Navigation Menu

Campeonato de voo livre no Pico do Ibituruna, em Governador Valadares

O Pico do Ibituruna, em Governador Valadares, é mundialmente conhecido pelos fãs e praticantes de voo. A cidade mineira é considerada a capital mundial do voo livre, já que possui uma das melhores térmicas do mundo para a prática desses esportes. 

Graças a essas boas condições, a cidade recebe, frequentemente, campeonatos de parapente e asa delta. Em janeiro, eu tive a oportunidade de presenciar a etapa final da Copa Mundial de Parapente e foi uma experiência super legal. 


Sobre a Copa Mundial de Parapente (PWC)

Eu acompanhei os dois últimos dias de provas e, apesar de não entender muito sobre esse esporte, torci bastante e pude aprender um pouco de suas regras. Eram mais de 120 pilotos, de mais de 20 países diferentes, e 12 brasileiros na disputa pelo título. As etapas anteriores da Copa aconteceram em outros países, entre eles França, Itália e Portugal. 

As competições eram divididas em 3 categorias: geral, feminina e equipes. Um italiano foi o vencedor da categoria geral, uma francesa foi a campeã feminina. O primeiro brasileiro do ranking, Erico Oliveira, ficou em 40º lugar na categoria geral.

Minha experiência assistindo

As provas começavam ao meio dia, quando os pilotos começavam a decolar. Todos realizam a prova ao mesmo tempo e todos decolam em um curto período de tempo. 

Era tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que ficava até difícil acompanhar. Queria ver os pilotos que estavam perto de mim arrumando todo o equipamento antes de decolar, queria ver aqueles que já estavam prontos, aqueles que estavam saindo, aqueles que já estavam bem altos como passarinhos... 

Alguns minutos depois, o céu de Governador Valadares estava tomado por mais de 100 parapentes, uma mistura de cores incrível. Você pode ver um milhão de fotos desse momento, mas nada vai chegar perto da beleza que é ver tudo pessoalmente.

Poucos minutos depois da decolagem o alto do Pico já fica vazio. Então, fui embora para conhecer um pouco da cidade. No dia seguinte, eu voltei para acompanhar a última prova. Era sábado e muitos moradores da cidade e das redondezas estavam ali para acompanhar tudo de perto. Estava lotado, pessoas muito diferentes uma das outras, uma mistura louca de idiomas. Foi uma experiência incrível!


Dicas para quem quer ver de perto um campeonato de voo livre

A Copa Mundial de Parapente já terminou, mas entre 26 de março e 1 de abril de 2017 a cidade vai sediar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Asa delta. E, se você estiver lendo esse post após essa data, basta pesquisar por outros eventos de voo livre na cidade, pois eles acontecem com certa frequência.

A entrada é gratuita, basta chegar no alto do Pico do Ibituruna e você já estará dentro do evento. O ideal é chegar pelo menos uma hora antes do início das provas, para curtir o clima do local e ver bem de pertinho todo o processo, desde os pilotos chegando e se preparando, até a hora em que o Pico esvazia. 

Não se esqueça do protetor solar, respeite as regras de segurança e aproveite a experiência :) Ah, e se você quiser se hospedar no Pico do Ibituruna, é só clicar aqui e ver minha sugestão!


0 comentários:

Siga! @blogfoconomundo