Navigation Menu

Voando de balão na Capadócia

Depois daquela novela da Globo que se passava na Turquia, a Capadócia se tornou ainda mais popular entre os brasileiros. Eu passei uma semana na Turquia e confesso que um dos principais motivos para visitar o país foi a chance de voar de balão na Capadócia. Voar de balão era um grande sonho e estava em todas as minhas listinhas de "coisas para se fazer", e foi uma das melhores experiências da minha vida.


Capadócia: como chegar e onde se hospedar?

Se quiserem indicação de um hotel ótimo, eu fiquei no Hotel Matianasos, em Goreme. Ele é bem novinho, bem localizado e tem um café da manhã bem gostoso. Eu paguei super baratinho por que acho que fui uma das primeiras hóspedes do hotel.

Muita gente acha que a Capadócia é uma cidade, mas na verdade é uma região há 700 km de Istanbul, habitada há milhares de anos, que abrange algumas cidades, sendo as principais: Goreme e Nevsehir. Normalmente, essas são as duas cidades que os turistas escolhem para se hospedar. 

Eu fui para a Capadócia de ônibus, pela empresa Metro turizm, saindo de Istanbul, em uma viagem que durou mais ou menos 10 horas. Chegamos lá de manhã cedinho e fomos direto para o hotel, tomamos café da manhã e descansamos um pouco. Nesse dia, acabamos não fazendo nada demais. Apenas demos uma volta para ver um pouquinho da cidade, que é super pequenininha e não tem muita coisa para fazer. 

Voo de balão: como reservar e quanto custa?

Logo que chegamos, vimos vários folhetos de empresas de vôo de balão na recepção do hotel. Escolhemos uma das empresas e pedimos a recepcionista para reservar para o dia seguinte. A empresa que escolhemos não tinha vagas para o dia seguinte, então ela ligou para uma outra e conseguimos vaga. A empresa que fomos se chama Ballon Turca, o vôo foi super tranquilo e seguro, mas achei a empresa um pouco desorganizada e ao longo do post vocês vão entender o motivo. Nós pagamos 140 euros por pessoa, mas à vista o valor era 130. E a maioria das empresas tem valores variando entre 130 e 160 euros, para o vôo mais simples. É bem caro, mas vale cada centavo!


Então, fizemos a reserva e estava combinado que a empresa nos buscaria no hotel às 4:50h da manhã. Pontualmente eles nos buscaram no hotel e nos levaram para a sede da empresa, nos ofereceram um café da manhã simples e ficamos esperando lá por um tempinho, até chegar todo mundo que iria voar com a gente. De lá, nos dividiram em três vans e nos levaram para o local onde o balão estava.

Só que, pelo que eu entendi, os motoristas não sabiam onde o balão estava. Nós ficamos uns 15 minutos dando volta pela área onde os balões ficam e nada do nosso. Nessa hora eu fiquei tensa, achando que a gente não tinha um balão e que ia dar tudo errado, mas no fim encontramos.

Acontece que quando chegamos lá, o dia já estava clareando e já tinham alguns balões no céu e o nosso ainda estava vazio. Esperamos um tempinho até que preparassem tudo e finalmente entramos. A cesta do balão é dividida em cinco partes: uma no meio para o piloto e quatro partes onde cabiam até quatro pessoas. O piloto nos deu uma breve orientação do que tínhamos que fazer quando o balão fosse pousar e então o balão começou a subir.


Foi mais ou menos uma hora de voo e foi uma sensação muito incrível! É impossível explicar aqui o que eu senti naquele momento. A paisagem era maravilhosa, aquele monte de balões coloridos no céu era apaixonante. Nós chegamos há uma altura de 1 km, mas em alguns momentos voamos bem baixinho. Eu me senti tão tranquila, tão em paz, estava muito encantada com tudo que estava vendo. Eu me senti em um filme e custei a acreditar que eu realmente estava ali.


Um hora depois, infelizmente, o voo acabou. Eles tem uma tradição que depois de todo voo, todo mundo se junta e faz um brinde com champagne. Além disso, todos nós ganhamos um certificado de voo assinado pelo piloto. Aí eles tentaram nos vender algumas fotos e um vídeo que foi feito durante todo o voo e isso foi outra coisa que me incomodou um pouco. Pelo que pesquisei, essa é uma das únicas empresas que pendura uma gopro no balão para tentar vender as fotos depois. Não acho que isso seja um problema, mas essa gopro atrapalhou muito as minhas fotos, pois ela ficava bem no meio da minha visão.


Depois do brinde eles nos levaram de volta ao hotel, e aí já eram mais ou menos 8 horas da manhã. Tomamos café da manhã de verdade e fomos dormir mais um pouco. De tarde fomos conhecer o museu a céu aberto de Goreme que, pessoalmente, achei meio sem graça. Depois ficamos enrolando um pouquinho no hotel, até que nosso transfer chegou para nos levar para o aeroporto de Nevsehir. Pegamos um voo para Istanbul e de lá fomos embora da Turquia. Foi uma viagem maravilhosa, e em breve terá um post sobre Istanbul!


Foi a experiência mais incrível, maravilhosa e inesquecível da minha vida!! Se tiver a oportunidade de voar também, não deixe passar. Vale muito a pena!


ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG
Encontre os melhores hotéis através do Booking.com 
Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb 
Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016)
Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros

20 comentários:

  1. A paisagem é incrível né?
    Mas tenho muito medo :( quem sabe um dia.
    Valeu a indicação! Deve ser muito lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso! Pode ir tranquila, é alto mas é tão suave que nem dá pra sentir medo, rs

      Excluir
  2. Uau que show! Deve ser muito incrível mesmo poder ver tudo lá de cima, e que paisagens mais lindas! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia que deve ser! Eu morro de vontade de voar de balão! Suas fotos ficaram incríveis!
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. AS fotos são incríveis! Deve ser lindo ver tudo do alto. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Uauuuuu, que delícia poder viajar assim como vc! Quantas coisas para ver e contar e guardar de lembrança! Que paisagem linda, que momento único poder voar de balão nessas paisagens maravilhosas!Curti demais!
    http://www.byvany.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajar é uma delícia mesmo e as lembranças ficam pra sempre <3

      Excluir
  6. Fiquei encantada com suas fotos, e acho que me assustaria também se chegasse lá e o motorista ficasse rodando sem achar nosso balão. rzs..
    Lindas imagens e amei saber um pouquinho mais da Capadócia.
    bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Deu um medinho, mas no fim deu tudo certo rs

      Excluir
  7. Deve ser mesmo uma delícia!
    Morro de vontade de conhecer a Turquia, deve ser maravilhosa...
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca andei nesses balões, e acho que ia ter medo de andar, as fotos estão muito bonitas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. OK, o que eu aprendi com esse post:
    1) Capadócia não é uma cidade (eu, super informada)
    2) Preciso fazer uma viagem de balão na minha vida!!!!!!
    3) Preciso economizar muito para realizar esse sonho hahah
    Post lindo, Dé! Fiquei apaixonada pelas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA eu só descobri que Capadócia não é uma cidade quando comecei a planejar a viagem! Economize mesmo, pq vale super a pena <3

      Excluir
  10. Que visual Débora! Fiquei babando aqui ao ver as fotos... Realmente voar em um balão é uma experiência única. E com uma paisagem dessas... Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paisagem é ainda mil vezes mais linda do que parece nas fotos <3

      Excluir

Siga! @blogfoconomundo