imigração em Londres

A temida imigração em Londres: como foram minhas duas experiências

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Inglaterra como turistas e podem permanecer até 180 dias ali. Mas isso não significa que qualquer pessoa consiga entrar no país, já que isso é decidido na hora da imigração. Para quem não sabe, funciona assim: sempre que você vai fazer uma viagem internacional, é preciso passar pela imigração ao chegar ao seu destino, e lá o oficial vai decidir se você pode ou não entrar no país. E a imigração em Londres é conhecida por ser uma das mais rigorosas do mundo!

Em alguns países é bem tranquilo e a gente passa na imigração só por questão de controle mesmo, mas alguns outros são um pouco mais exigentes e checam toda a sua vida para garantir que não há chances de ficar ilegal por lá.

Eu já fui pra Londres duas vezes e foram as duas vezes em que tive mais dificuldades na imigração. E olha que eu entrei na Inglaterra saindo de um país da Europa — o que, teoricamente, é mais fácil.

Resolvi fazer esse post para compartilhar minha experiência e para vocês terem uma ideia de como é, para aprenderem com meus erros e se prepararem bem antes de ir.

Minhas experiências na imigração em Londres

Primeira vez: fiz tudo errado!

Minha primeira vez na Inglaterra, fui visitar meu namorado na Alemanha e depois fizemos uma viagem pela Bélgica, França e, por último, Inglaterra (depois voltaríamos para a Alemanha). Nesse caso nem fizemos a imigração em Londres, já que estávamos indo de ônibus. Quando é assim, a imigração é feita na fronteira entre os países.

Eu já tinha ido da Alemanha para a Bélgica e de lá para a França e, nesses casos, não é preciso passar pela imigração — já que esses países fazem parte do Tratado Schengen. Eu sabia que para entrar na Inglaterra eu teria que passar, mas imaginei que fosse só para fazer controle de passaporte mesmo, pois eu já estava na Europa.

Doce ilusão! Foi a primeira (e única) vez que fiquei realmente com medo de ser barrada na imigração.

Chegamos lá, todo mundo desceu do ônibus e foi para a fila, e eu fui atrás, claro. Chegou minha vez, entreguei meu passaporte para o oficial e ele perguntou “cadê seu “landing card”?” e eu não fazia ideia do que era isso.

• Landing card (ou cartão de desembarque) é um questionário que quem não é cidadão europeu precisa preencher e entregar ao oficial junto com seu passaporte. Ele sempre fica em uma mesinha que você verá antes de passar na fila, então não se esqueça de pegar um e preencher.

Depois de preencher meu landing card, voltei para a fila e tive que esperar novamente. Voltei com o mesmo oficial e ele começou a fazer várias perguntas. Na época meu inglês não era muito bom e, como eu estava muito nervosa, tive que pedir pra ele repetir todas as perguntas.

Basicamente ele me perguntou:

• quantos dias eu iria ficar;
  • onde e com quem eu iria ficar;
  • o que eu fazia no Brasil;
  • para onde eu iria voltar depois que saísse de lá.

Eu disse que iria voltar para a Alemanha e ele pediu para ver a minha passagem de volta. Mas. como disse, eu achei que passaria pela imigração só por controle de passaporte e achei que não precisaria de nenhum documento. Minha passagem estava dentro da minha mala, que estava dentro do bagageiro do ônibus.

Eu expliquei isso para o oficial e ele me disse “vai lá buscar que eu quero ver”. Achei que ele não tivesse entendido direito e expliquei novamente: “moço, tá dentro da minha mala, dentro do bagageiro do ônibus”. Mas ele tinha entendido sim, e ele queria ver minha passagem de volta.

Nessa hora, todo mundo já tinha passado e voltado para o ônibus. Dentro da imigração só estávamos eu, meu namorado tentando me ajudar e o motorista do ônibus P* da vida porque eu estava atrasando a viagem. Nós saímos pra pegar a mala e eu conseguia ver até a fumacinha saindo da cabeça do motorista, de tanta raiva que ele estava de mim. E eu estava em pânico!

