Dicasplanejamento

Dicas para passar pela imigração em uma viagem

passaporteimigraC3A7C3A3oviagem-8
Em toda viagem internacional, ainda no aeroporto nós temos que passar pela imigração ao sair do país de origem e ao chegar ao país de destino. Na imigração é feito o controle de passaporte, a checagem de visto (caso o visto seja exigido naquele país) e é lá onde o oficial irá decidir se você entra no país ou volta pra casa. 
É claro que bate o nervosismo nessa hora, pois mesmo fazendo tudo certo nós nunca temos certeza do que irá acontecer. Na maioria dos casos é bem tranquilo passar na imigração, mas é preciso contar um pouco com a sorte, além de não dar sorte ao azar.

Para quem nunca viajou ao exterior e não tem ideia de como funciona, é mais ou menos assim: você vai descer do avião e o único caminho que você pode fazer dentro do aeroporto irá te levar até a imigração, onde ficam vários oficiais sentados em algumas cabines. Normalmente existem duas filas, uma para cidadãos daquele país e outra para estrangeiros. Assim que chegar sua vez você deve entregar seu passaporte e o cartão de desembarque (falo dele mais embaixo) ao oficial e esperar que ele te faça perguntas ou peça alguns documentos. O que ele vai perguntar ou pedir, depende de vários fatores.

O mais importante ao passar pela imigração é saber responder todas as perguntas do oficial e ter todos os documentos possíveis que provam que você não ficará ilegal no exterior. Como eu já disse, isso não é uma regra e não dá para saber o que irá acontecer, mas no geral é comum perguntarem quanto tempo você ficará no país e pedirem para que você mostre a passagem de volta e os comprovantes de reserva de hospedagem.

Quais documentos levar para a imigração?

OBS: os documentos devem estar na sua bagagem de mão, já que você só pega suas malas depois de passar pela imigração.
Passaporte e visto – caso seja necessário para entrar naquele país. Se você for para um país que não exige passaporte, leve seu RG;

Cartão de desembarque – um papel que normalmente recebemos dentro do avião e temos que preencher com algumas informações básicas da viagem;

Documentos obrigatórios – alguns países exigem determinados documentos, como comprovante de vacinação, por exemplo;

Passagem de volta para seu país – em alguns países isso é obrigatório (em outros não, mas é sempre importante ter);

Comprovante de reserva de hospedagem – assim que reservar sua hospedagem (independente de qual for) imprima o comprovante, de forma que mostre seu nome, o nome do local, endereço e data de hospedagem;

Carta convite – caso você vá se hospedar na casa de um amigo peça para que ele envie uma carta junto com a cópia dos documentos dele. Existem vários modelos de carta convite na internet;

Seguro viagem – alguns países exigem o seguro durante todo o período que você estiver viajando, então leve a apólice e a tabela que detalha tudo que o seguro cobre.

Comprovante financeiro – caso você esteja levando dinheiro em espécie ou VTM leve o documento da casa de câmbio que comprova quanto você trocou ou carregou no cartão. Se estiver levando cartão de crédito, leve um extrato da sua conta bancária provando que você tem dinheiro suficiente para pagar as suas despesas. Se outra pessoa for pagar sua viagem, leve o extrato bancário dessa pessoa. Leve todos os documentos que possam comprovar que você terá condições de se sustentar durante a viagem, mesmo se acontecer algum imprevisto.

Vínculos com o Brasil (ou seu país de residência) – Se você estuda, trabalha ou tem algum bem no seu nome no Brasil, leve um documento comprovando. Isso indica que você tem motivos para voltar para casa e não ficará ilegal naquele país.

Qualquer outro documento que comprove que você não ficará ilegal no país, que voltará para sua casa, que tem condições de bancar toda a sua viagem e que tem um teto durante todo o período que estiver viajando.

Quais perguntas podem ser feitas pelo oficial da imigração?

Existem uma infinidade de perguntas que podem ser feitas, mas são perguntas que você com certeza saberá responder. São perguntas que não tem resposta certa ou errada, você tem que responder apenas a verdade, um fato sobre sua vida ou sua viagem. Responda com firmeza e passe confiança para o oficial. NÃO MINTA em hipótese alguma. Nesse post eu contei algumas perguntas que me fizeram na Inglaterra. 

As perguntas mais comuns são:
– Qual o objetivo da sua viagem? (turismo, estudo, trabalho?)
– Quanto tempo você ficará no país? (responda o tempo exato ou diga a data que você vai embora)
– O que você faz no Brasil? (estuda o que? trabalha com o que?)
– Quem está pagando sua viagem? 
– Quanto dinheiro você tem para a viagem?

Dicas passar pela imigração

– Leve o máximo de documentos possíveis, mesmo os que achar que não são tão necessários.
– Se você não fala a língua do país, nem inglês, leve uma carta explicando que você não fala o idioma e detalhando toda a sua viagem, com data de chegada e partida, nome do seu hotel e número dos seus documentos. Entregue essa carta ao oficial junto com o passaporte e deixe a vista os outros documentos, para que ele te peça se necessário.
– É proibido usar o celular e principalmente fotografar ou filmar a imigração.
– Se você for fazer conexão em algum outro país, procure saber se você terá que passar pela imigração no país de conexão e quais documentos esse país exige. 
– Fale sempre a verdade!

O mais importante é ficar tranquilo, ter todos os documentos para apresentar ao oficial e saber responder com confiança e clareza a todas as perguntas. Espero que as dicas sejam úteis!

ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG

Encontre os melhores hotéis através do Booking.com 
Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb 
Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016)
Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros

0
Débora Resende
Débora Resende

Débora, 22 anos, apaixonada por viagens e fotografia. Quanto mais eu viajo, mais eu quero viajar. Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu me apaixono por ele…

1 Comment

Leave a Comment