comidas tipicas grecia turquia

Comidas típicas pelo mundo: Grécia e Turquia

Para mim, uma das melhores partes de viajar é poder comer várias coisas diferentes e uma das formas mais legais (e gostosas) de se conhecer um país é experimentando suas comidas típicas.

Como eu sempre fotografo as coisas diferentes que como, decidi compartilhar com vocês em uma série de posts aqui no blog. Já vou avisando que todas as fotos foram feitas sem a menor intenção de publicar, então não estão com uma qualidade tão boa.

Decidi colocar a Grécia e a Turquia em um mesmo post, pois a culinária grega tem influência turca e vice-versa. Os dois países, inclusive, possuem alguns pratos semelhantes que fazem parte da gastronomia mediterrânea (mas não se atreva a falar que os pratos são iguais!). Ah, claro que existem vários outros pratos típicos, mas aqui estão apenas os que eu experimentei.

Comidas típicas da Grécia e da Turquia

Kebab / Gyros

comidas tipicas grecia turquia

O kebab é a comida mais tradicional da Turquia. É uma carne assada em um “espeto” gigante na vertical e fatiada antes de servir, e normalmente é acompanhado de batatas fritas. Na Grécia, o “mesmo” prato é chamado de Gyros (coloquei “mesmo” entre aspas, porque para turcos e gregos é quase uma ofensa dizer que é a mesma coisa, então vamos dizer que são parecidos, rs.). Se você ver o espeto com a carne crua vai achar um tanto nojento, mas prometo que depois fica uma delícia!

Este é um prato que você encontra facilmente em vários países da Europa e até mesmo no Brasil, então dá para experimentar ou matar a saudade quando voltar de viagem.

Pães

comidas tipicas grecia turquia

Nos dois países é muito comum servirem um pão com algum molho ou manteiga enquanto você espera seu pedido. Em alguns lugares (principalmente na Grécia) também servem uma garrafa de água sem custos. Na Turquia os pães são chamados “pide” e são extremamente grandes. Eles são chamados pão folha, por que não tem miolo e normalmente chegam na mesa inflados e quentes, e à medida que vão esfriando eles vão murchando.

comidas tipicas grecia turquia

Baklava

comidas tipicas grecia turquia

Baklava é uma sobremesa muito gostosa bem comum nos dois países. É feita de massa folhada, recheada com nozes, castanha ou pistache e tem uma calda de açúcar.

Comida turca | Comidas típicas da Turquia

Lokum

comidas tipicas grecia turquia

Um doce turco muito típico e gostoso é o Lokum. Ele é feito com uma goma um pouco parecida com a nossa jujuba, alguns são recheados com “nuts” (nozes, pistache, amêndoas, etc) e cobertos com um açúcar super fininho.

Dica: se for comprar lokum em Istambul, não comprem no Grand Bazar por que é muito mais caro que nas lojinhas do centro!

Doces

comidas tipicas grecia turquia

Uma coisa que me surpreendeu bastante foi a quantidade e variedade de doces turcos. Existem várias lojas de doces espalhadas pela cidade e vários restaurantes possuem uma vitrine só de sobremesas. Essa foto acima é um exemplo de uma doceria que vende vários tipos de tortas, bombons, bomba de chocolate, folhados… É uma perdição!

comidas tipicas grecia turquia

Não faço ideia do nome do primeiro doce, mas vi ele na vitrine de vários restaurantes e fiquei louca para experimentar. São morangos com uma calda e um creme branco por dentro, mas confesso que é um pouco enjoativo. O segundo doce é um sorvete empanado e frito, que não é típico mas eu achei bem diferente. Os dois últimos são chocolates com caramelo que eu comprei no mercado e adorei!

Café turco

comidas tipicas grecia turquia

Eu amo café e conheci o café turco durante meu intercâmbio na Sérvia. Sabe aquele café que não é coado e fica a “borra” no fundo? Esse é o café turco, que, na minha opinião, é bem mais saboroso que os cafés do Brasil. Vale a pena experimentar!

Comida grega | Comida típica da Grécia

Camarão

comidas tipicas grecia turquia

Não sei se podemos dizer que o camarão é uma comida típica da Grécia, mas é bem comum por lá. Só tem um “probleminha”: os gregos comem o camarão com cabeça e rabo, então, se você pedir em um restaurante, é assim que ele será servido.

Eu não consigo comer essas partes, então decidi tirar e colocar em um prato separado, até que o dono/cozinheiro do restaurante foi perguntar se tinha algum problema com os camarões e aí eu percebi como estava sendo indelicada =(

Iogurte grego

comidas tipicas grecia turquia

Não dá pra ir na Grécia e não experimentar o verdadeiro iogurte grego, né? O mais comum é servir apenas com mel para adoçar, mas o meu preferido é com mel e frutas. Só é preciso tomar cuidado pois é um alimento bem “forte” e pode assustar um pouco seu organismo se comer em excesso.

Souvlaki

comidas tipicas grecia turquia

O souvlaki é um prato típico da Grécia, ótimo para quem quer comer algo prático e barato. Ele pode ser servido tanto em um prato com guarnições quanto em um pão pita, que foi o que eu vi mais vezes por lá. Dentro do pão vem uma carne picadinha, salada e batata frita. Eu amei!

Suco Fanta

comidas tipicas grecia turquia

Sei que isso não é uma comida típica, mas eu achei super diferente quando encontrei isso na Grécia. É uma Fanta, só que, ao invés de refrigerante, é um suco de laranja. Alguém sabe se existe isso em outros países também?

Essas são as comidas típicas da Grécia e da Turquia que eu tive a oportunidade de experimentar e gostei bastante! Qual delas te parece mais gostosa? Deixa um comentário e me conta sua opinião =)


Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

2 Comentários

Escreva um comentário