8 coisas que aprendi viajando

Eu sempre digo que viajar é o melhor investimento que se pode fazer na vida. “Uma viagem é a única coisa que você compra e te deixa mais rico.” Não rico de dinheiro, mas rico de conhecimento e experiências, e isso é a única coisa que ninguém pode tirar de você. Eu aprendi mais em viagens do que em muitos anos de escola e faculdade. Minha última viagem durou 5 meses e eu aprendi muito mais durante esse tempo do que teria aprendido em 5 anos se não tivesse saído da minha zona de conforto.

 
“Quem tem boca vai a Roma”
Camisa com ícones para facilitar a comunicação
Aposto que você conhece esse ditado, apesar dele não ser exatamente assim. O fato é que, independente do idioma que você fala ou deixa de falar, quando precisar você vai conseguir se comunicar. Rola mímica, tradutor e até uma mistura de idiomas se precisar, então, não deixe de viajar por não falar inglês ou o idioma oficial de algum país. Eu passei seis semanas em um país onde nem o alfabeto era igual ao nosso e foi quando eu pude melhorar mais o meu inglês e até aprender algumas palavras novas em outras línguas.
Não precisa ter medo
Notícia ruim é o que vende mais, então quando você for pesquisar sobre algum país, provavelmente vai encontrar muita coisa sobre os defeitos e problemas daquele lugar, e quase nada sobre suas qualidades. A verdade é que nenhum lugar é perfeito ou totalmente seguro, mas no mundo existem muito mais coisas e pessoas boas do que o contrário. Claro que é preciso tomar cuidado em qualquer lugar do mundo, mas não precisa ter medo de viajar sozinho, nem de viajar para longe ou para um lugar completamente diferente.
 
Até os momentos ruins se tornam boas histórias
Se você espera fazer uma viagem perfeita, sinto te decepcionar mas isso não existe. Quanto mais longa for sua viagem, mais chances existem de acontecer problemas, imprevistos e muitos perrengues. Mas quando você volta para casa, são esses momentos que você vai compartilhar com seus amigos e morrer de rir.  Dormir no aeroporto, perder o voo, ter algum prejuízo financeiro, se hospedar em um lugar horrível… Os momentos ruins vão te trazer muito aprendizado e provavelmente serão os mais inesquecíveis.
 
Obrigada
É sempre bom aprender algumas palavras básicas no idioma local para parecer mais amigável. Olá, Bom dia, Por favor… Obrigada! Thank You! Gracias! Hvala! Danke! Merci! Grazie!

Livre-se pré-conceitos e esteriótipos

Provavelmente, tudo que você sabe sobre a cultura de países e povos que você não conhece são informações estereotipadas, criadas por filmes ou coisas do tipo. Livre-se desses conceitos pré-concebidos antes de viajar para algum lugar e garanto que você vai ter boas surpresas. Muçulmanos não são terroristas (e sim pessoas incríveis!), franceses não são fedorentos, nem todo americano ama fast food, alemães podem ser simpáticos e amigáveis, assim como nem todo brasileiro gosta de futebol ou sabe sambar, né?

 
Viva mais e tenha menos
Eu sempre fui meio consumista, até decidir viajar e começar guardar 100% do meu salário para isso. Passei seis meses comprando apenas o que era absolutamente essencial, e depois durante a viagem passei um mês apenas com uma mala de 10kg, o que não me permitia comprar nada. Claro que eu ainda amo fazer compras e de vez em quando compro coisas dispensáveis e fúteis, mas descobri que sou muito mais feliz gastando meu dinheiro com experiências do que com objetos.

Previna-se
Isso vale para qualquer momento da vida, mas principalmente quando se está longe de casa é muito importante estar sempre prevenido. Mesmo se tiver internet no celular, é bom ter um print dos mapas e anotar o número do transporte público que você vai usar. Nunca se sabe quando a internet vai parar de funcionar, né? Leve um casaco mesmo se estiver viajando no verão e roupas de banho mesmo se for inverno, tenha cópia dos seus documentos no seu e-mail, faça um seguro de viagem, leve algumas trocas de roupas na mala de mão… Pode parecer exagero em alguns casos, mas é sempre importante considerar que as coisas podem dar errado ou não serem exatamente como você imaginou, assim a chance de passar algum perrengue é menor.
 
