Patrimônios da UNESCO no Brasil

A Blogagem coletiva desse mês é sobre Patrimônios da UNESCO e, confesso que fiquei muito em dúvida sobre qual assunto seria o tema do meu post. Resolvi então falar sobre alguns Patrimônios aqui no Brasil, já que acabo falando tão pouco do nosso país aqui no blog.
Conjunto Moderno da Pampulha, Belo Horizonte. 
Antes de tudo precisamos saber que para ser considerado Patrimônio, o local precisa ser considerado inigualável e de fundamental importância e relevância para a humanidade. Para isso, ele deve atender a pelo menos um entre os dez critérios de seleção da UNESCO. Cada país é responsável por inscrever seus locais e o Comitê do Patrimônio Mundial se reúne uma vez por ano para definir quais serão tombados. Quando um local recebe o título, ele passa a ser protegido pela UNESCO e se torna obrigação do governo garantir a conservação do local.
O Brasil, país tão rico natural e culturalmente, possui vinte locais considerados Patrimônio da UNESCO. O primeiro local brasileiro a entrar na lista foi o Centro Histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, no ano de 1980. A cidade foi fundada no século XVII e foi muito importante no período da mineração. Ainda hoje é uma das maiores riquezas de Minas e do Brasil, devido sua importância histórica e cultural.
Além de Ouro Preto, outros Centros Históricos também são Patrimônios da UNESCO, como é o caso de Olinda, Salvador, São Luiz do Maranhão, Diamantina e Goiás.
Já o primeiro local a se tornar Patrimônio Natural foi o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O Parque possui uma das maiores quedas d’água do mundo e abriga muitas espécies raras de fauna e flora. Eu vou para Foz em outubro e com certeza irei visitar o Parque e as Cataratas, e confesso que estou super ansiosa! Tenho pesquisado muito sobre a cidade e todas atrações, e já me apaixonei antes mesmo de conhecer, rs. A Mata Atlântica, o Pantanal e a Chapada dos Veadeiros também fazem parte dessa lista!
Rio de Janeiro
Os dois últimos locais brasileiros incluídos na lista de Patrimônio Cultural são maravilhosos e eu já tive o privilégio de conhecer. A cidade do Rio de Janeiro e suas paisagens receberam o título em 2012. A UNESCO considera o Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, o Corcovado, o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara, a praia de Copacabana, entre outras belíssimas paisagens cariocas. “A cidade do Rio de Janeiro também é reconhecida pela inspiração artística que oferece a musicistas, paisagistas  e urbanistas”, segundo o site da UNESCO.
E, por último mas não menos importante, esse ano o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, se tornou Patrimônio Cultural. O Conjunto inclui a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu da Pampulha (antigo Casino), o Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte (antiga Casa do Baile), o Iate Clube e a Lagoa da Pampulha. A construção do Conjunto, que ocorreu em 1942, inclui nomes como Juscelino Kubitscheck, Oscar Niemeyer e Cândido Portinari.
O Brasil é um país maravilhoso e possui muitos lugares inigualáveis e de grande importância para a humanidade! Com certeza ainda teremos muitos locais a serem incluídos nessas listas! Agora me conta, quais Patrimônios da UNESCO, no Brasil e no mundo, você conhece?

– Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres
– Lolepocket – Como explorar o melhor das ilhas gregas: um dia em Delos
– Destinos por onde andei… – Salvador, Patrimônio Mundial da Unesco
– Mariana Viaja – Conjunto da Pampulha, novo Patrimônio Mundial da Unesco
-Pegadas na Estrada – 15 Parques Nacionais Patrimônios da Unesco que você precisa conhecer
– Família Viagem – Patrimônio Mundial da UNESCO: Estátua da Liberdade
-Viagens que Sonhamos – Pampulha, conhecendo o novo Patrimônio Mundial da Unesco
– Pequeno Grande Mundo – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Malta
-Viagens Invisíveis – Os inacreditáveis templos de Angkor, Camboja
– Mineiros na Estrada – O que ver e fazer em Machu Picchu
– Outro blog – Chapada dos Veadeiros | Alto Paraíso de Goiás
– Mochilão Barato – Missões Jesuítas no Paraguai
– Asas pra que te quero – Castelos da Inglaterra: a história da sombria Torre de Londres
– Vaneza com Z – Patrimônios da Humanidade em Portugal: Sintra e Porto
– Trilhas e Cantos – Patrimônios da Unesco no País de Gales: Castelos e Fortificações do Rei Eduardo I
– Projeto 101 Países – Persépolis: a joia preciosa do Irã
– Volto Logo – 7 Patrimônios Culturais da UNESCO para conhecer na América Latina
– Atravessar Fronteiras – Ouro Preto: perfeita aliança entre história e modernidade
– Uma Senhora Viagem – Olinda, Linda Cidade, Lindo Patrimônio
– Coordenadas do Mundo – 8 Patrimônios da Humanidade para visitar na Austrália
– Olhares pelo mundo – Cidade Histórica de Ayutthaya, Patrimônio da UNESCO a um Pulo de Bangkok
– Cantinho de Ná – Palácio de Versalhes. Patrimônio UNESCO com louvor
– Trippolis – Distrito Histórico de Quebec
– Viviendo en el México Mágico – México e a UNESCO!
– Devaneios de Biela – Fortaleza de Suomenlinna: Patrimônio Histórico em Helsinki
– De Mochila e Caneca – Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!
– Ligado em Viagem – Hierápolis-Pamukkale, lindo Patrimônio Mundial da Unesco na Turquia
– Por aí com os Pires – Foz do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu
– Apure Guria! 5 dicas para visitar o Angkor no Camboja
– E aí, Férias! – Ouro Preto, a cidade patrimônio cultural da UNESCO e ponto focal da Estrada Real
– Virando Gringa – Cidade Proibida – Patrimônio Mundial da Humanidade na China
– Tá indo pra onde? – Patrimônios da UNESCO na Alemanha
– Na dúvida, embarque – Itália: o país com mais Patrimônios da Humanidade
– Destino Mundo Afora – Cinco patrimônios mundiais da Unesco para visitar no Brasil e Estados Unidos


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

29 Comentários

  1. Nossa! Nem sabia que a Baía de Guanabara e a Praia de Copacabana faziam parte dos Patrimônios UNESCO. Genteeeee! Quantas vezes indo sem saber… haha

    Adorei o post, Deb. Muito legal ter um guia assim para saber que o nosso lindo e maravilhoso Brasil é dono de coisas que chegam a ser tão valorizadas mundo a fora. 🙂

  2. Olha aí… quando você for em Foz do Iguaçu vai dizer: realmente, é um patrimônio que deve ser respeitado e valorizado. Assim como outros lugares do Brasil que infelizmente não tem o devido cuidado por parte dos orgãos gestores. Mas o que nos resta é apreciar e valorizar!

    Abraços.

  3. Quanta coisa linda o Brasil nos reserva, pena que nem todos os locais são devidamente preservados e valorizados como deveria. Já conheci alguns patrimônios da Unesco no Brasil, tais como Conjunto da Pampulha, Parque Nacional do Iguaçu e Salvador, e posso garantir que são merecedores do título.

  4. Debora fez muito bem em falar do Brasil como um todo pois as pessoas acabam escolhendo sempre uma só cidade. Você deu um panorama geral de nosso país.Só fiquei meio tristinha pois ainda falta muita coisa pra conhecer. Bora viajar ! Beijocas

  5. Adorei seu post sobre o Brasil. Acabei vendo que existem diversos lugares que eu não conheço e sequer sabia que eram Patrimônio da UNESCO! Muito legal! 🙂
    Viajonários

  6. Preciso conhecer a Pampulha melhor, passei tão rapidinho… E ainda falta São Luiz do Maranhão, Diamantina e Goiás. Mas um dia chego lá, é tão bom ter orgulho do nosso país, seu post proporcionou isso!

  7. Seu post traz muitas curiosidades bacanas sobre os patrimônios da Unesco e o Brasil!Na realidade acho que o nosso país ainda ver ter muitos locais tombados!Parabéns!

  8. Pingback: Itália: o país com mais Patrimônios da Humanidade – Na dúvida embarque

  9. Pingback: 7 Patrimônios Culturais da Unesco na América Latina

Escreva um comentário