BrasilDestino RBBVroteiro

Roteiro de 3 dias: o que fazer em Foz do Iguaçu

cataratasdoiguacCCA7u-3

Foz do Iguaçu é uma cidade encantadora e que me surpreendeu demais. Com menos de 300 mil habitantes, a cidade recebe mais de 1 milhão e meio de turistas todos os anos! Não só os paraguaios e argentinos que estão ali tão perto, Foz recebe turistas do mundo inteiro. Eu conheci gente do Brasil inteiro, da Holanda, do Japão, Suíça… Nem no Cristo Redentor eu vi tanto gringo junto quanto nas Cataratas, rs.

Mas não só de Cataratas se faz Foz do Iguaçu. Ao longo dos anos a cidade foi ganhando diversas atrações turísticas e hoje tem opções para todos os gostos. Eu viajei com minha avó e nós nos divertimos demais! Fomos a convite da Agência Combo Iguassu e do Hotel Best Western Tarobá. A recepção, os passeios e a hospedagem não poderiam ter sido melhores!

Meu roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

Para falar bem a verdade, meu roteiro foi de 2 dias e meio, já que cheguei no domingo de tarde e fui embora na quarta feira de manhã. Pudemos aproveitar o domingo a noite, a segunda e a terça-feira. Acho que foi pouco tempo e indico que fiquem pelo menos um dia a mais. 
Foi tudo bem corrido e eu não consegui fazer alguns passeios que eu queria, mas o tempo que eu estava lá foi muito bem aproveitado. Se posso dar uma sugestão, é a seguinte: 4 dias inteiros na cidade é o ideal para fazer os principais passeios tranquilamente.
Vou compartilhar com vocês o roteiro que eu fiz e o roteiro que eu acho que seria ideal 🙂

DIA 1: CHEGADA E BAR DE GELO

Chegamos em Foz do Iguaçu por volta de 15h e fomos recebidos no aeroporto pela Lourdinha, uma motorista maravilhosa da Agência Combo Iguassu. Tomamos um banho, fomos lanchar no supermercado que fica a três quarteirões do Hotel Tarobá e antes das 18h já estávamos a caminho de Puerto Iguazu, na Argentina, para conhecer o Bar de Gelo.
O bar é super legal e todo feito de gelo, do chão ao teto, passando pelos copos e até o sofá. Depois posso fazer um post só sobre ele se vocês se interessarem. Geralmente o passeio ao Bar de Gelo é feito no mesmo dia do passeio ao comércio de Puerto Iguazu, mas o comércio não abre domingo e por isso logo fomos embora. Então, se possível, marquem o passeio o bar e ao comércio para o mesmo dia para aproveitar a viagem.

DIA 2: PARAGUAI E CATARATAS BRASILEIRAS

Esse foi o dia mais corrido e eu vou contar em detalhes para ninguém fazer o mesmo que eu fiz… A ideia inicial era fazer compras no Paraguai de manhã e visitar o Parque das Aves e as Cataratas (fazendo o passeio de barco Macuco Safári) durante a tarde. Mas a realidade…
Saímos de Foz as 7:30h com o transporte da Combo Iguassu (sorte que o café da manhã do hotel começa as 4h da manhã, rs.) e poucos minutos depois estávamos no Paraguai. Deveríamos ir embora 12h, mas a volta acabou atrasando um pouco e nós perdemos o transporte que nos levaria para as Cataratas às 13h.
Mas, tudo acontece por um bom motivo, não é? Remarcamos nossa saída para as 14h e dividimos o carro com um casal lindo de Fortaleza que nos acompanhou durante todo o passeio e salvou nosso dia 🙂 Nesse momento já estávamos cientes de que não teríamos tempo de conhecer o Parque das Aves, então fomos direto para o Parque Nacional do Iguaçu. 