Por sorte, minha mala foi a última a ser colocada no bagageiro, e assim que ele abriu a porta ela já caiu no chão. Sim, ela praticamente pulou do bagageiro para mim. Peguei a passagem e corri de volta para o oficial, que me deu um SORRISO e disse “ok, era só isso que eu queria!” Então ele carimbou meu passaporte e nós seguimos viagem.

• Sabia que o seguro viagem para Europa é obrigatório? Entenda tudo sobre isso e saiba quais são os melhores planos com os melhores preços!

Interrogatório no aeroporto

Ok, não foi um interrogatório. Mas eu achei que as perguntas não acabariam nunca!

Para contextualizar: essa viagem aconteceu cerca de um ano depois da anterior, no comecinho de novembro. Eu estava na Europa desde julho (tinha feito um intercâmbio na Sérvia, um mochilão e depois fui para a Alemanha — onde meu namorado estava morando — e fiquei lá até o comecinho de dezembro, quando voltei para o Brasil).

Na minha segunda viagem para Londres eu estava sozinha e, graças à minha experiência anterior, fui super preparada. Levei todos os documentos possíveis e imagináveis, e o que a oficial me pediu? NADA!

Mas em compensação, ela fez muitas e muitas perguntas.

• Ela perguntou se eu estava sozinha;
  • se eu tinha amigos na cidade;
  • qual o objetivo da minha viagem;
  • por que eu estava viajando sozinha;

Então ela foi lendo meu landing card e foi confirmando as informações: quantos dias eu iria ficar, onde era o endereço que eu tinha anotado lá (era o Airbnb que eu tinha reservado).

• Depois perguntou quem estava pagando minha viagem;
  • qual a profissão dessa pessoa;
  • quanto tempo eu havia ficado na Alemanha antes de ir para lá;
  • para onde eu iria quando saísse da Inglaterra;
  • quando eu iria voltar para o Brasil;
  • o que eu fazia no Brasil;
  • por que eu estava viajando ha tanto tempo (estava há uns 4 meses na Europa);
  • perguntou se todas as passagens e hospedagens das próximas viagens já estavam pagas;
  • quanto de dinheiro eu tinha;

Tenho certeza que ela fez mais algumas perguntas, mas não consigo me lembrar. Eu respondi tudo direitinho e ela me liberou sem pedir para ver nenhum documento.

Vocês perceberam que minhas duas experiências na imigração em Londres foram completamente diferentes uma da outra? E a sua pode ser completamente diferente das minhas! O importante é levar todos os documentos possíveis e saber direitinho todos os detalhes da sua viagem.

Não é para vocês se fixarem nas perguntas que eu coloquei aqui, porque o oficial pode te perguntar coisas completamente diferentes. As perguntas e os documentos pedidos vão depender muito de você, da sua viagem, do seu histórico, do humor e paciência do oficial e do tanto que ele foi com a sua cara.

Não existe um padrão de como vai ser sua passagem pela imigração. Você tem que ficar tranquilo e saber responder todas as perguntas que forem feitas, além de ter todos os documentos provando que você vai voltar para casa, que tem onde ficar, que tem dinheiro para se manter durante a viagem e que tem vínculos com o seu país de origem.

Como sempre, gosto de compartilhar alguns links de outros blogs. A Mayara Sousa do blog Call me May, infelizmente foi barrada recentemente quando tentou entrar na Inglaterra. Se quiserem ver o post dela e o que aconteceu, clique aqui!

Espero que esse post não tenha assustado vocês e que ajude de alguma forma quando forem entrar em um dos meus países preferidos! Se você já foi para a Inglaterra, deixa um comentário contando como foi a sua experiência para contribuir com o post 🙂 E se você está indo, depois volta aqui e me conta também!

Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!