Voltar para casa é muito bom
Apesar de viajar ser a melhor coisa da vida (pelo menos na minha opinião), voltar para casa é sempre bom! Deitar na sua cama, tomar banho no seu chuveiro, comer sua comida preferida e estar perto das pessoas que você ama…
Mas meu principal aprendizado foi sobre mim mesma. Durante as viagens eu pude me conhecer melhor, descobri que sou muito mais forte do que imaginava, sou capaz de fazer qualquer coisa que eu quiser e posso muito bem me virar sozinha. Descobri que detesto frio e que não sou tão ruim para puxar assunto quanto eu imaginava. Viajando eu descobri uma profissão que eu amo e descobri o que quero para o meu futuro. E aprendi que me tornei uma pessoa melhor depois que comecei a viajar!

Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

50 Comentários

  1. Muito se aprende viajando! Mas é como disse o maior aprensizado é o eu pessoal! O quanto nos superamos e nos surpreendemos. Viajar é a solução para todos os meus problemas!

  2. Compartilho da mesma opinião em todos os tópicos, só no último que as vezes tenho dúvida se prefiro viajar pra sempre ou voltar pra casa! hahaha É um misto de tristeza e alegria! Com certeza viajar é a melhor forma de se descobrir! Bjs

  3. Muito bom, Débora! De fato, viajar nos torna pessoas mais simples, mais tolerantes e menos preconceituosas! É o melhor investimento.

  4. Também sou dessas que ama viajar mas também amo voltar pra casa! Nada com a minha cama hahaha E a de quem tem boca vai a Roma é muito verdade, confesso que sou bem tímida mas nos meus intercâmbios tive que me virar e isso me ajudou muito! Ótimo post, Dé!

  5. Viajar é a melhor coisa!! Tô doido pra me virar só em algum canto no mundo, nem que seja usando tradutor ou fazendo mimicas. Voltar pra casa é bom, mas quando chego em casa bate depre. hahaha

  6. Nada como viajar para mudar a nossa visão de mundo! Essa pra mim é uma das melhoras coisas, voltar para casa com mais experiência e com novas perspectivas 🙂

  7. Viajo porque preciso, volto porque o dinheiro acaba. Super concordo com você! E realmente é engraçado como os perrengues na hora dão pânico, mas depois viram boas histórias. E de vez em quanto até dá saudade dos perrengues

  8. Concordo com tudooo!
    Principalmente com o item 3… Quando as coisas começam a não dar muito certo sempre tento pensar que depois que passar vou rir muito daquilo… heheheh
    Uma forma que eu uso pra não me irritar…
    Abraço

  9. Post fantástico, realmente viajar é uma das formas mais autênticas e eficientes de aprender sobre o mundo e sobre si mesmo, na minha opinião.
    Adorei!!!

  10. Tudo é verdade fora o último.. eu não sou a mais fanática de voltar pra casa, rs… gosto mesmo é de estar na estrada!

    E eu acrescentaria inglês e espanhol, que acabei aprendendo viajando mesmo 🙂

  11. Tudo verdade! Quanto a primeira "quem tem boca vai a Roma" já conversei através do celular usando um app tradutor. Eu digitava e traduzia e mostrava para outra pessoa e ela digitava na língua dela e traduzia para português e eu lia e foi uma ótima conversa, rs!

  12. Adorei o post, Débora! Incrível mesmo como são as histórias de perrengue que a gente acaba lembrando e contando mais hahhaha.
    Beijos.
    Paula Abud

  13. Ótimo aprendizado, Débora! Amei sua lista, com certeza são essas experiências e momentos que marcam nossa vida e nosso aprendizado nas viagens, são por essas e outras que viajar nso transforma de forma surreal!
    Parabéns pela bela reflexão!
    Paula Abud

  14. Debora,
    eu não podia concordar mais com essa lista!
    Viajar também vem me ensinando muito, cada vez mais (por sinal, que sonho viajar 5 meses seguidos!!!)
    Eu sempre gostei de estudar idiomas, entao pra mim é uma alegria quando aprendo uma palavra nova pra usar nas viagens. E fico tao feliz ao arriscar conversa com alguém no idioma local e ser entendido! Nada paga esse sentimento!
    Viajar também tem, principalmente, me ensinado a julgar menos e entender mais. A me livrar dos preconceitos, como você falou.
    E claro, ter menos, viajar mais leve, para viajar mais e mais longe.
    Se todo mundo começar a viajar mais e pensar assim, tenho certeza que nossa vida por aqui seria bem diferente. Viajar muda as pessoas. 🙂
    Beijos e obrigada pelo texto inspirador!

Escreva um comentário