Minhas experiências com hospedagem pelo Airbnb

O Airbnb é um site de aluguel por temporada, onde você pode alugar casas, apartamentos, quartos e studios em vários países no mundo inteiro. É uma excelente alternativa de hospedagem, principalmente para grupos grandes, mas também para famílias, casais e até sozinho. A grande vantagem de uma hospedagem pelo Airbnb é que o site possui opções para todos os estilos de viagem e de viajante.

Eu conheci o Airbnb em 2013 e me hospedei pela primeira vez em 2014. De lá para cá, já me hospedei pelo site 14 vezes, em 11 cidades diferentes — no Brasil e na Europa. Eu sempre tive boas experiências e já me hospedei em lugares e situações completamente diferentes.

Já me hospedei sozinha, com namorado e com a família. Já fiquei por um dia, por uma mês ou uma semana, em apartamentos, studios e quartos na casa de alguém. Como eu sei que muita gente ainda tem um pouco de receio em relação a hospedagens desse tipo, decidi compartilhar um pouco das minhas experiências por aqui!

As vantagens da hospedagem pelo Airbnb

Na minha opinião, se hospedar pelo Airbnb pode ter várias vantagens. A primeira é o preço que, geralmente, é melhor ou igual os preços de hotéis — e algumas vezes, até os hostels. Mas, pensando no custo-benefício, um apartamento no Airbnb é muito mais espaçoso, confortável e oferece muito mais privacidade que um quarto de hotel. Portanto, mesmo que o preço seja igual, eu prefiro usar o Airbnb.

Em outros casos, pode valer muito mais a pena alugar um quarto no Airbnb do que ficar em um quarto compartilhado em hostel. Os preços são semelhantes, mas o quarto no Airbnb será somente seu, então a privacidade, o conforto e a tranquilidade são muito maiores.

Para grupos grandes, a economia pode ser ainda maior já que pagar diárias de hotel para muitas pessoas pode sair um pouco caro.

Outra vantagem é que a maioria dos lugares que podem ser alugados no Airbnb possuem cozinha, um ótimo benefício para mochileiros que querem economizar. Sem falar que você terá a oportunidade de ficar em uma moradia local e conhecer um pouco mais da cultura da cidade/país que você está visitando.Mais uma vantagem? Você pode ficar em lugar maravilhosos e super diferentes. Essa é a vista do local que fiquei em Montenegro:

A importância dos hosts no Airbnb

Uma das partes mais legais de se hospedar pelo Airbnb é a oportunidade de conhecer moradores locais, os hosts — os donos do lugar alugado. No geral, os hosts são muito receptivos e estarão sempre prontos para te ajudar.

Eu já tive hosts que me buscaram na estação de trem/barco, que me ajudaram a pegar o transporte certo, que me deram dicas de passeios na cidade…

No fim do meu intercâmbio em Belgrado, precisei sair do dormitório e ir para um apartamento com meu namorado. O dono do apê nos buscou de carro no dormitório, nos ensinou a usar a máquina de lavar e nos emprestou um modem móvel de internet. Em Hvar, a dona do studio também nos buscou de carro pois o caminho tinha uma subida enorme e ficaria difícil subir andando e sem conhecer o caminho, já que as ruas lá são bem confusas.

Em Atenas, a moça que nos recebeu também foi nos buscar na estação de metrô para nos ensinar o caminho até o apartamento, que era meio confuso. Além disso, ela nos deu umas dicas sobre a cidade e nos informou a melhor forma de chegar no aeroporto na hora de ir embora.

Em Bruxelas, o dono do apê nos esperou até mais tarde, pois nosso ônibus atrasou. Depois de nos mostrar todo o apartamento ele nos ensinou a melhor maneira de pegar o metrô para o centro da cidade, nos mostrou o supermercado mais perto e ainda nos ofereceu um ticket de transporte público.

Em Londres, nosso host era brasileiro e foi um dos melhores que já tivemos. Ele nos buscou na estação de metrô, nos ajudou a comprar o cartão de transporte público, nos deu várias dicas de passeios diferentes na cidade e até trocou dinheiro com a gente, pois precisávamos de libras e ele de euros.

