Dicas para viajar de ônibus pela Europa

Quem vai mochilar pela Europa, precisa de um meio de se locomover entre cidades ou países e muitas vezes o ônibus é a melhor opção. Muita gente tem preconceito com esse tipo de viagem, pois aqui no Brasil é realmente complicado viajar de ônibus. As estradas não são tão boas, as distâncias costumam ser longas, os ônibus não são tão confortáveis e muitas vezes o valor não compensa. Mas, na Europa a história é um pouco diferente. As estradas são muito boas, os valores são bons e os ônibus costumam ser bem confortáveis, alguns possuem wi-fi, tomada e outros “luxos”.

01. Vantagens: é mais prático e pode ser muito mais barato!

Apesar de ser o transporte mais lento, viajar de ônibus tem suas vantagens. O valor normalmente é menor que avião e trem e as rodoviárias costumam ficar muito bem localizadas no centro das cidades. Normalmente os aeroportos de companhias low cost ficam muito distante do centro, e aí você acaba gastando muito tempo e dinheiro para chegar até lá. Por isso, viajar de ônibus – principalmente se as distâncias forem curtas – acaba sendo muito mais prático e barato.
Quando fui para a Itália, conheci três cidades e fui de uma para a outra de ônibus, em viagens de aproximadamente 4 horas. Cada passagem custou 3 euros (sim, três euros!!). Se eu fosse de avião, a viagem duraria 1 hora, mas eu gastaria um tempão até chegar no aeroporto, teria que chegar lá com antecedência e depois gastaria mais tempo para chegar ao centro da cidade de destino. No fim, o trajeto completo não duraria menos de 4 horas e só para chegar ao aeroporto eu provavelmente gastaria mais do que paguei nas passagens de ônibus.

02. Compre com antecedência

Claro que, para conseguir uma passagem por 3 euros ou valores parecidos, é preciso comprar com antecedência. Normalmente as empresas abrem as vendas dois meses antes da viagem e quanto antes você comprar, mais barato irá comprar.

03. Onde comprar as passagens?

É possível comprar as passagens através dos sites das empresas, mas eu sempre compro e indico o aplicativo ou site GoEuro. É um site de buscas de transportes pela Europa, que mostra as passagens de várias empresas de ônibus, trem e avião e já mostra os valores e horários. Por ser mais prático, eu fazia a busca e sempre comprava por lá mesmo, e nunca tive problemas. Normalmente também é possível comprar poucas horas ou dias antes da viagem dentro da estação/rodoviária, mas talvez os preços não sejam mais tão amigáveis.

04. Passagem noturna vale a pena?

Muita gente gosta de comprar passagens noturnas para passar a noite viajando e economizar uma diária de hospedagem, mas nem sempre essa é uma boa opção. Se seu único objetivo é economizar dinheiro, tudo bem, você vai conseguir. Mas se você quer viajar a noite para aproveitar o dia na cidade, é melhor pensar duas vezes. É muito difícil e desconfortável dormir em um ônibus, então você vai acabar chegando no seu destino super cansado e não vai conseguir aproveitar o dia de verdade.

05. Atente-se às regras de bagagem

Assim como as companhias aéreas, as empresas de ônibus também possuem regras e limites de bagagens. Normalmente elas não aceitam malas que ultrapassem o tamanho ou peso máximo permitidos. Se você tiver mais malas que o permitido, terá que pagar um alto valor por elas. Uma opção, no caso de malas extras, é comprar uma passagem extra para poder levar mais uma bagagem sem ter que pagar a taxa – que muitas vezes é mais cara que a passagem.

06. Qual a melhor empresa de ônibus?

O que não faltam são opções de empresas de ônibus na Europa. Algumas empresas são bem famosas, outras eram totalmente desconhecidas para mim e foram uma bela surpresa. Como eu passei quase seis meses na Europa contando as duas viagens, eu viajei muito de ônibus, em várias empresas diferentes. Com certeza existe alguma diferença entre os ônibus, alguns são mais confortáveis que outros mas eu sempre escolhia pelo menor preço. Algumas das empresas que eu já viajei foram:

