Navigation Menu

7 dicas para economizar com hospedagem

Hospedagem normalmente é um dos maiores gastos de uma viagem, além de ser um dos itens mais importantes. Mas, para a sorte dos mochileiros de plantão, hoje existem vários tipos de hospedagem baratas e até gratuitas. Claro que não adianta você querer ficar em um hotel de luxo sem pagar muito por isso, mas é possível economizar bastante sem abrir mão do conforto.

4 formas de viajar pelo mundo sem pagar hospedagem

Hotel baratinho em Koh Samui, na Tailândia. Foto cedida por: Luiza Metzker

1. Hotel não é o único tipo de hospedagem.

Além dos hotéis, existem outros tipos de hospedagem que costumam ser mais baratos. Você pode se hospedar em um hostel (existem quartos compartilhados e privativos), pousadas (bed and breakfast no exterior), alugar um apartamento/casa ou apenas um quarto na casa de alguém. Além disso, existem algumas maneiras de se hospedar sem pagar nada, mas isso é assunto para um próximo post.

2. Um mesmo hotel pode ter quartos semelhantes por valores diferentes.

Por exemplo, um quarto com banheiro compartilhado é mais barato que o mesmo quarto com banheiro privativo. Eu nunca tive problemas com banheiros compartilhados e acho que é uma economia que vale muito a pena. Outras comodidades também podem deixar o quarto mais barato, como ventilador ao invés de ar condicionado, por exemplo.

3. Reserve com o máximo de antecedência possível.

Os melhores locais, com os melhores preços, são sempre os que esgotam mais rápido. E os que não se esgotam, vão aumentando o preço com o tempo. É muito comum ver duas pessoas no mesmo hotel, nas mesmas datas, que pagaram valores diferentes por que uma reservou com antecedência e a outra não.

4. Analise o custo X benefício.

As vezes você quer economizar muito e escolhe uma hospedagem que acaba estragando sua viagem. Por exemplo, um quarto compartilhado com 4 pessoas é um pouco mais caro que outro compartilhado com 12, mas ao mesmo tempo ele é muito mais tranquilo e confortável, então vale a pena pagar um pouco a mais. Também é importante ver se o local é limpo, bem localizado, entre outras coisas.

Hostel/camping que me hospedei em Santorini por menos de 10 euros/dia

5. Pague mais caro por um hotel bem localizado.

Sei que a intenção aqui é economizar com hospedagem, mas não adianta ficar em um hotel baratinho que fique longe de tudo que você quer conhecer na cidade. Além do tempo que você vai perder se locomovendo, você irá gastar com transporte público, táxi ou aluguel de carro. Pague um pouco a mais por um hotel perto atrações de seu interesse, que te permita conhecer a cidade a pé e economizar tempo e dinheiro com transporte.


6. Pesquise muito e veja a avaliação de pessoas que já se hospedaram naquele lugar.

Nunca reserve o primeiro hotel que você encontrar. Pesquise muito em vários sites diferentes até encontrar um local que seja do jeitinho que você quer. Depois veja a avaliação dos hóspedes para ter certeza que a descrição condiz com a realidade do hotel. Um site que eu sempre uso para isso é o TripAdvisor. É só você buscar o nome do hotel e você vai encontrar uma página com notas, fotos que os hospedes tiraram e vários comentários. Eu já escapei de muito hotel ruim graças ao TripAdvisor e eu recomendo que você sempre faça uma visita lá antes de reservar um hotel em qualquer site.

7. Faça a reserva em sites confiáveis.

Existem diversos sites em que você pode fazer a reserva online, mas nem todos são tão confiáveis. O ideal, para não ter problemas, é utilizar um site que você já conhece ou que alguém já usou e te indicou.  Eu vou indicar alguns que conheço, mas os que eu sempre uso e sei que são confiáveis são o Booking e o Airbnb. Os outros também são bem famosos e muito utilizados, mas eu nunca tive experiência com eles.

Booking.com
O Booking é um dos sites de reserva de hotéis mais famosos do mundo. Lá você encontra hospedagem no mundo inteiro, em hotel, hostel e até mesmo apartamentos. O legal desse site é que você faz a busca e pode ordenar os resultados por preços, então ele vai te mostrar primeiro as opções mais baratas.

Além disso, ele mostra a nota do local de acordo com as notas dos antigos hospedes, tem um mapa para você ver a localização, várias fotos e também mostra todas as informações de serviços oferecidos pelo hotel, horário de check-in e check-out, etc. O que eu mais gosto no Booking é que algumas reservas podem ser canceladas sem custo, então é ótimo caso você não tenha certeza se vai viajar ou caso você encontre outro lugar melhor é só cancelar o primeiro. Se você fizer a busca e reserva de um hotel através da caixinha na barra lateral do blog, ou clicando nesse link, o blog irá ganhar uma comissão pela sua reserva e você não pagará nada a mais por isso. É uma forma de apoiar o meu trabalho :)

Airbnb
Fazendo seu cadastro no Airbnb através desse link você ganha 20 dólares de desconto na sua primeira reserva (e eu também!)

Outro site que eu gosto muito e que tem crescido bastante no Brasil é o Airbnb. Nesse site você não vai encontrar nenhum tipo de hotel ou hostel. No airbnb, você pode alugar casas, apartamentos ou quartos em qualquer lugar do mundo. É a melhor opção para quem viaja em grupos grandes, mas também é ótimo para casais e famílias, pois existem casas e apartamentos de todos os tamanhos e muitas vezes é mais barato que um hotel.

Se você está viajando sozinho ou em dupla e quer economizar bastante, você pode alugar um quarto na casa de alguém. O mais importante ao alugar um local no Airbnb é verificar os comentários de pessoas que já se hospedaram naquele local. Através desses comentários você vai avaliar se o local é bom e se o anunciante é confiável. Eu nunca arriscaria alugar um local que nunca foi alugado antes e que não tem nenhum comentário. Uma grande vantagem de alugar um local no Airbnb é que normalmente você pode usar a cozinha e economizar com restaurante e muitas vezes o local tem máquina de lavar roupa, o que é ótimo para os mochileiros. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou por boleto bancário.

Decolar.com
Se você é brasileiro, com certeza você já ouviu falar do Decolar. Eu já reservei dois hotéis através desse site e deu tudo certo, mas já ouvi histórias de pessoas que reservaram e tiveram problemas, então cabe a você decidir se confia ou não. O principal ponto positivo do Decolar é que, como é um site brasileiro, você pode dividir o pagamento no cartão de crédito.

Existem vários outros sites que funcionam basicamente da mesma forma. Você faz a busca, vê as fotos, os comentários, os serviços oferecidos pelo hotel, etc. Alguns bem famosos são:
Hostelworld.com - você encontrará apenas Hostel
Hoteis.com
Alugue temporada - Bem semelhante ao Airbnb

Se você conhece e recomenda outro site para buscar hospedagem, deixa o nome dele nos comentários para ajudar os próximos leitores :)



ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG
Encontre os melhores hotéis através do Booking.com 
Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb 
Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016)
Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros

Um comentário:

Siga! @blogfoconomundo