Navigation Menu

O que os gringos sabem sobre o Brasil?

Se você já viajou para o exterior, você já deve ter percebido que os estrangeiros amam o Brasil muito mais que os próprios brasileiros. Só que ninguém conhece muita coisa sobre o nosso país, além de futebol e Rio de Janeiro. E os que insistem que conhecem o país, tem algumas informações bem equivocadas.

Não os julgo por isso, pois nós também não conhecemos quase nada de outros países, mas acho engraçado como eles gostam tanto de um país que eles conhecem tão pouco. Depois de dois intercâmbios e algumas viagens internacionais, eu conheci bastante gente do mundo inteiro e passei por umas situações bem engraçadas (outras nem tanto) e achei legal compartilhar com vocês um pouco da visão que os estrangeiros que tanto nos amam, tem sobre o Brasil.

Foto: Heuler Andrey / Mowa Press

"Você é brasileira? Então por que você é branca?" Durante meu intercâmbio em Belgrado, eu e minhas amigas fomos passar um final de semana em Montenegro e ouvimos essa pergunta duas vezes, de uma montenegrina e um nigeriano! E não foi fácil convencê-los que existem pessoas brancas no Brasil. Nessa mesma viagem, sempre que falávamos que somos brasileiras as pessoas ficavam surpresas e admiradas, como se fossemos seres maravilhosos de outro planeta.

Sorvete de graça, graças à seleção brasileira. Um belo e quente dia em Belgrado, minha amiga resolveu comprar um sorvete e então o dono da sorveteria perguntou de onde nós éramos. E aí ele disse na maior felicidade do mundo: "Brasil? Vocês sabem que nós ganhamos de vocês no futebol, né? Tomem um sorvete de graça por que eu quero comemorar" 

Sequestradores de gringos. Essa história é da minha amiga que estava conversando com um tunisiano sobre viagens e ele começou a falar que estava pensando em ir no Brasil, mas desistiu depois que ele leu que todos os turistas são sequestrados e mortos quando vão no Brasil, e que durante a copa do mundo nós matamos mais de 500 mil estrangeiros. Ela conseguiu convencê-lo de que isso é mentira? Não!

"Todo brasileiro surfa, gosta de futebol e fuma maconha!" Sim, segundo o mesmo amigo da história anterior, TODOS os brasileiros tem que surfar e gostar de futebol. TO-DOS! 

"Belo Horizonte? É perto do Rio de Janeiro?"
 "É sim, bem perto. Umas 6 horas de carro". 
"6 horas? Are you crazy? Isso é muito longe!"
Já tive esse diálogo algumas vezes e ninguém consegue entender como viajamos 6 horas de carro e achamos isso perto. Aí temos que explicar que o Brasil é gigante, quase do tamanho da Europa inteira e por isso temos que viajar horas e horas para chegar em outros estados. "Mas de avião é menos de uma hora."

"Você já está acostumada com o calor, certo? No Brasil é mais quente que aqui" Estava fazendo em média 38 graus durante o tempo que eu estava em Belgrado e ninguém acreditava que eu estava passando mal de calor, por que eles tinham certeza que no Brasil faz bem mais de 38 graus o ano inteiro.

Essa situação aconteceu várias vezes, em alguns países diferentes. "Brasil? SAMBA! (gringos fazem uma dancinha engraçada) Você conhece o Neymar?" Pelo menos aqui na Europa, todo mundo conhece e AMA o Neymar.

Durante meu primeiro intercâmbio, nos Estados Unidos, minha "host mother" perguntou se tinha algo que eu sempre comia no Brasil e queria comer lá. Eu disse que estava com vontade de comer arroz e feijão e alguns dias depois ela fez pra mim. Claro que não era igual o nosso arroz e feijão, mas estava bem gostoso. Então, ela perguntou se a gente comia isso sempre no Brasil, e eu disse que sim, todos os dias no almoço e no jantar. Ela achou super bizarro, me olhou com uma cara de espanto e a única coisa que ela conseguiu dizer foi "POR QUE?"

Além disso, muitas vezes estava em alguma loja ou restaurante conversando com meu namorado e algumas pessoas nos entendiam e começavam a conversar com a gente em espanhol. Eu sei que eles fazem isso na melhor das intenções, mas é engraçado pois eles realmente acham que falamos espanhol, ou então acham que falamos brasileiro.


ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG
Encontre os melhores hotéis através do Booking.com 
Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb 
Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016)
Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros

2 comentários:

  1. Olha.. nem vou defender essa questão de estudar geografia e história, num mundo com smartphone, internet e google, acho bizarro as pessoas serem desinformadas... Já passei por perguntas idiotas em minhas viagens e faço questão de chocar mais ainda para tocar o terror! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tanta tecnologia e tão pouco conhecimento! hahah Ainda mais o Brasil, um país desse tamanho é impossível não ser visto no mapa. E ainda tem gente que pergunta "onde fica o Brasil?"
      Obrigada pela comentário :*

      Excluir

Obrigada pelo comentário! Clique em "Notifique-me" se quiser receber a resposta por e-mail!

Siga! @blogfoconomundo