Intercâmbio na África do Sul

O Humberto Matos tem 31 anos e fez intercâmbio na África do Sul. Ele é designer e idealizador de um projeto muito legal de arte sustentável, chamado O Lixo Vira Arte.

Quanto tempo durou seu intercâmbio? O que você foi fazer lá?

Fui para Cape Town estudar inglês durante três meses, em 2012/13. Estudei na Cape Studies, uma excelente escola localizada no bairro de Green Point. A principio eu pensava em ir para o Canadá ou Estados Unidos, porém a ICCE (agência que intermediou meu intercâmbio) que me mostrou outras alternativas de intercâmbio, como Austrália, África do do Sul, Irlanda… Escolhi a África do Sul por ser um país colonizado pelos Ingleses e Holandeses, então o inglês ensinado nas escolas é Britânico. Além disso, o clima é muito parecido com o do Brasil e o real vale 4 vezes mais que o rands, a moeda Africana.
Nós temos a impressão que os melhores países para intercâmbio são somente Canadá e Estados Unidos, porém o mundo é muito grande e cheio de surpresas e existem intercâmbios para todos os gostos e bolsos.
Qual foi a melhor e a pior parte da sua viagem?
A pior parte foi tentar me socializar no começo do intercâmbio. Eu não falava inglês muito bem, e ficava com vergonha de conversar na escola, porém depois de 2 semanas eu já estava enturmado.
A melhor parte foram as pessoas que conheci. Tive a felicidade de conviver com uma família Sul Africana muito legal e especial, os amigos que fiz de vários países e professores excelentes.
Quais as principais diferenças e semelhanças entre o Brasil e a África do Sul?
O clima é parecido, porém na praia a água é muito gelada e chega a 11 graus, ouvi dizer que a corrente vem das geleiras derretidas da Antártica. A paisagem de Cape Town é um misto de montanhas, praias e floresta. A cidade também passou por um fato histórico, o Apartheid, onde negros e brancos não podiam conviver juntos. A casa onde eu morei em Green Point ficava no alto e sempre que eu abria a janela do meu quarto eu via a Robben Island, local onde Nelson Mandela ficou preso por 28 anos. Eu, como negro que sou, fui muito feliz por ter vivido essa experiência.
Intercambio na africa
Intercambio na africa
O que tem de mais legal para um viajante conhecer e/ou fazer na cidade?
Tem muita coisa legal na cidade, mas as principais são: Table Mountain que é cartão postal da cidade; as praias belíssimas: Camps Bay, Clifton, Boulders Beach, a praia dos pinguins, Noordhoek Beach; Long Street, a rua das baladas no centro; Waterfront; Green point Stadium.
Intercambio na africa
Intercambio na africa
Tem alguma comida típica que você acha que todo mundo deveria experimentar? 
Frutos do mar de todos os tipos, são muito baratos. Cervejas e vinhos são muito bons também.
Se eu for para Cape Town, eu não posso deixar de…
Se divertir, estudar, tomar bons drinks, ir a balada e ser feliz, são tantas coisas que existem em Cape Town… O lugar é um paraíso na Terra.
Intercambio na africa
Intercambio na africa
Leia também:
Safári na África do Sul, no blog Atravessar Fronteiras

Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Escreva um comentário