MegaBus

Eu já havia viajado de MegaBus nos Estados Unidos e viajei com a empresa várias vezes na Europa. Lembram da passagem de 3 euros na Itália? Foi com a MegaBus! Não é a empresa com os ônibus mais confortáveis, mas são ônibus bons, bem grandes e alguns possuem wi-fi. Eles possuem uma promoção na qual o primeiro passageiro a comprar a passagem paga apenas 1 euro. Eles possuem rotas em 10 países do continente europeu. Uma das partes mais legais é que o ônibus possui dois andares e os assentos ficam no segundo andar, então quem senta na frente vai vendo a vista de um super janela, é bem legal!
Super janela do MegaBus

FlixBus

Também viajei várias vezes de FlixBus e sempre foi super tranquilo. Os ônibus são bem confortáveis e alguns possuem tomada. Não é tão barato quanto o MegaBus, mas ainda assim os preços são ótimos e a qualidade é um pouco melhor. A FlixBus possui várias rotas por vários países na Europa.
 

MetroTurizm

Essa é uma empresa turca, que faz viagens apenas dentro do país e foi uma das maiores surpresas que eu tive durante a viagem. As passagens de avião de Istambul para a Capadócia estavam absurdamente caras e tinham pouquíssimas outras alternativas. Nunca tinha ouvido falar na MetroTurizm mas resolvi arriscar e foi uma das melhores viagens de ônibus que fiz. O ônibus era bem confortável, tinha televisão e fones de ouvido,  ainda tinha um “serviço de bordo” e nós ganhamos água e sorvete!!

Eurolines

Essa é uma empresa que você precisa contar com a sorte. Já peguei ônibus super confortáveis e também ônibus extremamente velhos e com bancos duros. No geral, eu não dei muita sorte com a Eurolines. Fui da Alemanha para a Sérvia com eles e foi uma das piores viagens da minha vida – não por culpa da empresa, mas o ônibus era horrível. Depois fui da Sérvia para Montenegro com eles também e foram mais de 12 horas de viagem (durante a noite!) tocando música.

PostBus

Me lembro de ter viajado somente uma vez com essa empresa e foi um dos ônibus mais confortáveis que já andei. É uma empresa alemã que possui várias rotas dentro do país.
Particularmente, eu acho que vale muito a pena viajar de ônibus pela Europa e essas são as minhas dicas! Tem alguma outra dica para compartilhar, ou outra empresa para indicar? Deixe um comentário e conta tudo pra gente! 🙂

Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

9 Comentários

  1. Obrigada pelas dicas. Estou planejando uma viagem pela Europa pela primeira vez com meu marido para setembro. Como é a nossa primeira viagem, estou tentando pegar o maior número de dicas possíveis e adorei seu blog. Lembro quando fui au pair nos EUA tive um blog também e adorava compartilhar informações e ajudar perdidas igual eu. rs

  2. adorei as dicas! não viajei de busão na Europa, mas garanto que esse ano vai rolar muuuuitas! achei muito boa essa relação de empresas, vou ficar de olho nesses nomes indicados por vc!

  3. Muito bom esse compilado com dicas de empresas para viajar de ônibus aqui na Europa. Por enquanto só viajei com a Flixbus e achei bem tranquilo. Mas era apenas umas 2h de viagem, né… Dentro da Polônia.

    Me conta, qual o máximo de horas que você já viajou de ônibus por aqui? Sempre fico com receio de pegar voos longos e ficar me sentindo mal… Ai acabo optando pelos voos low cost mesmo… Mas queria quebrar essa minha “barreira” rs

    • Débora Resende Responder

      Fui da Alemanha à Sérvia de ônibus, acredita? hahaha Era pra durar 12 horas, mas atrasou muuuuito e acabou demorando umas 17 horas (eu acho, foi tão traumático que nem lembro direito hahaha). Eu fui de ônibus porque o voo tava muito caro, mas acabei me arrependendo 🙁

  4. Pingback: Com que roupa eu vou me vestir no avião durante o voo ~ Batendo Asa

  5. Eu e uma amiga vamos passar uns 20 dias rodando apenas Alemanha. Vale mais apenas a Flixbus ou a PostBus?

    • Débora Resende Responder

      O que estiver mais barato, rs. Tivemos uma ótima experiência com as duas empresas 🙂

Escreva um comentário