Navigation Menu

Comidas típicas pelo mundo: Grécia e Turquia

Para mim, uma das melhores partes de viajar é poder comer várias coisas diferentes e uma das formas mais legais (e gostosas) de se conhecer um país é experimentando suas comidas típicas.

Como eu sempre fotografo as coisas diferentes que como, decidi compartilhar com vocês em uma série de posts aqui no blog. Já vou avisando que todas as fotos foram feitas sem a menor intenção de publicar, então não estão com uma qualidade tão boa. 

Decidi colocar a Grécia e a Turquia em um mesmo post, pois a culinária grega tem influência turca e vice-versa. Os dois países, inclusive, possuem alguns pratos semelhantes que fazem parte da gastronomia mediterrânea (mas não se atreva a falar que os pratos são iguais!). Ah, e claro que existem vários outros pratos típicos, mas aqui estão apenas os que eu experimentei.

Kebab / Gyros
O kebab é a comida mais tradicional da Turquia. É uma carne assada em um "espeto" gigante na vertical e fatiada antes de servir, e normalmente é acompanhado de batatas fritas. Na Grécia, o "mesmo" prato é chamado de Gyros (coloquei "mesmo" entre aspas, porque para turcos e gregos é quase uma ofensa dizer que é a mesma coisa, então vamos dizer que são parecidos, rs.). Se você ver o espeto com a carne crua vai achar um tanto nojento, mas prometo que depois fica uma delícia!


Pães
Nos dois países é muito comum servirem um pão com algum molho ou manteiga enquanto você espera seu pedido. Em alguns lugares (principalmente na Grécia) também servem uma garrafa de água sem custos. Na Turquia os pães são chamados "pide" e são extremamente grandes. Eles são chamados pão folha, por que não tem miolo e normalmente chegam na mesa inflados e quentes, e a medida que vão esfriando eles vão murchando.




Baklava
Baklava é uma sobremesa muito gostosa bem comum nos dois países. É feito de massa folhada, recheado com nozes, castanha ou pistache e com uma caldinha de açúcar. 

Lokum
Outro doce turco, muito típico e gostoso é o Lokum. Ele é feito com uma goma, bem parecido com jujuba (só que mais gostoso!), alguns são recheados com "nuts" (nozes, pistache, amêndoas, etc) e coberto com um açúcar super fininho. Dica: se for comprar lokum em Istambul, não comprem no Grand Bazar por que é muito mais caro que nas lojinhas do centro e comprem apenas os que já vem embalados. Esse segundo da foto abaixo foi embalado na hora e só depois eu vi que estava cheio de formigas :( não consegui experimentar nenhum.


Doces
Uma coisa que me surpreendeu bastante foi a quantidade e variedade de doces turcos. Existem várias lojas de doces e vários restaurantes tem uma vitrine só de sobremesas. Essa foto abaixo é um exemplo de uma doceria, que vende vários tipos de tortas, bombons, bomba de chocolate, folhados... É uma perdição!


Não faço ideia do nome do primeiro doce, mas vi ele na vitrine de vários restaurantes e fiquei louca para experimentar. São morangos com uma calda e um creme branco por dentro, mas confesso que é um pouco enjoativo. O segundo doce é um sorvete empanado e frito, que não é típico mas eu achei bem diferente. E os dois últimos são chocolates com caramelo que eu comprei no mercado e adorei!

Café turco
Eu amo café e conheci o café turco durante meu intercâmbio na Sérvia. Sabe aquele café que não é coado e fica a "borra" no fundo? Esse é o café turco, que é bem mais saboroso que os cafés que eu costumo tomar no Brasil.


Camarão
Não sei se podemos dizer que o camarão é uma comida típica da Grécia, mas é bem comum por lá. Só tem um "probleminha": os gregos comem o camarão com cabeça e rabo, então se você pedir em um restaurante é assim que ele será servido. Eu não consigo comer essas partes e fui tirando todas e colocando em um prato separado, até que o dono/cozinheiro do restaurante foi perguntar se tinha algum problema com os camarões e aí eu percebi como estava sendo indelicada.


Iogurte grego
Não dá pra ir na Grécia e não experimentar o verdadeiro iogurte grego, né? O mais típico é servir apenas com mel, para adoçar, mas com frutas e mel também é bem comum. 


Souvlaki
O souvlaki é típico da Grécia, e é uma carne servida dentro de um pão com salada e batatas fritas. É uma ótima opção para quem quer economizar ou quer comer alguma coisa bem rapidinho, já que ele normalmente é vendido em lanchonetes. 

Suco Fanta
Sei que isso não é uma comida típica, mas eu achei super diferente quando encontrei isso na Grécia. É uma Fanta, só que ao invés de refrigerante é um suco de laranja. Alguém sabe se existe isso em outros países também?

ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG
Encontre os melhores hotéis através do Booking.com 
Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb 
Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016)
Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros

2 comentários:

  1. Nossa quanta coisa boa, mas o camarão com rabo e cabeça não tá valendo né, eu também tiraria, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sarah! Pra gente é difícil comer um camarão assim, né? rs

      Excluir

Obrigada pelo comentário! Clique em "Notifique-me" se quiser receber a resposta por e-mail!

Siga! @blogfoconomundo