Também farei um post exclusivo sobre o Parque, sobre as Cataratas e o Macuco Safári (melhor passeio <3), mas resumindo: fizemos primeiro o Macuco, que foi incrível, e quando saímos de lá os ônibus que iam para as Cataratas não estavam mais passando. Por sorte conseguimos uma carona até lá e conseguimos ver rapidamente as maravilhosas quedas d’água. Esse dia foi uma aventura só, e voltamos para o hotel mortas de cansaço e fome.

Jantamos em uma churrascaria que fica bem ao lado do hotel e tem um preço ótimo.

DIA 3: CATARATAS ARGENTINAS E PUERTO IGUAZU

O terceiro dia foi reservado para as Cataratas Argentinas. Para quem não sabe, existe o Parque Nacional do Iguaçu em Foz e o Parque Nacional Iguazu na Argentina. São dois lugares diferentes e os dois merecem igualmente uma visita.
O lado argentino é bem maior e tem mais coisas para ver e mais lugares para andar, então não dá para ficar menos que um dia inteiro. Nós saímos do hotel por volta de 08:30, ficamos cerca de uma hora na fila da imigração e chegamos no parque lá pelas 10h da manhã. Conseguimos conhecer praticamente tudo até as 16h, horário em que o transfer da Combo iria nos buscar. 
Voltamos para Foz e um pouco mais tarde fomos para Puerto Iguazu novamente, dessa vez para conhecer um pouco do comércio e das atrações da cidade. Fomos com o Guilherme, motorista super legal da Combo Iguassu, que nos levou em vários lugares que nem estavam no roteiro, como o Marco argentino, o Casino e em uma loja bem gostosa de comidas típicas, com degustação e tudo… Foi um passeio que superou todas as nossas expectativas. Também passamos pela feirinha, comemos empanadas e compramos vários alfajores! 

O QUE EU MUDARIA NESSE ROTEIRO?

Se eu pudesse mudar esse roteiro, eu jamais deixaria apenas a parte da tarde para conhecer a parte brasileira das cataratas. O pessoal da agência já havia me alertado que ficaria muito apertado incluir o Paraguai nesse dia, mas eu decidi tentar mesmo assim, pois estava precisando comprar algumas coisas que valiam muito a pena lá. Não me arrependo, mas não recomendo que vocês façam o mesmo. 
É necessário um dia inteiro para conhecer o parque com calma e fazer o passeio de barco. Nesse dia você pode encaixar um passeio ao Parque das Aves, um local com mais de 150 espécies de aves, algumas resgatadas de maus tratos e do tráfico. Parece ser um passeio incrível e que eu gostaria muito de ter feito, mas fica para a próxima!

Além disso eu trocaria o Bar de Gelo para outro dia da semana, para conhecer o comércio no mesmo dia e não precisar fazer a viagem duas vezes. E, se tivesse disponibilidade, eu gostaria de ter ficado mais um ou dois dias na cidade, para conhecer as outras atrações.

O QUE FAZER EM FOZ DO IGUAÇU:

Além dos passeios que eu já citei, existem várias outras atrações na cidade. Eu não vou falar sobre eles porque não os conheci, mas vou deixar links de alguns blogs que eu adoro e que já falaram sobre. É só clicar no nome!
Essas são as principais e mais famosas atrações, mas no blog D&D Mundo Afora tem uma lista com 37 atrações em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este.

Quer outra opção de roteiro? Veja no blog Nas estradas do planeta

Foz é uma cidade apaixonante! Eu fui sem muitas expectativas, me surpreendi demais e agora indico a viagem para todo mundo! Dá para ir sozinho, em casal, em família, com amigos e até com a avó <3 Eu tenho certeza que volto lá um dia, para conhecer o que faltou e rever tantas paisagens indescritíveis! Não se esqueça de deixar um comentário dizendo qual é sua atração preferida em Foz do Iguaçu!


ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG
Encontre os melhores hotéis através do Booking.com 
Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb 
Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016)
Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros

0
Débora Resende
Débora Resende

Débora, 22 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele…

21 Comments

Leave a Comment