Experiências como essas eu nunca viveria em um hotel ou hostel. A hospedagem pelo Airbnb é uma ótima oportunidade para conhecer mais a fundo e realmente presenciar a cultura local. É uma das minhas partes preferidas da experiência <3

Alugando um apartamento ou studio pelo Airbnb

Eu já aluguei apartamentos algumas vezes pelo Airbnb mas, na Europa, os studios são muito mais comuns. Os studios são como “mini-apartamentos” que geralmente possuem o quarto, banheiro e uma pequena cozinha ou, em casos mais raros, apenas uma geladeira.

Eu gosto muito de alugar apartamentos, pois eles geralmente são bem confortáveis e eu me sinto como se realmente fosse uma moradora do local. Pode parecer bobo, mas é uma ótima experiência para se ter em viagens, principalmente no exterior.

Em alguns casos, o dono do apartamento realmente mora lá e vai ficar em outro lugar enquanto você se hospeda ali. Aconteceu isso comigo em Bruxelas, o dono do apartamento sempre ficava na casa da namorada quando alguém alugava seu apartamento. Ele apenas trancava o quarto — nós dormimos em um sofá-cama na sala — e o restante do apê estava disponível pra gente, inclusive a comida do armário.

Em Atenas, o dono do apartamento passava o verão trabalhando com seus pais em Malta e, durante esse período, ele alugava seu apê. A namorada dele que ficava responsável por receber os hóspedes.

Morando no Airbnb

Eu também já “morei” em um apartamento no Airbnb por um mês, na Alemanha, com meu namorado e um amigo. Eles estavam fazendo intercâmbio lá e eu fui visitar, mas precisávamos de um lugar para ficar enquanto a residência estudantil que meu namorado alugou não estava liberada.

Foi uma experiência bem legal, passar tanto tempo em um lugar só. Era realmente como se aquela fosse a minha casa, com os meus móveis e a minha vizinhança. Foi ótimo, pois nós ficamos muito mais confortáveis e pagamos bem menos que seria em um mês de hotel.<

Alugando apenas um quarto na casa de alguém

Outra opção muito comum no Airbnb é alugar apenas o quarto, ao invés da casa inteira. Eu tive essa experiência em Londres, quando viajei sozinha pela primeira vez. Quem já foi a Londres sabe que hospedagem lá é muito caro e estava ficando apertado para o meu orçamento. Depois de procurar centenas de hostels com quarto compartilhado e não achar nenhum que parecesse bom e barato ao mesmo tempo, eu tive a ideia de procurar no Airbnb e encontrei uma excelente opção.

Era um quarto privativo, no apartamento de duas meninas mais ou menos da minha idade, em uma excelente localização. Quando eu cheguei, apenas uma estava lá e ela foi receptiva. Conversamos sobre Londres e sobre o Brasil, ela me mostrou tudo que eu precisava ver e depois me deixou a vontade.

experiencias airbnb

Foi ótimo pois tive o quarto inteiro só pra mim, com uma cama de casal, um banheiro que seria dividido somente por mim e pelas donas da casa e tudo isso pelo mesmo preço do quarto compartilhado de um hostel não tão bom. Eu não sou a maior fã de quartos compartilhados, então foi muito bom ter uma privacidade a mais, além do sossego que não existe em um hostel.

Claro que isso depende muito do perfil de cada pessoa. Tem gente que jamais trocaria um hostel para ficar sozinho em um quarto no Airbnb, então é importante avaliar suas preferências.

Dicas para não cair em furadas no Airbnb

Apesar do Airbnb ser um site confiável, é importante lembrar que cada anúncio é feito por uma pessoa diferente e que não está diretamente ligada ao site. Então, é muito importante avaliar cada anúncio individualmente, para ter certeza de que aquele lugar/host é confiável.

