a entrada gratuita.





A casa do Papai Noel em si é uma graça! É bem pequenininha e toda decorada em clima natalino, independente da época do ano. É possível entrar e tirar fotos, e, se der sorte, você encontrará o dono da casa ali nos finais de semana.

Casa do Pica-Pau
Outro personagem que tem uma casa ali, no mesmo terreno que o Papai Noel, é o Pica-Pau. Também dá para entrar em sua casa, que é realmente pequena, e depois ainda tirar uma foto com ele.


E.T's e Disco Voador
Ainda, você encontrará ali a escultura de dois E.T's e um disco voador, que fazem parte de uma das histórias mais curiosas que eu ouvi ali no Ibituruna. Um dia eu ainda vou contar essa história aqui no blog, mas, resumindo, um senhor que vivia no Pico da Ibituruna diz ter sido abduzido, levado para Marte, estudado pelos E.T's e, cerca de 4 horas depois de desaparecer, ele foi encontrado em Montes Claros — cidade que fica há mais de 7 horas de distância de Valadares. 


Os ufologistas dizem que a história é real e todos na cidade acreditam nela, então não sou eu que vou duvidar, não é? Então, eles fizeram essas esculturas em homenagem ao Sr. Plínio Bragatto, o protagonista da história, de acordo com a descrição que ele deu. Inclusive, os E.T's estão em tamanho real.

Casa dos Três Porquinhos
E, por fim, do outro lado da rua você encontrará a casa dos Três Porquinhos e um lobo mal querendo destruí-la. É bem fofa e tem umas cadeirinhas lá dentro para as crianças.



Vale Silvestre Eco-Park

Já tem um post aqui no blog falando sobre o Vale Silvestre e o dia super divertido que passamos por lá. Tem pedalinho, passeio de caiaque, piscina, tirolesa, arvorismo e muita coisa legal! Vale muito a pena reservar um dia inteiro para esse passeio.

A vista no alto do Pico

O alto do Pico da Ibituruna tem uma das vistas mais lindas que eu já vi na vida! É de tirar o fôlego e as vezes dá até a impressão que é mentira, de tão perfeito que é. Você pode reservar umas duas horas, no fim do dia, para ficar ali só curtindo a paz que esse lugar transmite e vendo alguns pilotos de voo livre decolarem. É tão gostoso que você nem vê o tempo passar!


Lá em cima tem uma lanchonete e banheiros, então não há com o que se preocupar. Toda a estrutura do Ibituruna é realmente incrível!

E, como eu disse, o ideal é chegar lá mais no fim do dia, pois, além de o sol não estar tão forte, você ainda terá a oportunidade de admirar um pôr do sol maravilhoso! Procure a escultura da Santa, que também é uma atração do Pico, e ali você terá a melhor visão do sol se pondo. É maravilhoso!!



Voo Livre

O Pico da Ibituruna é um dos melhores lugares do mundo para se praticar voo livre, seja paraglider ou asa delta. Além dos campeonatos que rolam ali de vez em quando, ainda é possível ver alguns pilotos decolando diariamente.


E, se você quiser praticar voo duplo, existem algumas empresas em Governador Valadares que oferecem esse serviço. Infelizmente eu não tive essa experiência, mas com certeza eu vou voltar um dia e vou voar!

Dicas para visitar o Pico da Ibituruna

Tenho certeza que depois de ler esse post você ficou com muita vontade de conhecer o Ibituruna, não é mesmo? :) Então, anote as dicas a seguir para aproveitar sua viagem da melhor forma possível:

Use protetor solar

No alto do Pico o sol é muito forte e por isso o protetor solar é indispensável. Eu esqueci de levar o meu e me queimei sem perceber, então já coloque o seu na mala.



Leve roupas de frio

Se você contar para alguém que está indo para Governador Valadares e essa pessoa conhecer a cidade, ela provavelmente vai dizer que é a cidade mais quente que ela já visitou (e é verdade!). Depois de tanto ouvir isso, muita gente pensa que só vai precisar de roupas bem fresquinhas, mas não é bem assim.
O Pico da Ibituruna é uma montanha, bem alta e com muitas árvores, então ali a temperatura é bem mais amena do que na cidade. Durante o dia é bem quente, mas a noite costuma esfriar bastante e, se for no inverno, você vai morrer de frio. Dizem que nos meses mais frios a temperatura mais baixa pode ficar próxima de 5°C.

Desconecte-se do celular

Se você quiser se hospedar no Ibituruna, já fique avisado que o celular não funciona direito ali. É muito difícil dar sinal de alguma operadora, mas as pousadas costumam ter wi-fi. Se, por algum motivo, você precisar fazer uma ligação, suba até o alto do Pico e vá para perto da Santa, pois é ali onde ficam todas as antenas e o celular vai funcionar perfeitamente.

Cuidado com os nomes

Se você pesquisar "Ibituruna" no Google, vai descobrir que tem uma cidadezinha bem pequena em Minas com esse nome. Cuidado para não se confundir e acabar no lugar errado. O Pico da Ibituruna fica em Governador Valadares, então é para lá que você deve ir, ok?

O Pico da Ibituruna é um dos lugares mais incríveis que eu já conheci na vida! Se você ficou com vontade de conhecer, compartilhe esse post nas redes sociais (é só clicar nos botões abaixo) e marque os amigos que você quer levar junto!

10 comentários:

  1. Como não amar cada pedacim de Minas? Tudo aqui é bom demais da conta!
    Esse detalhe do celular é importante, principalmente pra quem trabalha remotamente como eu. Mas ao invés de subir até o pico para ligar pra alguém, a pessoa pode usar o Skype ou o Whatsapp pelo Wi-Fi do hotel/hostel.
    Parabéns pelo post, está bem explicativo.

    ResponderExcluir
  2. Esse nosso Brasil realmente é incrível! Cada cantinho lindo!

    ResponderExcluir
  3. Amo lugares altos assim, que por do sol lindo! Eu nunca tinha ouvido falar desse pico, adorei ter prática de voo livre, tenho muita vontade de fazer. :D

    ResponderExcluir
  4. Que vista mais maravilhosa! E esse por do sol??
    Dica anotada. Preciso conhecer esse lugar!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha visto nada sobre este pico. Mesmo sendo tão estruturado. Achei demais!

    ResponderExcluir
  6. Sempre vejo fotos sobre o pico e sempre quis conhecer. Nunca fui a Valadares, quando eu for já sei como chegar lá!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post!!! Já deu vontade de conhecer esse lugar lindo. A vista lá de cima do pico é simplesmente incrível.

    ResponderExcluir
  8. Que lugar lindo.. adorei o post! Imagens lindas e muito legais (tipo as dos ETs kk)

    ResponderExcluir
  9. Como temos coisas boas pelo interior de nosso país né? Só conheço Minha Gerais de passagem, quando morei em São Paulo na infância fizemos algumas viagens de carro em família vindo e voltando pra Recife e claro que Minas estava no meio de nosso caminho. Quero muito levar os meninos para conhecer o Estado e o Pico de Ibituruna vai pra lista. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  10. Quando comecei a ler esse post, achei que ia ser só sobre voo libre, mas o pico da Ibituruna tem muitas coisas interessantes, hem. O que é essa casa do Pica Pau? Nunca imaginei que tinha uma dessas em Minas.

    ResponderExcluir

Siga! @blogfoconomundo