Navigation Menu

Intercâmbio de 1 mês para estudar inglês, vale a pena?

Há dois anos atrás eu estava nos Estados Unidos, fazendo meu primeiro intercâmbio. Eu fui estudar inglês por 4 semanas e as perguntas que eu mais ouvi depois que voltei foram: "Vale a pena ficar só um mês? Deu para aprender alguma coisa?" A minha resposta é: um intercâmbio sempre vale a pena, independente da duração e o tanto de inglês que você vai aprender só depende de você. Vou escrever esse post falando sobre inglês, por que é a língua que eu estudei, mas você pode substituir pelo idioma que quiser estudar.

É óbvio que você não vai voltar para casa fluente depois de estudar inglês por 4 semanas, a menos que você já tenha um nível de inglês muito bom. Mas, com certeza, o seu nível vai melhorar muito mais em 4 semanas estudando fora do que em 6 meses estudando no Brasil. Claro que, se você puder ficar mais tempo, fique! Quanto mais tempo melhor, mais você vai aprender e mais experiências incríveis você vai viver. Mas muita gente só pode ficar 1 mês por que é o tempo que consegue pagar ou até mesmo por que é o único tempo disponível no ano. Se esse é o seu caso, fique 4 semanas e se dedique muito aos estudos!

Philadelphia/EUA (Philly para os íntimos <3)


Eu nunca fiz cursinho no Brasil, tudo que eu aprendi foi na escola (mas na época eu odiava inglês com todas as forças), em algumas aulas particulares e estudando sozinha. Eu conseguia ler e falar um pouco, mas era péssima para entender as pessoas falando. Quando você chega na escola de idioma no exterior, você faz um teste para definir seu nível e vai para uma turma onde todo mundo tem o mesmo nível que você. Eu fiquei no Low intermediate, que é um nível entre o básico e o intermediário. Tenho certeza que se eu tivesse feito outro teste no meu último dia de aula eu teria subido pelo menos dois níveis (mas ainda não chegaria ao avançado).

Na minha primeira semana nos Estados Unidos eu não conseguia conversar com minha host family, não conseguia ir em nenhuma loja sozinha, nem pedir um lanche no fast food. Além da dificuldade para entender, eu tinha muita vergonha de falar alguma coisa errada. Na última semana eu já batia papo com a host family e até pedia para tirar a cebola do meu sanduíche no fast food. Além de ter aprendido muito, eu percebi que não tinha problema nenhum se eu falasse alguma coisa errada, as pessoas me entenderiam mesmo assim.

Mas por que 4 semanas estudando no exterior valem mais que 6 meses (ou até 1 ano) estudando no Brasil? Por que no exterior você vai estar 24 horas por dia em contato com o idioma, em casa, na escola, na rua, na TV, em todo lugar. Além disso você vai estudar no mínimo 20 horas por semana, enquanto no Brasil o normal dos cursinhos são 2 horas por semana. Você vai ter contato com pessoas do mundo inteiro, com vários sotaques diferentes e isso vai fazer com que você tenha mais facilidade em entender qualquer pessoa. Além disso você vai conhecer pessoas nativas que falam inglês desde sempre e vai aprender gírias e expressões mais normais, por que sinceramente, ninguém fala inglês do jeito que a gente aprende aqui no Brasil.

Lembro da primeira vez que fui conversar com meu "irmão" americano, ele me perguntou "How are you?" e eu respondi "I'm fine, thank you! How are you?". É isso que a gente aprende na primeira aula de inglês, não é? Ele me olhou com uma cara estranha como se eu tivesse falando outra língua e respondeu "I'm good!" e depois eu percebi que todo mundo responde assim e não da forma que a gente aprende aqui.

PIOR FOTO DA HISTÓRIA! Vivendo um pouquinho da cultura do país de intercâmbio.
Enfim, vale a pena sim fazer um intercâmbio de 1 mês! Além de melhorar o idioma, você vai conhecer lugares lindos, pessoas incríveis e vai viver muitas experiências diferentes! No meu intercâmbio eu conheci muita gente da Arábia Saudita, aprendi muito sobre a cultura deles e a religião mulçumana e perdi muitos preconceitos que eu tinha. Além disso eu assisti um jogo de basquete ao vivo, vi a neve pela primeira vez e vivi muita coisa legal que só o intercâmbio me permitiria viver.

Se quiser ver mais dois posts com mais detalhes sobre meu intercâmbio, clique aqui e aqui também!


ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG
Encontre os melhores hotéis através do Booking.com 
Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb 
Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016)
Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros

0 comentários:

Siga! @blogfoconomundo