O mais importante é ler os comentários e ver as notas atribuídas ao local, localização e ao host. Eu não gosto de alugar lugares que não tem nenhum comentário. Fiz isso somente uma vez e não tive problemas, mas evito ao máximo e dou sempre preferências àqueles lugares com muitos comentários e muita referência positiva. Por isso, também é muito importante deixar seu comentário depois de se hospedar pelo Airbnb, falando das experiências positivas e negativas. Só assim os futuros hóspedes saberão o que esperar do local.

Você também pode conversar com o anfitrião antes de fazer a reserva, então faça isso e tire todas as suas dúvidas. Você pode pedir mais fotos se achar que as do anúncio não são suficientes, perguntar sobre a localização, sobre o que estará disponível para seu uso ou qualquer outra dúvida que surgir.

Não deixe de ler o anúncio com bastante atenção, pois nele estarão as informações sobre todas as comodidades do local, possíveis taxas, o que você tem direito ou não ali dentro e tudo mais que o host julgar importante.

Espero que minhas dicas tenham sido úteis para vocês que tem interesse em se hospedar pelo Airbnb. Não se esqueça que clicando aqui e se cadastrando no site você ganha aproximadamente 25 dólares de desconto na sua primeira reserva (e eu ganho também!)!


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

32 Comentários

  1. excelentes dicas para quem vai usar o serviço pela primeira ou pela centésima vez. É sempre bom ficar ligado nos detalhes para dar tudo certo. Adorei. Eu já tive boas experiências com o AirBnb e super recomendo.
    um beijo,
    Camilla Kafino

  2. Eu nunca me convenci muito com o Airbnb… talvez por sempre ter usado couchsurfing, eu prefiro ficar na casa de alguém que queira me receber para trocar experiências e não pagar por isso =/

    Mas não tem como negar que é uma puta ferramenta pra baratear viagens, ne?

    • Nem todo anfitrião do Airbnb está lá pela experiências, alguns estão só pelo dinheiro mesmo. Mas, a maioria faz a experiência do viajante ser incrível e ainda ganha uma graninha extra com isso 🙂

  3. A primeira vez que usei foi na França, estávamos perdidas na estação e ninguém nos ajudava a encontrar o endereço (já era depois dá meia noite) aí o namorado dá guria do ap. Veio nos buscar! Achei moh queridos, pq não falavam nada em inglês! E saiu muito mais barato q Hostel!

  4. Confesso que nunca me hospedei na Airbnb, mas já pensei em fazer isto em várias situações… O problema é que nunca me lembro. Vou até comentar com a Paty aqui, pra gente não esquecer de dar uma conferida em nossa próxima trip. 🙂

  5. Adorei as dicas, na minha última viagem, me hospedei através do airbnb e foi ótimo, preço bom e um host que foi uma simpatia. Isso foi em Arraial do Cabo 🙂 Abraços

  6. Débora que post sensacional, vou ter minha primeira experiência com air bnb mês que vem, e estou super empolgado.
    Realmente tem várias vantagens e depois das suas dicas vou começar a usar maus.

  7. Melhor tipo de hospedagem, é uma das minhas primeiras opções também <3 Só não tive a experiência de ficar em um quarto no ap de alguém, mas parece legal e uma boa maneira de conhecer gente nova! Adorei o post, Dé =)

  8. Nós além de usarmos o airbnb tb somos anfitriões, eu e meu marido temos alojamentos em Portugal e sempre nos hospedamos tb assim, nos sentimos mais a vontade e conhecemos as pessoas dos locais por onde passamos.

    • Débora Resende Responder

      Que legal seu relato, Sueli! Imagino que deva ser uma experiência incrível!

  9. Rebeca Fischer Responder

    Desde 2014 venho utilizando a facilidade de me hospedar no airbnb. Também já morei em Paris e Helsinki alugando apto com este site. Importante mesmo ler todos os comentários de quem já se hospedou antes no imóvel. Raramente tive problemas. Os anfitriões são geralmente amáveis e solicitos. Recomendo amplamente. Você ganha amigos pelo mundo!

    • Débora Resende Responder

      Obrigada por compartilhar sua experiência conosco, Rebeca! É realmente uma forma muito legal de conhecer pessoas incríveis!

Escreva um comentário